Grande Juca. Região Norte é um dos meus sonhos de consumo!!!
Parabéns!:concordo:
Versão Imprimível
Camarada Juca, você é a testemunha perfeita de que carro bom é aquele que vai e passa, e que isso se deve a uma série de fatores, como motor, pneu, peso e, obviamente, braço, e o parabenizo pela perícia na condução.
As fotos e vídeos deixam evidente uma das principais características do Niva, que o faz não ser menos que nenhum outro 4x4: seu baixo peso! A probabilidade de um carro pesado ficar nesse atoleiro é muito grande, como uma band, mas sendo o Niva muito leve ele geralmente transpõe situações como essa sem muito trabalho, quando conduzido por pessoas como você.
Por aqui, geralmente os melhores carros para subir rampas de cascalho (já que barro por aqui é raro) são os Nivas, porque os demais pesadões, com motores muito mais potentes, pneuzões e tudo mais, geralmente cavam buracos como se fossem suas próprias sepulturas, e de lá só saem guinchados.
Essas belas fotos me lembram muito o tempo em que eu morava no sul do Pará, mais precisamente na região de Santana do Araguaia, mas que era mais próximo de Redenção do Pará. Eu ainda adolescente, em 86, morava com meu pai numa fazenda da extinta Encol, e uma das atividades do velho era chefiar pessoal para abrir picadas no meio da mata para passagem de cercas, demarcando divisas de terras e pastos. Naquela ocasião, nosso veículo off-road era um caminhão Mercedes 2213 6x4 de chassis curto, muito valente, e logo depois um CJ que veio de Brasília. O que hoje comumente chamo de trilha era a única via de acesso naqueles tempos. Bons tempos, diga-se de passagem. Em julho íamos com o CJ para Conceição do Araguaia, porque o rio Araguaia baixava e uma longa faixa de área branca vinha à tona, formando belas praias, as quais dávamos umas voltinhas a bordo do CJ. Era diversão garantida!
Resolvi dar uma pesquisada no Google Maps, para ver se encontrava a fazenda, e encontrei o que foi a sede nas coordenadas -8.515547,-50.370802. Pelas fotos de satélite, acabou a mata, e também a sede da fazenda.
[]'s
Roberto França.
Conheço, um pouco a região de Goiania, morei por quase um ano em Aparecida de Goiania, terra boa, deixou saudades, um dia ainda volto.
Bem, mas o Niva, foi muito bem nesta trilha, o bloqueio faz a diferença.
"fiquei" em um único atoleiro, e ainda ssim por que engatou em um tronco de árvore, ali a porrada foi feia.
Em fevereiro(carnaval) vou percorrer 700 Km da BR 319 e 1300 km da TRANSAMAZONICA, com o meu Niva em uma expedição do Jeep Clube que vai de Manaus para Santarém no Pará, previsão de cinco dias de estrada
Na volta vou relatar o comportamento do Niva e as emoções dessa aventura para todos, através do fórum
Eu trabalho em Aparecida de Goiânia. Legal saber que você já esteve por essas bandas :-)
Como eu comentei sobre o peso do Niva, o video abaixo dá um bom exemplo de como isso faz diferença.
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=ZZws_ckFGno]YouTube - Niva vs rest of the world[/ame]
Naturalmente cada um tem sua opinião, mas uma coisa ninguém tem como negar... tem nego que faz sim trilha pesada com o Niva... e ele vai :rolleyes:... o quanto isso custa depois é outra conversa, mas que vai, vai e ponto final ;-)
Tenho uns amigos que fizeram o Pinheirinho (início de 2008 se não me engano) que é considerada "pesada" e filmaram pra provar...
[ame=http://br.youtube.com/watch?v=6jVnGgZte5o]YouTube - familia niva na trilha do pinheirinho[/ame][/url]
[ame=http://br.youtube.com/watch?v=-E10H6j7G-Y]YouTube - Trilha do Pinheirinho - 27/05/2007[/ame][/url]
E se pesquisar, tem muito mais Niva no Pinheirinho... :p
Este final de semana estive em uma fazenda próxima a Atibaia pra montar uma "trilha in door"... e não é que o Niva Blue só saiu de lá de trator, rsrs :putz:
Como não conhecia, caí em um buraco no meio de um barro branco que mais parecia argila... sei lá :rolleyes:... aliás, me disseram que um trator atolou lá :shock: e só saiu com ajuda de outros dois tratores :lol:
Mas o restante o Blue foi na boa :grin:... enfim, tudo é possível e tudo tem seu preço :mrgreen:
[]s :concordo:
Soldier
Legal esta trilha do Pinheirinho. Onde fica?
O sistema de tração do Niva é muiiiiiiiiiiito equilibrado. O bloqueio de diferencial central faz a diferença em certas ocasiões.
Na minha opinião os pontos negativos do Niva são:
- maior dificuldade em conseguir "ganhar" altura do solo. Os facões que o pessoal tem "deixado" nas trilhas são cada vez mais profundos. Qualquer carro, encostou o diferencial, já era.
- falta potência no motor original. Nos que tem AP instalado o problema está resolvido, porém se for AP 2.0, passamos o problema para a resistência dos diferenciais.
- As torções sobre o monobloco, devido ao uso constante em trilha judiam demais do Nivinha. Se não tiver dó, sem problemas.
- ainda é mais difícil instalar outros equipamentos no Niva, como bloqueios de diferenciais por exemplo.
No mais, se estivermos falando apenas de atoleiros, trechos alagados, subidas e descidas escorregadias, a performance do Niva não deixa nada a desejar.
abs
Cesar
O Pinheirinho fica na Cantareira... é show :palmas:
Concordo... :concordo:
Quanto a isso, acho que para a sua configuração original a potencia do motor é suficiente... mas penso que um AP 1.8 "bem instalado" pode mesmo ser um bom aliado em alguns momentos... :rolleyes:
É isso mesmo... tudo tem seu preço ;-)
Sem dúvida :concordo:
:mrgreen: KKKK!!! Maldade, mas ele imbicou a frente nesse buraco e a trazeira ficou "arrebitada" :odedo: ... rsrs! Além disso choveu pra diacho na noite anterior e tava tudo muito encharcado... não tinha tração "mesmo" :roll:... mas se eu tivesse um guinchinho não ia precisar do trator... rsrs!
[]s :concordo:
PS: Este local onde atolei, fará parte da Super Trilha "In door" Soldier Adventures... aguardem!!!
Fala ae Soldier, essa do Pinheirinho eu tava lá, mas fui de Zeca, deixei o meu Niva na entrada da trilha (estavamos em 7 Nivas, só 4 entraram, pois era Domingo 14:00hs ). Eles sairam de lá as 22:00 hs, dois com um pequeno amassado na lateral direita, um voltou sem retrovisor, e na volta para casa, todos ferveram devido a grande quantidade de lama e falta de um lugar para dar uma ducha, fora isso tranquilidade:twisted:. Alias para o camarada que perguntou onde fica, é a trilha que está ao lado do bar do Pedrão.
[quote=Soldier;783429]Naturalmente cada um tem sua opinião, mas uma coisa ninguém tem como negar... tem nego que faz sim trilha pesada com o Niva... e ele vai :rolleyes:... o quanto isso custa depois é outra conversa, mas que vai, vai e ponto final ;-)
Concordo plenamente!
Quem vai para uma trilha deve ter a conciência de quanto pode custar a diversão e os risco que corre.
Boa semana
Fotos do Niva do Eduardo de Guarulhos que está sendo preparado apenas para trilha. Nessa do Pinheirinho ele tb nao entrou por falta de pneu:-D, não tem mais desculpa!