x
Convex Datacenter

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de ajmacedo
    Entrada
    13/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    108
    Agradecimentos: 2

    Engate Duster




    Olá, Galeraco2017, bom dia!

    Este ano estou querendo colocar um engate no Duster-4WD, já perguntei aqui no fórum (sem resposta) qual modelo usavam. No seu caso vc colocou qual?

    Li no manual do Duster (2013/14) que a capacidade de tração (de reboque com freio) é acima de 1.500kg queria saber se vc se deparou com essa dúvida qdo escolheu seu engate e se encontrou no mercado algum com essa capacidade.

    Obrigado



    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Boa noite

    ...Agora quando estou carregado com a carretinha (entre 500/700 kg), coloco no 4x4 e vai tranquilo, tanto para subir ou descer.---
    .
    Aluísio
    Duster 4WD TechRoadII (2014/Prata)
    Niva JáDisse (1995/Grená)

  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    Olá, Galeraco2017, bom dia!

    Este ano estou querendo colocar um engate no Duster-4WD, já perguntei aqui no fórum (sem resposta) qual modelo usavam. No seu caso vc colocou qual?

    Li no manual do Duster (2013/14) que a capacidade de tração (de reboque com freio) é acima de 1.500kg queria saber se vc se deparou com essa dúvida qdo escolheu seu engate e se encontrou no mercado algum com essa capacidade.

    Obrigado
    Boa tarde

    O meu é desta marca aqui, tenho usado muito, há três anos, sempre subindo e descendo serra (de verdade, quando estou descendo coloco 3ª e o carro vai a 80km/h e 100km/h se deixar).

    Enforth - Engates para veiculos de todas as marcas e modelos em Caxias do Sul

    Não fura o carro....parafusos bem robustos,,,, tem os locais de colocar na longarina. Chato de instalar, pois fica justinho. Ele é de duas partes. Só fiz reaperto nos parafusos uma vez. Vou tirar umas fotos.

    Segredo do reboque (carretinha equilibrada, bem produzida) e divisão da carga. Tem que dirigir levando em conta o reboque, principalmente se não tiver freio (este pra mim é o maior problema acima de 800kg PBT). Não passo de 80 km quando estou carregado.





    Já puxei muito com o clio 1.0 (no plano/cidade e na BR), carro vai bem. A maioria dos carros francês seja 1.0/1.4/1.6.... tem no manual que podem puxar de 800 a 1.000kg.

    Sempre uso opção de tração no modo AUTO, dificilmente uso o 4x4, mesmo subindo as rampas da minha chácara. Agora no 2wd é muito ruim, depois que voce tem AUTO/4wd.

  • #3
    Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    Olá, Galeraco2017, bom dia!

    Este ano estou querendo colocar um engate no Duster-4WD, já perguntei aqui no fórum (sem resposta) qual modelo usavam. No seu caso vc colocou qual?

    Li no manual do Duster (2013/14) que a capacidade de tração (de reboque com freio) é acima de 1.500kg queria saber se vc se deparou com essa dúvida qdo escolheu seu engate e se encontrou no mercado algum com essa capacidade.

    Obrigado
    Meu carro é 4x4. Uso um engate da marca DHF, muito conhecida no mercado, específico para o Duster 4x4. Compre um engate de marca comprovada e com selo do Inmetro. Nada de oficinas particulares. Preste atenção na diferenciação do modelo. Se o seu Duster é 4x2, compre 4x2 e se for 4x4 compre 4x4. O mercado está infestado de marcas ruins e oferecendo engates universais. Não caia nessa. Pague mais caro pois a segurança não tem preço.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    Meu carro é 4x4. Uso um engate da marca DHF, muito conhecida no mercado, específico para o Duster 4x4. Compre um engate de marca comprovada e com selo do Inmetro. Nada de oficinas particulares. Preste atenção na diferenciação do modelo. Se o seu Duster é 4x2, compre 4x2 e se for 4x4 compre 4x4. O mercado está infestado de marcas ruins e oferecendo engates universais. Não caia nessa. Pague mais caro pois a segurança não tem preço.

    Boa noite. Esse da Enforth é de marca boa, já usei em outros carros. Tem selo do Inmetro e teste de 03 anos (uso de 02 a 03 vezes por semana, só carregando material de construção. Muito bem construído e os pontos de fixação no lugar correto. Outra coisa, ele é em duas partes, fica bem justinho no carro.

    Segue manual do Engate Enforth Duster 4x4. Olhe as especificações do parafusos e porcas (M12 e M10...)

    Enforth Duster 4x4.pdf


    Não adianta ter engate bom e se a carreta/reboque for ruim (sem equilíbrio, cambão curto, desalinhada) e conforme os vídeos que postei, se não colocar a carga bem dividida.

    Outra dica: Com a carreta carregada no máximo (500/600 até 800 kg) você tem que conseguir levantar sozinho o cambão da carreta e colocar no engate, que na maioria dos casos, não suportam mais de 80 kg (sentido para baixo), diferente da tração.


    Carro com reboque dirige diferente, passa a ser carro de transporte (tipo caminhão). Queria ter uma carretinha com freios.
    4X4 Brasil

  • #5

    pneus

    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Boa noite

    Tenho usado o meu Duster muito para ir a chácara que compramos há um ano, região de muita serra e sempre puxando uma caretinha. Quanto aos pneus já utilizei todos no Duster. O original Dueler, Continental (o melhor no asfalto) e Michelin LTx Force (o melhor misto). Usei todos de uma marca, misturado, em todos os eixos.

    Agora estou usando PNEU 215/65R16 98T TRAIL LIFE AT SEMPERIT, já tem um ano, digo que é igual Michelin LTx Force, não escorrega, boa tração.

    Na minha chácara tem uma subida entre 35/40 graus e sempre faço uns testes na tração. Se for no 2wd, tem que embalar e vai rebolando, se parar, tem que descer e subir novamente. No modo Auto, posso até parar no meio e depois ligar o carro que sai normalmente. Agora quando estou carregado com a carretinha (entre 500/700 kg), coloco no 4x4 e vai tranquilo, tanto para subir ou descer.

    Vi quanta diferença tem o modo Auto do modo 2wd, é só colocar em subida íngreme para ver que só tração na frente não sobe o morro, já fiz o teste várias vezes.
    Preciso trocar meus Dueler originais, que duraram 78 mil km. Pelas especificações ele tem o melhor desempenho para pista molhada dentre os modelos que pesquisei, mas não tem um bom desempenho offroad

    Dos que vc usou, o semperit e o michelin, qual vc acha que tem o melhor desempenho on road, já que o offroad seria parecido.
    outras impressões como durabilidade, ruido e alteração de consumo tb são interessantes, caso tenha.

    agradeço a colaboração

    Flávio

  • #6
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Boa noite

    Até agora não vi diferenças entre o semperit e o michelin, seja na terra ou no asfalto. Como falei ando em serra com muitas curvas, carregado, tenho kit GNV. Aqui chove muito e o carro freia bem, sem sustos. Hoje tenho mais problemas com pastilhas e discos/pastilhas (devido aquecimento, travamento e desgastes).

    Quanto a durabilidade não posso te afirmar se vai durar o que durou os pneus da Michelin Force (média 50 mil km). Ressalto que faço alinhamento e rodizio total dos pneus a cada 5.000 km. Só uso o pneu até a marca de segurança.

    Agora, se os "Dueler originais, que duraram 78 mil km", essa é a melhor km que já vi, lógico que depende de vários fatores. No meu caso o percurso é bem travado, usando muito freio.

    Essa marca é da continental, tem mais de 100 anos, tinha uma promoção de lançamento no Brasil e comprei bem barato na americanas (com o Ame ficou 50% mais barato).

    Atualmente estou igual aos carreteiros da serra, tenho usado muito o freio motor do Duster (descendo em 3ª) que é muito bom.

  • #7
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Preciso trocar meus Dueler originais, que duraram 78 mil km. Pelas especificações ele tem o melhor desempenho para pista molhada dentre os modelos que pesquisei, mas não tem um bom desempenho offroad

    Dos que vc usou, o semperit e o michelin, qual vc acha que tem o melhor desempenho on road, já que o offroad seria parecido.
    outras impressões como durabilidade, ruido e alteração de consumo tb são interessantes, caso tenha.

    agradeço a colaboração

    Flávio
    Vá de Michelin LTX. Não vendo pneus, acompanho o mercado. O LTX é o melhor pneu para uso misto no momento.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    Vá de Michelin LTX. Não vendo pneus, acompanho o mercado. O LTX é o melhor pneu para uso misto no momento.
    É um dos melhores, usei bastante, até acabar. Só é duro e barulhento, não dá para usar com mais de 30 psi.

    Quanto ao pneu Semperit, pelos 5.000 km rodados já valeu a pena, se perder para Michelin LTX será só na durabilidade (só a quilometragem vai dizer). Esta semana vou fazer o rodízio e alinhamento. Estou usando com 32 psi e fica bom, mais silencioso e macio que o LTX, esse foi uma boa surpresa.

    O pneu Semperit solta mais fácil o barro (principalmente o que tem na minha chácara, vermelho e grudento), tem o bloco de borracha mais largo. É um pneu feio...kkkk...parece pneu de caminhão ou utilitário. Ele tem proteção lateral.


    Agora, se for para usar pouco na estrada de chão ou barro, jamais colocaria um pneu AT, pois perde em economia, barulhento, perde frenagem e não roda tão macio. Se for para usar mais em asfalto e um pouco de terra, melhor que já usei é Continental.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    11/12/2024
    Local
    Porto Firme/MG
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    boa tarde amigos, tenho uma duster 4x4 2015 e preciso rebocar um chevette sl 1.6 84, ele pesa 925kg, acham que consigo rebocá-lo com uma asa delta sem problemas com polícia?

  • #10
    Usuário Avatar de JOE-X4
    Entrada
    02/01/2021
    Local
    SP/SP
    Idade
    56
    Posts
    30
    Agradecimento: 1
    Evolução do consumo da Duster 4x4, segundo o INMETRO:

    ETANOL GASOLINA
    ANO DIREÇÃO CIDADE ESTRADA CIDADE ESTRADA
    2012 HIDRÁULICA 6,1 7,2 8,9 10,2
    2013 HIDRÁULICA 6,1 7,2 8,9 10,2
    2014 HIDRÁULICA 6,1 7,2 8,9 10,2
    2015 HIDRÁULICA 6,2 7,1 9,1 10,3
    2016 HIDRÁULICA 6,2 7,1 9,1 10,3
    2017 ELETRO-HIDRÁULICA 6,7 7,5 9,8 10,8
    2018 ELETRO-HIDRÁULICA 6,7 7,6 9,9 11,0
    2019 ELETRO-HIDRÁULICA 6,7 7,6 9,9 11,0
    2020 ELETRO-HIDRÁULICA 6,7 7,6 9,9 11,0

  • #11
    Eu não sei postar fotos no fórum, as antigas eu pedia a alguns companheiros de fórum, que hoje não estão no grupo, ou á minha filha. Gostaria de mudar o avatar aí. Quanto ao consumo, a exatidão dos dados acima é de quase 100% depende um pouco do trânsito. Não uso álcool na cidade mas em viagens chega até a 7.9- 8 km/l. viajo a 100~120 km/h e se eu ver uma "banguela" grande, pra mais de 1km de extensão, não perco a oportunidade. 4WD consome mesmo, não há milagres. Acima de 120 é um Deus nos acuda. Na manha, pé leve, faço 380, 390 km com álcool. Pra beliscar 8 km/l é uma luta.

  • #12
    Usuário Avatar de JOE-X4
    Entrada
    02/01/2021
    Local
    SP/SP
    Idade
    56
    Posts
    30
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    Eu não sei postar fotos no fórum, as antigas eu pedia a alguns companheiros de fórum, que hoje não estão no grupo, ou á minha filha. Gostaria de mudar o avatar aí...
    Mirão, clica no seu avatar, daí será direcionado para sua página. Aí você clica em PAINEL DE CONTROLE:

    Renault Duster 4X4-painel_li.jpg


    Daí clica em EDITAR AVATAR:

    Renault Duster 4X4-editar_li.jpg


    Aí clica em ESCOLHER ARQUIVO. Procura no seu computador onde salvou a foto que quer colocar e seleciona a foto:

    Renault Duster 4X4-arquivo_li.jpg


    Depois de escolhida a foto, clica em SALVAR MUDANÇAS. Pode ser que acuse erro, mas saia dessa página e entra no Forum novamente e veja se salvou:

    Renault Duster 4X4-arquivo_li-2-.jpg

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade