
Postado originalmente por
Troller-a-vista
de batente a batente ou de centro batente??
creio que seja centro batente.
de qqr forma, o que importa nao eh nem qtos giros dao nem o tamanho do volante.
o volante pode ser de qqr tamanho, to tamanho de um limao ou do tamanho do pneu de um onibus, isso soh ira influenciar na forca utilizada pra roda-lo, mas como a direcao hidraulica hj anula completamente essa desmultiplicacao de forcas, tanto faz, as diferencas seriam (em termos de peso) quase nulas. Se fosse direcao sem assistencia ai o bicho pega (fica pesado).
de batente a batente/ centro batente, isso pode ser uma complicacao dependendo da engrenagem ser desmultiplicada ou nao, trocando em miudo, da pra vc girar pouco o volante e conseguir virar muito o carro desde que a engenharia calcular bem isso, do memso modo que se for calculado para muitas voltas, o carro tende a virar pouco tb.
+- assim: na kombi (modelos antigos nao dirigi a nova), tinhamos que comecar a girar o volante na metade do quarteirao ehehhe pq nao tinha uma multiplicacao boa, ja um kart por exemplo se gira 270 graus e o carrinho quase dobra em si mesmo, isso é feito pelo sistema lá embaixo e nao pelo volante.
em linhas gerais (bem gerais, pensando a grosso modo ok?), carros confortaveis, familiares, tem mais voltas de batente a batente, pois isso deixa o carro menos nervoso em pista, o motorista se sente mais confortavel nao precisa ficar corrigindo toda hora. em carros mais esportivos e pqnos, é justamente o contrario, a agilidade toma conta e qqr minimo movimento faz o carro se mexer pros lados, deixando ele bem mais arisco e claro, ágil. em compensacao 3 horas de direcao deixam o cabra exausto.
isso claro em linhas gerais, nada que a tecnologia e o $$ nao resolvam, por exemplo, um bentley consegue ser "agil", arisco, confortavel, suave e nervoso ao mesmo tempo... mas ai a gente entra no time dos carros custosos , deixando em linhas gerais (digamos, pros meros mortai$) é por ai.