Opa, como assim? abre o modulador e coloca um filtro de motor?? como?
Teria como ilustrar com um video como faz esse procedimento após colocar wd?
Versão Imprimível
Oi, ONeOne,
No caso do modulador, desconfio que a qualidade do produto fornecido pelo importador estaria aquém do necessário, pois 14k km e’ muito pouco para durar uma peça dessas, ainda mais quando a que veio no carro suportou 84k km!!! Deve ser de 5ª. Linha ! Ou,quiça’, ate adaptada de outro veiculo, vinda de outra marca de veiculos...agora, o posicionamento dela(peça), bem próxima ao coletor e sujeita ao calor dai’ advindo, e’ de se ficar pensando...sera’ que a fabrica não previu este tipo de falha motivada pelo calor ? E claro, se acelerarmos bastante, colocarmos muito giro no motor, vai subir bem a temperatura por ai’naquela região do motor (e não costumo forçar o motor em giros elevados, longe disso, basta dizer que aos 98k km ainda disponho do jogo original-o que veio no carro- de pastilhas de freio, justamente por andar meio ‘manso’, e apesar de morar em uma região de serras). No caso do Rex, pelo diferente posicionamento da tal peça, a sua durabilidade e’ muito maior, apesar de ser motor maior e com potência mais elevada ...
Diesel (aditivado ou não) : ao comprar o Kyron, a loja avisou-me para somente usar o comum! Logo de cara desobedeci, começando a utilizar o aditivado. Porque ? Tive uma G Sportage TD 2001 por 8 anos e meio(~193k km) e nunca tive problemas de bicos ‘mijando’, segundo o mecânico que me deu assistência ao carro durante o período, comparativamente as outras Spt que usavam o comum(este causava intervenções frequentes nos bicos, pois a sujeira do próprio combustível ia para os bicos). Meu irmão teve duas F-1000 4x4 e nas duas, a partir do momento em que usou o aditivado, nunca mais se preocupou com bicos/bomba injetora, embora fazendo boas quilometragens anuais. Ressaltando que os motores desses veículos pertencem a uma outra geração mais antiga, que aceitava qualquer coisa ! Os novos, tipos Euro X ou Y, são mais delicados, não aceitando qualquer combustivel, e se isso desobedecido, em troca, retribuirão com problemas no sistema de alimentação. O meu irmão passou das F-1000 para as Hilux 4x4 e sempre manteve a mesma rotina, abastecendo com diesel aditivado. Em algumas situações, durante as revisões, era-lhe relatado que precisava usar o diesel comum e que deveria ‘fazer’ os bicos, mas numa situação, um mecânico revelou que a sua Hilux estava sendo uma coisa rara, uma vez que a maioria das outras tinham contratempos com bicos injetando mal (o que leva a troca($$) de bicos) enquanto essa estava sempre em ordem !
Dito isto, sigo esta politica/rotina preventiva, procurando ficar o mais longe possível de oficinas, pois quando a gente começa a ficar muito amigo de um mecânico, esta’ na hora de trocar de carro !
Estou quase começando a me preocupar a respeito, com o meu Kyron, em especial por não ter muita opção em assistência para a marca/peças confiáveis (14k km no modulador de controle do turbo=isso e’1 piada)....E o preço para a substituição, então? Se a cada 14k km vou pagar R$ 1.430,00 por uma peça não confiável + a mão de obra ...
Troca do filtro de diesel(somente um deles)...esta e’ uma politica bem errada e nada preventiva, que pode levar a danos mais sérios mais adiante, quiça’ algo pensado maquiavelicamente ...(isto e’, pensando ($$) no retorno do veiculo para conserto)...
Oi, Cesar,
Se a EGR foi feita para causar menor poluição ao meio ambiente, não serei eu a poluir, embora possa a vir pagar a conta, mas e’ uma boa informação a perda do piloto automático ao se bloquear a EGR. Como tenho em meu carro, não quero perde-lo(e ele não esta’ funcionando convenientemente, no momento, mas vou levar em uma loja, aqui da cidade, que podera’, talvez, fazer uma verificação do pq a velocidade configurada no piloto não esta’ sendo mantida, ao contrario, ela vai caindo = acho que e’ a falta de uso(aqui nessas estradas de serra não da’ para deixar o carro no piloto automático), então pode muito bem ser que a falta de uso tenha contribuído para a perda da configuração inicial, la’ atrás efetuada, ainda em 2010...e se isso não der certo, precisarei ir aonde instalei isso, la’ em Porto Alegre).
Quanto ao modulador, também desconfio tratar-se de um produto de baixa qualidade o encontrado por aqui(para durar somente 14k km, quando o original trabalhou por 84k km), mas a tua informação sobre a solução definitiva me deixa boquiaberto, pois aparentemente, o defeito seria assim gerado por sujeira, ao passo que o meca disse-me ser o calor o responsável pelos danos/inoperância da peça...
E Cesar, estas sendo um poço de conhecimento sobre o carro. Gratos pela dicas.
Quanto a questão de oleo, pelo que me informei tem um modelo de oleo para o cambio 5 e outro para o 6
No manual diz que as SY usam oleo sintetico 5w30, sinceramente acho que deve servir na europa mas em um pais tropical esse oleo não da. Eu uso mineral 15w40 e troco a risca a cada 5kkm.
Quando fazia revisão na finada Daisul SY de Porto Alegre, eles não sabiam falar qual oleo era, só diziam que chegava em um galão.
Opa , coloquei as fotos do modulador aberto, não tem segredo, só retirar a tampa e fazer um furo da espessura da mangueira.
Depois vou colocar uma foto do meu.
Existem 4 câmbios em nossos carros.
Câmbio manual de 5 marchas algumas Actyon suv e sports
Btr 4 marchas Actyon suv diesel ( óleo correto Castrol tq 95 não acha em lugar nenhum, importei ravenol btr 95
DSI 6 marchas AS e Actyon suv gasolina ( óleo correto Fuchs Titan 3292)
MB 5 marchas Kyron e Rexton ( óleos corretos febi 29449 Fuchs 4134)
Maioria dos carros está com óleo de câmbio desatualizado ou tipo dexron.
Cuidado com mercado livre. Fuja de produtos baratos. Modulador não estraga com calor, até porque é só uma válvula que suga ar, portanto o defeito é sujeira e entupimento.
Fertag, também não sou adepto a ir contra o meio ambiente, mas de alguma forma está sujeira vai voltar a ele e eu planto muitas árvores pra compensar. Rsrsrs.
Quanto ao piloto, existe como bloquear a egr e mantê-lo.
Óleo 5w40 é pra Europa e é oleo de motor.
Câmbio é outra especificação.
Porque houve atualização do óleo pra uso no Brasil e as css não colocaram o correto nas revisões, que além de a troca ser feita de forma errada, usaram óleo não especificado.