Esse diagrama é do x-trail, supostamente o mesmo sistema do Duster.
Segundo ele, em AUTO e velocidade constante, 5% do torque é transferido pra o eixo traseiro.
E mesmo em 2WD a tração é eventualmente transferida pra o eixo traseiro.
Vocês acham que faz sentido? Digo, condiz com a sua percepção do funcionamento?
Também li por aí, não lembro aonde acho que num fórum da Inglaterra que o Duster em AUTO parte em 4wd e se não for necessário ele passa pra só as dianteiras, ao contrário do CRV por exemplo.
Quase comprei um XTRAIL a uns 5 anos atrás, só não fiz negócio porque o seguro era carissimo... o sistema realmente parece ser o mesmo inclusive o botão de acionamento é igual e fica na mesma posição...
Ótima contribuição esse post...
Abraços...
DUSTER TECH ROAD II 4WD VERDE AMAZÔNIA
EX: S10 FLEX LT CD BRANCA
Quanto ao diferencial traseiro, se você levantar o carro você verá que está escrito Nissan e Renault na peça, igual esse do video russo. Um teste eficiente seria esse de levantar o carro, desconectar o o plug do diferencial e colocar o multímetro e ver se ele manda sinal quando ligar o carro e acelerar, porém acho perigoso. Mas o video mostra como testar se o diferencial está funcionando. Aos 40 segundos do video você verá o codigo da peça.
Olá pessoal. Uma pergunta. Nunca tive carro flex antes, este, segundo o antigo proprietário, nunca tinha visto álcool, só gas. Completei com álcool antes de uma viagem de +- 250km. O carro ficou bom só não gostei muito da demora pra pegar de manhã. Depois, com o tanque quase já quase vazio, completei com gas. Tomei o cuidado de rodar pelo menos uns 10km depois de completar. Agora, com gasolina o carro permanece demorando a pegar de manhã.
Será que o motor não reconheceu o combustível? Existe algo a fazer a respeito? Li que se desconectar a bateria, unir os rabichos, faria reset na injeção e o carro reconheceria o combustível. Li também que isso é lenda...
Olá pessoal. Uma pergunta. Nunca tive carro flex antes, este, segundo o antigo proprietário, nunca tinha visto álcool, só gas. Completei com álcool antes de uma viagem de +- 250km. O carro ficou bom só não gostei muito da demora pra pegar de manhã. Depois, com o tanque quase já quase vazio, completei com gas. Tomei o cuidado de rodar pelo menos uns 10km depois de completar. Agora, com gasolina o carro permanece demorando a pegar de manhã.
Será que o motor não reconheceu o combustível? Existe algo a fazer a respeito? Li que se desconectar a bateria, unir os rabichos, faria reset na injeção e o carro reconheceria o combustível. Li também que isso é lenda...
Alguém tem alguma experiência neste sentido?
Obrigado.
abs
O meu está so com Etanol, dorme "no tempo", sem cobertura, e saio pelas 6 da manha, pega bem, demora mais para esquentar, mas não engasga, so aumenta a rotação. Confere gasolina no tanquinho flex. Depois olhas as velas, bobinas.
O meu está so com Etanol, dorme "no tempo", sem cobertura, e saio pelas 6 da manha, pega bem, demora mais para esquentar, mas não engasga, so aumenta a rotação. Confere gasolina no tanquinho flex. Depois olhas as velas, bobinas.
Olá Galeraço. Obrigado pelas dicas. O tanquinho está cheio. Vou conferir o resto. Depois que pega tudo vai bem, marcha lenta estável, desempenho normal. É só pra pegar que está demorando um pouco.
Só pra deixar registrado. O funcionamento normalizou sozinho. Talvez tenha sido mesmo uma demora pra reconhecer o combustível novo.
Quanto ao diferencial traseiro, tenho pesquisado bastante, principalmente nos fóruns russo (lá tem o Duster com motor igual o nosso F4R, 4wd) e eles tem muita tradição em veículos 4x4, como no vídeo abaixo, fazendo manutenção no terreiro,,,rsrsr,,, o cara é bom, fazendo no chão mesmo. Lembrando que esse diferencial tem duas partes, a que tem a embreagem eletromagnética e a segunda (comum) como as engrenagens. Lá eles trocam óleo do diferencial, da parte traseira (aqui, nem a as concessionárias tem informação), quanto a parte da embreagem do diferencial, há um discussão se é seca ou se óleo da traseira passa para frente. https://static.baza.farpost.ru/v/1425209131342_bulletin https://static.baza.farpost.ru/v/1425209131342_bulletin
Não entendi nada do vídeo.. Prá mim , ele tá falando russo. Brincadeiras a parte, realmente ela tem tradição com 4x4, haja vista o Niva, pois as estradas da Rússia não são de trânsito fácil, sem contar quando tem neve e junta neve com estrada de terra. Aí o carro tem que ser valente mesmo. Abs
Quase comprei um XTRAIL a uns 5 anos atrás, só não fiz negócio porque o seguro era carissimo... o sistema realmente parece ser o mesmo inclusive o botão de acionamento é igual e fica na mesma posição...
Ótima contribuição esse post...
Abraços...
Valeu Rmdamiani.
Já não tenho dúvidas que o sistema é o mesmo, mas como parte grande do sistema é software, imagino que a programação possa ser diferente.
Sigo pesquisando pois ainda não sei se uso em geral em 2WD ou AUTO. :P
Sei que essa questão já foi muito discutida. Aliás até mesmo antes do DUSTER existir. Em fóruns de x-trail, vi várias vezes esta questão. E eles tinham esse esquema da tabelinha divulgado pela montadora... Há relatos da tração traseira sendo acionada quando em 2WD, inclusive de maneira a interferir na direção, alterando a trajetória do carro, um efeito negativo no caso. Tem até um cara que defende que o 2WD deveria se chamar AUTO e o AUTO deveria ser permanente, já que o sistema pode atuar em 2WD e quando em AUTO 5% da tração está sempre nas traseiras... Até faz sentido. Mas veja aí um exemplo de uma característica facilmente alterável pela programação...
De qualquer modo a parte dos 5% me parece fazer sentido.
Primeiro pela percepção, de várias pessoas e minha também de que há uma mudança nítida de comportamento do carro em 2WD ou AUTO. Já vi até gente reclamando que em AUTO o carro fica amarrado, ruim. Outros preferem o "amarrado" interpretando o mesmo como mais controle e estabilidade. Realmente em 2WD sinto o carro mais "soltinho". Não sei ainda o que eu prefiro :P tenho o carro a pouco tempo.
Depois, estes 5% "permanentes" explicariam a diferença entre o desgaste dos pneus entre os dois modos, relatada/contestada neste fórum.
E, inevitavelmente, isto também geraria necessariamente desgaste em todas as peças do sistema, que estariam sendo usadas todo o tempo. Ao contrário do que notei ser a opinião predominante.
Já a informação de que o carro, em AUTO, sempre parte com tração nas 4 e se "perceber" que não há necessidade muda pra 2wd, não bate muito com a minha percepção. Eu acho, vou prestar atenção nisso. Mas talvez sejam coisas que acontecem em uma escala de tempo e espaço muito pequena, tipo milésimos de segundos e milímetros.
Acho um absurdo a renault não divulgar mais informações sobre o sistema. Tudo bem que eu estou meio obsessivo com esse assunto he he, mas é que eu prefiro saber como a máquina funciona. Cheguei a escrever pro SAC e recebi um resposta do tipo: "sua opinião é muito importante para nós, todas as informações estão no manual, se ainda tiver dúvida procure um consultor técnica em uma css." O que duvido vá ajudar muito...
Pra terminar um vídeo que achei dos Dusters no "moose test". Nosso 4x4 se saiu bem
tradução das frases que aparecem no vídeo:
O Duster 4x4 levanta uma roda traseira, mas permanece no chão.
No t4x2as duas rodas internas levantam. O ESP poderia evitar tal comportamento.
Outros preferem o "amarrado" interpretando o mesmo como mais controle e estabilidade. Realmente em 2WD sinto o carro mais "soltinho". .
Eu sempre uso os 03 modos, na maioria das vezes, uso 2WD na cidade, acho mais leve, fica menos jipe. Na estrada sempre uso 4WD, estradas de Minas, com muitas curvas, principalmente 381 para BH, o carro comporta melhor, não canta pneu nas curvas. Agora quando vou pra roça, estrada com muita terra e poeira solta, prefiro 4x4lock, aí fica travado, até parece um jipe, fica bom. Gosto muito desta versatilidade do Duster na tração, melhor do que a maiorias das pick-ups.