Olá pessoal do 4x4 Brasil!

Meu sonho supremo sempre foi ter o meu 4x4 e recentemente realizei este sonho adquirindo um tracker 2006/2007.

Estou com a viatuara a 3 meses, está toda original, a conservação do antigo dono não foi das melhores, mas mesmo assim estou apaixonado pelo carro!
Como primeiro veículo 4x4 eu sempre pensei em pegar um samurai ou bandeirantes, porém, eu uso o carro no dia a dia porque não tenho condições de possuir dois veículos, por isso o GV/Tracker me pareceu a opção mais adequada. Minha pretenção fora de estrada com ele é para utilização em expedições, e para tal, pretendo deixá-lo o mais robusto/preparado possível para encarar eventuais obstáculos. Pretendo atingir este propósito bem devagar devido à restrições financeira$$$ (além da aquisição da viatura, que não foi em um momento muito oportuno, vou casar dentro de um mês e não para dinheiro no bolso de jeito nenhum!!!

Bem, vamos agora às informações de utilidade pública. Enquanto aguardo disponibilidade de $$$ para iniciar as modificações, estou pesquisando muito, muito mesmo! É claro que já suguei toda a informação dos tópicos do André Souza (http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...a-trilhas.html (Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas)), do LFC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...a-trilhas.html (Mais um Tracker para trilhas)) e do Elever (http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...a-trilhas.html (Projeto - Tracker 2009 para Trilhas)), que são as principais referências aqui no fórum.
Quanto às modificações, a primeira coisa que vem à mente são pneus maiores e, para tanto, será necessário lift de suspensão e carroceria, já que penso em 265/75/16.
Então, o foco inicial será em lift!
Para o lift da carroceria pensei logo em 3" e estou cogitando a aquisição do kit da GPARTS BR (:: GPARTSBR Customs & Monster Trucks ::), porém 1650,00 pratas é meio salgado. A vantagem desse kit é que é totalmente plug and play. Além dos calços, estão incluídos nele todos os ítens necesários, como prolongadores das alavancas, da cruzeta da direção e adaptadores para reposicionamento do parachoque e radiador. Caro, porém parece ideal. A outra opção seria adquirir um kit mais barato onde só vem os calços e correr atás das outras coisas necessárias aqui na minha cidade.
Para o lift da suspensão obtive algumas informações interessantes.
Neste primeiro momento, o lift de suspensão seria o mais viável porque os kits são bem em conta. Só que tem o problema do ângulo de trabalho dos ariculadores da direção e das homocinéticas.
Para o rebaixamento do diferencial, tinha pensado em uma solução alternativa à troca dos suportes ou à modificação dos mesmos através de solda. Qual não foi a minha surpresa quando hoje eu achei na internet exatamente a mesma coisa que tinha imaginado!!! Segue o link:
Suzuki 4x4 Pelotas: Invenção interessante
Ainda sobre o lift da suspensão, anteriormente neste mesmo blog, havia obtido esta interessante informação sobre o desgaste das bandejas quando as mesma são submetidas ao lift.
Suzuki 4x4 Pelotas: Editorial Cuidados que devemos ter com LIFT de SUSPENSÃO by Mairon
Imagino que a solução para sanar este problema seja o rebaixamento da fixação das bandejas. Como fazer isso? Pode-se imaginar o que fazer, mas não dá pra saber com certeza. No tópico do Elever, ele chega comentar que em sua tracker o seu mecânico mudou o local de fixação das bandejas, porém ele não soube informar como isso foi feito.
Agora eu gostaria da opinião dos colegas sobre uma idéia que tive. O rebaixamento da fixação das bandejas alterando o mínimo possível as características do carro, ou seja, sem solda. Pensei no seguinte: cada uma das bandejas se fixa em dois pontos, a parte de trás é fixada no chassi e a parte da frente é fixada na travessa da suspensão, mesmo lugar onde fica presa a caixa de direção e o radiador. Então, que tal rebaixar toda a travessa da suspensão através de claços???? Procurei muito e não encontrei nada sobre isso. Também não entrei em contato com algum mecânico para ver se é viável. Mesmo assim a idéia parece promissora. Rebaixando a travessa, a caixa de direção vem junto, e vai trabalhar no mesmo ângulo que o original. O pessoal pode achar controverso porque o vão livre iria continuar o mesmo na direção da travessa, porém o mesmo já iria acontecer devido ao rebaixamento do diferencial.
O maior obstáculo a meu ver seria a fixação da parte de trás da bandeja (na foto 1 a fixação da parte de trás da bandeja no chassi). Porém, pensei em fazer um outro buraco na direção do original, duas polegadas abaixo (foto 2), assim ficaria compatível com um calço de 2" na suspensão. Acho que o maior problema é saber se a fixação ficaria comprometida, visto que o buraco feito firará bem próximo a borda. Na minha opinião, acho que ficaria bem resistente porque a borda do local possui duas abas voltadas para fora.
Então, amigos, qual é a opinião de vocês?