Fala Vinicius, vou sair no dia 21 também. Pretendo sair de São Paulo por volta das 5h da manhã e pernoitar em Montes Claros... no domingo sigo pra Leçois-BA.
Abraços,
Versão Imprimível
Ok! Imprevistos acontecem.
De qualquer forma confirmo a minha saída de Brasília para a Chapada dos Veadeiros na segunda, dia 16/07. É que vou ficar em Brasília no sábado e domingo.
Júlio, se confirmar a saída antes e der para encontrarmos no caminho, manda um mp.
Depois posto o meu roteiro para aqueles que coinciderem as datas.
Abs pessoal!
...Continuando o relato, que pode servir para os que farão a chapada diamantina na ida.
Dia 7/7 deixamos Rio de Contas/BA, rodamos 40 km por asfalto até Jussiapê e dali iniciamos uma bela estrada de chão de 29 km atravessando a Serra Branca até Capão da Volta (em 2ª e 3ª marcha nos 20 km iniciais), depois mais 18 km de chão (maior parte com lama) até o asfalto. A BA142 até Mucugê e Andaraí está em excelente estado. Na região prevalece o cerrado e descortina-se uma esplendorosa paisagem digna de filmagem. Pernoitamos em Andaraí.
Domingo 8/7 partimos de Andaraí, iniciando uma estrada de terra de 28 km que nos levaria para Lençóis. A intenção era economizar 105 km de asfalto e curtir um arriscado off-road. “É muito perigoso, não vão por lá” – vaticinavam os locais. Mas fomos, sim. Quase que chegamos... Era um caminho no meio do mato para um veículo só, atravessando o chamado ‘Pantanal da Chapada’, com galhos arranhando as laterais e o teto da ranger, mas sem estragos. Após 4 km em 1ª e 2ª marcha chegamos até o primeiro obstáculo, o Rio Garapa, uns 120 metros de água com fundo de areia. Passamos na 2ª reduzida. Foi emocionante! Viu, como esse pessoal é medroso? – falei alto e orgulhosamente. A alegria durou mais 5,5 km quando chegamos no belo rio Roncador. O rio caía formando uma cachoeira e abrindo-se em dois braços, deixando uma ilha de areia no meio, de acumulação. Não deu para encarar. A água atingia 1,3 m. de profundidade, com um fundo arenoso mole e em alguns locais com rochas de até 50 cm de diâmetro, dispersas ao azar. Tivemos que voltar tuuudo de novo, e pegar os 105 km de asfalto (BA142 + BR242) até Lençóis. Essa estrada já não é tão boa, é um pouco irregular mas sem buraqueiras.
Sejam precavidos, a natureza manda, e nós, vis mortais, obedecemos. Não forcem a barra, o importante é chegar e curtir!
Um abraço a todos.
Lençóis: cidadinha com hotelaria cara para o que oferece, > 130 reais por casal com um par de opções mais baratas em acomodações mal conservadas. A infra-estrutura é boa para quem opta pelas agencias de turismo, que abundam por lá. Para a maioria das atrações não há necessidade de contratar guia (R$ 80), mas as melhores opções ficam entre 30 e 70 km. fora da cidade (grutas e morro do Pai Inacio). Evite comer em restaurante com muitas moscas, vai passar mal!
Partimos da cidade dia 10/7 após do almoço em direção a Juazeiro: BR242 sentido leste, Rui Barbosa (BA130), Macajuba, Baixa Grande, Mairi, Capim Grosso, Senhor de Bonfim...
OBS: o asfalto de Macajuba até Baixa Grande está muito esburacado (28 km) e com trechos em obra, depois até Mairi é transitável (30 km). De Capim Grosso em adiante pela BR407 está bom. Em todos esses percursos o tráfego é mínimo e dá para desenvolver bem.
Ai vai uma foto para facilitar a identificação.
Anexo 358634
Geralmente eu uso o canal 16, que é mais usado entre os jeepeiros, mas se preferir o 20, pode ser.
To indo no sábado, dia 14, saindo do Rio.
Abçs,
Julio César
pessoal,
ano passado (novembro) fui até Cumuruxatiba e peguei muita chuva por lá...
este ano a idéia inicial era voltar, porem no mês de outubro.
venho acompanhando este tópico e pergunto aos que melhor conhecem a região
tenho um filho de 4 anos, moro em SBC para uma viagem desta eu deixaria de visitar muitos atrativos (deviso a longas caminhadas) ou consigo chegar perto na maioria dos lugares com um veiculo 4x4.
é possível andar sem guia por lá, apenas utilizar de um bom GPS com mapas do projeto tracksource.
no aguardo e desde já que todos tenham uma ótima viagem.
abraço
Mathias
hilux CD 4x4 "Miuda"