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Pajero Dakar: impressões, comentarios...

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  • 25/08/2016, 06:00
    enasor
    Citação:

    Postado originalmente por Carlos ER Ver Post
    Caros colegas,

    Realizei nesta última segunda-feira a 8ª revisão na minha Pajero Dakar. Me recordo que comentaram aqui no grupo sobre um rangido na direção e até então não se sabia a solução. A minha também estava fazendo este barulho, parecia algo sovando quando se estercia a direção para ambos os lados. Relatei o problema nesta última revisão e a solução foi muito simples. O chefe de mecânica da MIT apenas aplicou um silicone em spray na coifa da direção que fica logo acima dos pedais do freio e acelerador. O barulho sumiu. Caso o rangido volte, o mesmo me orientou a retornar com o veículo na CCS para que a coluna seja desmontada para uma lubrificação na parte externa da coifa. Com o acúmulo de pó, barro e etc, a mesma vai ressecando. Espero que esta dica posso auxiliar os demais colegas do grupo.
    Meu próximo passo agora é colocar novos pneus, estou inclinando para os Michelin LTX cross, apesar de ter encontrado um bom preço nos Pirelli ATR. Tenho a impressão que os Michelin são mais macios e rodam mais.
    Por último, quero fazer a reprogramação na central. Verifiquei com a Reiko da minha região e o ganho de potência chega a 80cv no stage 1. Mas segundo eles, é necessário recalibrar a bomba injetora. Fiquei receoso quanto a isto.
    Já na Digipower o ganho CV é menor,
    Mas não se alterada nada no motor.

    Agradeço se puderem compartilhar as suas experiências.

    Abraço.

    Olá Carlos ...

    Bom dia.

    - Barulho na direção: Também tive esse problema. Levei duas vezes na css. Na primeira vez, o chefe de oficina desculpou-se, informando que o mecânico bobeou em alguma coisa, de forma que o serviço não foi bem feito. Na segunda vez, o problema foi definitivamente resolvido, sem necessidade de trocar nenhuma peça. Isso aconteceu há pelo menos um ano, e até agora, tudo perfeitamente OK!!!!. Não me lembro bem do relato do chefe da oficina, mas, parece-me que fizeram exatamente algo parecido com isso aí que você comentou ... lembrando que, mesmo esses veículos serem muito resistentes, há que se tomarem certos cuidados com a direção e rodas, eis que são muito pesados: Evitar disterçar a direção com o veículo completamente parado, mas, sim, em movimento ... evitar forçar as rodas contra guias de arruamento ... evitar forçar a direção no limite do curso ... etc. ...

    - Pneus Pirelli (original) x outras marcas: Estive também com esse dilema. O volante de minha viatura tremia, sempre que atingia uma velocidade em torno de 120 kms/h na estrada. A respeito de tal tremedeira, eu já havia visto muitos relatos na internet, assim como algumas reclamações no site ReclameAqui. Também vi relatos de que tal tremedeira era ocasionada em razão de que aros 20 eram de difícil obtenção de balanceamento, principalmente se os pneus originais fossem substituídos por outras marcas (principalmente, de linha inferior ou recapeados). Diante disso tudo, e considerando que os Pirelli (originais) estavam em promoção, resolvi mandar colocar os mesmos, na própria css onde os adquiri, onde, também mandei fazer alinhamento e balanceamento ... confesso-lhe que não me arrependi ... a tremedeira, simplesmente, sumiu e, pelo menos até agora, tudo 100% (posso colocar qualquer velocidade, inclusive as mais altas ... sem ruídos ... sem tremedeiras ... veículo roda muito macio e silencioso ... parece que estou numa nave) ... fica, então, relatada minha experiência pessoal para que você direcione sua decisão da melhor maneira que lhe convier ...

    - Reprogramação/Chip/Remapeamento/Etc: Não entendo muito desse assunto e, tampouco, procurei me aprofundar muito, porque estou satisfeito com a potência/torque de meu veículo ... acho que para uma melhor tomada de decisão, vale a pena você conhecer várias opiniões a respeito ... uns contra; outros a favor; outros, nem contra, nem a favor, muito pelo contrário!!!! ... rsrsrsrsrs ... vão aí alguns "links" onde alguns colegas manifestaram dúvida correlata ... na sequência às dúvidas formuladas, você verá as várias respostas que obtiveram ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2294695
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2294747
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2294828
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2297094

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2303776
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2303790
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2304027
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2304067
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2304164
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2304317

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-potencia.html

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...os-diesel.html

    Forte abraço e boa sorte.

    E.T.:

    Lembrando: Meu veículo é um Pajero Full Diesel HPE AT 3.2 5D 200cv 2013/2014 ...
  • 26/08/2016, 23:00
    Carlos ER
    Citação:

    Postado originalmente por SavioBatista Ver Post
    A minha fiz na Reiko tb, mas na epoca o Stage 1 não era 80cv, e sim coisa de uns 40cv e não alterei nada no carro (turbina e etc tudo original), desde que fui a primeira vez neles deixei bem claro que queria algo bem simples para melhorar o dia a dia na cidade, ou seja, com foco no 0 a 100, meu carro ficou perfeito e está ótimo até hoje! Acho que com o tempo está se criando uma espécie de competição entre essas empresas e cada uma que fazer um stage 1 mais forte, ai o medo fica em saber como fica a durabilidade do motor nesses casos.

    Ola Savio,
    Pois é, parece mesmo que há uma competição entre eles. Ainda estou pesquisando qual a melhor opção. Acredito que 40cv para mim tb seria o ideal, não preciso mais do que isso.
    Vi na sua assinatura que você tb possui um Renegade, ele é a diesel? Você chipou?

    Abraço!
  • 26/08/2016, 23:23
    Carlos ER
    Citação:

    Postado originalmente por enasor Ver Post
    Olá Carlos ...

    Bom dia.

    - Barulho na direção: Também tive esse problema. Levei duas vezes na css. Na primeira vez, o chefe de oficina desculpou-se, informando que o mecânico bobeou em alguma coisa, de forma que o serviço não foi bem feito. Na segunda vez, o problema foi definitivamente resolvido, sem necessidade de trocar nenhuma peça. Isso aconteceu há pelo menos um ano, e até agora, tudo perfeitamente OK!!!!. Não me lembro bem do relato do chefe da oficina, mas, parece-me que fizeram exatamente algo parecido com isso aí que você comentou ... lembrando que, mesmo esses veículos serem muito resistentes, há que se tomarem certos cuidados com a direção e rodas, eis que são muito pesados: Evitar disterçar a direção com o veículo completamente parado, mas, sim, em movimento ... evitar forçar as rodas contra guias de arruamento ... evitar forçar a direção no limite do curso ... etc. ...

    - Pneus Pirelli (original) x outras marcas: Estive também com esse dilema. O volante de minha viatura tremia, sempre que atingia uma velocidade em torno de 120 kms/h na estrada. A respeito de tal tremedeira, eu já havia visto muitos relatos na internet, assim como algumas reclamações no site ReclameAqui. Também vi relatos de que tal tremedeira era ocasionada em razão de que aros 20 eram de difícil obtenção de balanceamento, principalmente se os pneus originais fossem substituídos por outras marcas (principalmente, de linha inferior ou recapeados). Diante disso tudo, e considerando que os Pirelli (originais) estavam em promoção, resolvi mandar colocar os mesmos, na própria css onde os adquiri, onde, também mandei fazer alinhamento e balanceamento ... confesso-lhe que não me arrependi ... a tremedeira, simplesmente, sumiu e, pelo menos até agora, tudo 100% (posso colocar qualquer velocidade, inclusive as mais altas ... sem ruídos ... sem tremedeiras ... veículo roda muito macio e silencioso ... parece que estou numa nave) ... fica, então, relatada minha experiência pessoal para que você direcione sua decisão da melhor maneira que lhe convier ...

    - Reprogramação/Chip/Remapeamento/Etc: Não entendo muito desse assunto e, tampouco, procurei me aprofundar muito, porque estou satisfeito com a potência/torque de meu veículo ... acho que para uma melhor tomada de decisão, vale a pena você conhecer várias opiniões a respeito ... uns contra; outros a favor; outros, nem contra, nem a favor, muito pelo contrário!!!! ... rsrsrsrsrs ... vão aí alguns "links" onde alguns colegas manifestaram dúvida correlata ... na sequência às dúvidas formuladas, você verá as várias respostas que obtiveram ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2294695
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2294747
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2294828
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2297094

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2303776
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2303790
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2304027
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2304067
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2304164
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2304317

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-potencia.html

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...os-diesel.html

    Forte abraço e boa sorte.

    E.T.:

    Lembrando: Meu veículo é um Pajero Full Diesel HPE AT 3.2 5D 200cv 2013/2014 ...

    Olá Enasor,

    Obrigado também pelo seu relato. Fico feliz em saber que o seu problema foi solucionado. Sempre procuro manter os cuidados com a direção que você citou, e também os repasso a minha esposa que as vezes utiliza o meu carro.

    Quanto aos pneus, realmente é um dilema... Mas confesso que sou fã da Pirelli e acho o scorpion atr um bom pneu. Minha ex Pajero Sport (2010) veio de fábrica com esse pneu e gostei bastante. O preço é atrativo, vamos ver... Seu relato me empolgou, talvez eu opte pelos Pirelli. Vou aguardar mais um pouco para tomar esta decisão.

    Agradeço pelo envio dos links sobre reprogramação. No dia da revisão, conversei com um proprietário de uma Full 2015 chipada desde zero km. Ela foi reprogramada para 250cv e o veiculo já estava com 180.000km. Segundo o proprietário, até o presente momento só alegrias. O carro mudou da água para o vinho, muito mais segura para ultrapassar, a autonomia permaneceu a mesma, nada de fumaça, as trocas de óleo e filtro tem sido normais (sem alterações) e a temperatura do motor não sofreu nenhuma alteração. O proprietário é representante comercial e viaja constantemente. Ele já está
    na 3ª full e se arrepende de não ter feito a reprogramação antes.
    Ele me contou tb o relato de um amigo que possui uma dakar tb chipada desde zero km,
    Já está com 120.000km e a única coisa que aconteceu foi que estourou o catalizador. A
    MIT trocou em garantia.

    É isso, vou continuar pesquisando e buscar relatos e experiência de proprietários.
    Compartilharei com vocês as minhas futuras decisões e experiência.

    Grande abraço a todos!
  • 30/08/2016, 15:31
    edusao
    Caros amigos!

    Preciso fazer uma troca de óleo na pajero dakar, é uma 13/14 diesel de 180 cv.

    Na concessionária custa módicos 640,00 reais (incluindo filtro de combustível e mao de obra).

    Agora fui pesquisar e estou no dilema do novo óleo lubrax que só tem na concessionária ou o óleo recomendado no manual, o castrol 15w40.

    Na concessionaria me disseram que é bom não voltar para o castrol, já que na ultima revisão colocaram o lubrax. Eu prefiro o castrol ou similar porque acho com mais facilidade, mas se for melhor por o tal lubrax também posso pegar na concessionária. Ta custando 32,00 o litro do lubrax.

    O que os amigos estão usando?

    Valeu!
  • 30/08/2016, 15:54
    Poison
    Citação:

    Postado originalmente por edusao Ver Post
    Caros amigos!

    Preciso fazer uma troca de óleo na pajero dakar, é uma 13/14 diesel de 180 cv.

    Na concessionária custa módicos 640,00 reais (incluindo filtro de combustível e mao de obra).

    Agora fui pesquisar e estou no dilema do novo óleo lubrax que só tem na concessionária ou o óleo recomendado no manual, o castrol 15w40.

    Na concessionaria me disseram que é bom não voltar para o castrol, já que na ultima revisão colocaram o lubrax. Eu prefiro o castrol ou similar porque acho com mais facilidade, mas se for melhor por o tal lubrax também posso pegar na concessionária. Ta custando 32,00 o litro do lubrax.

    O que os amigos estão usando?

    Valeu!

    Chefe, castrol não vende mais no brasil oficialmente, vc ainda acha algumas coisas mas bem limitado.
    Use o lubrax que é mais barato.
    Em qq loja vc acha ele a 12 reais o litro ou algo assim.

    Alias, onde vc mora que não acha o lubrax? é o oleo mais comum que tem kkkk

    No meu fornecedor eu pago 12 reais o litro do top turbo, 40 reais cada filtro e 60 reais o filtro de ar...200 reais e ta tudo resolvido e novo.


    Outro detalhe, o que vc não pode fazer é misturar oleos minerais com semi sintetico ou sintetico.
    Se a especificação for a mesma, tanto faz a marcar.
    Cuidado com essa papo de CSS

    O valore de mao de obra deles é indecente e na maioria das vezes eles levam nas bosch pra resolver o problema kkkk

    Eu usava o castrol tetction

    Só pra vc não falar que estou mentindo kkk
    Oleo motor Diesel Lubrax Top Turbo 15W40 1L | | 99Lubes
  • 30/08/2016, 16:01
    edusao
    Citação:

    Postado originalmente por Poison Ver Post
    Chefe, castrol não vende mais no brasil oficialmente, vc ainda acha algumas coisas mas bem limitado.
    Use o lubrax que é mais barato.
    Em qq loja vc acha ele a 12 reais o litro ou algo assim.

    Alias, onde vc mora que não acha o lubrax? é o oleo mais comum que tem kkkk

    No meu fornecedor eu pago 12 reais o litro do top turbo, 40 reais cada filtro e 60 reais o filtro de ar...200 reais e ta tudo resolvido e novo.

    Só pra vc não falar que estou mentindo kkk
    Oleo motor Diesel Lubrax Top Turbo 15W40 1L | | 99Lubes

    Opa, agradeço a resposta rápida, Poison!

    Me referi ao lubrax Advento 4x4 que só tem nas concessionárias mitsubishi, acho que até o momento é exclusivo. Mas to bem propenso a usar óleo 15w40 similar ao castrol recomendado na época do meu carro mesmo.

    Valeu!
  • 30/08/2016, 16:04
    Poison
    Citação:

    Postado originalmente por edusao Ver Post
    Opa, agradeço a resposta rápida, Poison!

    Me referi ao lubrax Advento 4x4 que só tem nas concessionárias mitsubishi, acho que até o momento é exclusivo. Mas to bem propenso a usar óleo 15w40 similar ao castrol recomendado na época do meu carro mesmo.

    Valeu!

    A...pode crer....a velha parceria da mit....
    use o que fala no manual se for melhor pra vc...

    A unica coisa é usar um de mesma especificação.

    até achei algo interessante kkk
    Olho no oleo
  • 30/08/2016, 16:16
    edusao
    Vi esses vídeo no youtube, depois achei num tópico aqui também.

    Na real esse vídeo fala que é bom usar o recomendado mas no final ele diz que a concessionaria que ainda nao tinha o lubrax novo estava utilizando o castrol antigo mesmo.

    O meu dilema é esse, será que esse motor 180 cv (mais moderno - sei lá eu) se dá melhor com o novo óleo ou é apenas uma questão comercial da mitsubishi e se eu usar o óleo 15w40 também estará bom para o motor?
  • 30/12/2016, 17:27
    Cleo
    Pensando em pegar uma Dakar 2011, topicos muito interessantes. Mas estou na dúvida com uma Mohave.
  • 30/12/2016, 17:46
    Gusttavo
    Uma l200 gls 2006 quadradinha é umbom negocio?
  • 02/02/2017, 11:31
    Mattos
    Parachoque impulsão original
    Tenho uma Dakar e quero adaptar um para choque de impulsão que vem originalmente na Dakar Outdoor. Será que o parachoque da Dakar é igual ao da Outdoor?
    Ou seja, será que dá para adaptar o de impulsão da Outdoor na minha Dakar?
    Alguém que tenha a Outdoor?
    Vi que o código da peça é CA423413.
  • 10/06/2017, 19:42
    Oblac
    Procurando uma Pajero FULL 3D 3.2 Diesel, encontrei uma 2006 manual, em bom estado, único dono, e ele diz que está com baixa quilometragem, 130 mil, pouco rodou. O valor está da FIPE. Será que vale a pena? Pra esse ano de 2006 se encontra peças de mecânica e acabamento?
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