Meu querido Duda, boa tarde,
Pois é, como eu comentei, não há muita novidade no sistema numa visão mais superficial, mas na integração e na tecnologia aplicada.
O Wrangler também é um show de tecnologia. Na minha opinião o melhor jipe do mercado e muito à frente de muitos concorrentes.
Não, não há nada similar nas outras picapes. O sistema de tração atual é o que chamam lá fora de "second generation technology", e o sistema usado pela Frontier é o "third generation technology", que foi criado pela Nissan em parceria com a Mercedes-Benz, mas que eu acho que teve muito mais da Mercedes do que da Nissan (tem muita eletrônica e a MB tem uma divisão especializada e muito forte nesse segmento), pois ele também é visto em alguns modelos mais caros da MB lá fora.
Tem um nome "comercial" (propaganda) que a MB lançou lá fora, mas não me lembro agora.
Depois dou uma olhada melhor, pois a minha secretária está aqui na minha frente aguardando para ver alguma coisa de trabalho, e esperando o que ela acha que seja algo muito importante que estou terminando aqui no PC.... kkkkk.....
O pessoal do grupo de whatsapp gravou um vídeo do sistema em funcionamento, e parece que a picape está "viva" do jeito que ela se movimenta... kkkkk.... quem tiver o vídeo aí, por favor publique.
Eu vim aqui agora mais para publicar dois vídeos que circularam também no grupo, mas que só agora o Edu, gentilmente, subiu no youtube pra mim. Ele dá uma visão melhor da capacidade de tração do sistema.
www.youtube.com/watch?v=sH2YyibzW8g
https://www.youtube.com/watch?v=7eCwQwa5d6w
Depois eu volto com mais detalhes...