Vou responder aqui a dúvida do one e esclarecer sobre óleo de cambio.
A maioria dos ATF ( automatic transmission fluid) óleo de cambio automatico vão fazer o teu carro andar, porém a durabilidade do cambio e as trocas de marchas não serão como usando um óleo especificado.
O funcionamento perfeito do cambio automático depende de fatores no fluido que determinam como o cambio deve se comportar, já que 50% do funcionamento dele advém do fluido.
Ex. a viscosidade, fluidez, aditivos que evitam formação de espuma durante o movimento do fluido dentro do cambio entre outros diversos fatores, por isso que óleo de cambio deve ser o especificado e homologado pela montadora.
Vocês dois em especial são felizardos por terem em seus carros cambios execlentes, o MB 722.6 apesar de antigo, é um cambio que suporta puxar um caminhão e deve ser tratado com carinho porque não vai quebrar nunca.
As css colocam dex6 porque é barato custa em média 30 reais o litro e os donos dessas css ou oficinas não estão nem ai ou sequer sabem pra que serve o óleo ou como funciona um cambio automático.
O óleo correto custa em torno de 80 a 90 reais.
Além do problema do óleo, vem outro maior ou igual que é o da forma como essa troca é feita.
Ninguém consegue da forma usual, drenando o óleo do cambio, trocar ele 100%, existe dentro do cambio uma peça chamada de conversor de torque que é quem faz a transferencia da ação do motor para o cambio e assim fazendo o carro andar (basicamente falando) e drenando o óleo pelo carter do cambio ficam dentro do conversor pelo menos 3 litros que não tem como retirar.
A troca de óleo do cambio dos carros é algo muito simples apesar de muita gente, até mecanicos acharem coisa de outro mundo, eu mesmo fiz a troca do meu através de uma técnica que nós eu e alguns amigos desenvolvemos.
Consiste basicamente em drenar o óleo pelo carter, remover o carter, remover o filtro que também deve ser trocado, fazer a limpeza do carter e do imã que fica nele pra reter partículas e depois num vaso transparente desses de agua mineral com 10 litros de oleo você coloca uma mangueira do vaso até a entrada do filtro que vc removeu, dai é só funcionar o carro e mudar todas as marchas para que o óleo novo expulse todo o velho, inclusive o que fica no conversor.
O carro deve estar com as rodas taseiras livres para as mudanças das marchas, eu fiz com meu carro no chão porque não tinha elevacar aqui fácil, mas o idela é que se use um elevacar.
Desta forma o óleo novo circula por todo o sistema fazendo a lavagem completa.
depois é só repor o filtro novo, colocar o carter no lugar e completar o óleo.
Uma troca bem feita gasta em torno de 15 litros.
Esse procedimento não dura mais que 15 minutos.
A troca do óleo em sí não dura nem 2 porque o cambio suga o óleo muito rápido.
Vou colocar o vídeo do meu pra vocês terem uma idéia.
Troca óleo cambio actyon SUV - YouTube