Válvula EGR
Ainda sobre a CSS de hoje: procurei saber um pouco mais sobre os constantes relatos sobre problemas com a válvula EGR.
Segundo o pessoal da oficina e um representande da SSY que estava por lá, isolar-se a válvula é atitude condenável, embora muito comum em Brasília e Goiania. Ainda segundo eles, no longo prazo, o motor sofrerá sérias avarias por carbonização em ...... (alguma parte de que não consigo me recordar o nome). Me disseram que não fazem isto e que já receberam carros com problemas e com a válvula isolada.
Ponto interessante : comprei meu carro exatamente em Brasília e lá mesmo soube que a válvula já havia sido isolada pelo proprietário anterior. Sem eu falar sobre isto, o mecânico que cuidou hoje do carro me disse que havia passado o scanner e que havia o registro de um problema na EGR; que a desmontou e fez uma limpeza.
E aí ficou o mistério :
1) como passou o scanner se haviam me dito que os dois estavam com problemas ?
2) como desmontou a válvula para limpar e me disse que ela não estava isolada, se eu vim de Brasília com esta informação ?
Como me disseram que o piloto-automático havia sido reparado e ao testa-lo não funcionou, acabei ficando com esta desconfiança ? Abriaram mesmo a EGR para limpesa ? Ou será que me enganaram em Brasília ? Agora, só mandando abrir a válvula para conferir.
De qualquer forma, me disseram que, ocorrendo um problema de travamento da válvula, aberta ou fechada, é seguir até um ponto de atendimento (mecânico), mandar abri-la (3 parafusos), fazer a limpeza e descarbonização da válvula, voltar a instalá-la e seguir viagem.
É isto ....
Abç,
mg