Postado originalmente por
Baliman
Pedro, a recomendação do meu manual é esse mesmo óleo 10w40 Magnatec. Usei algumas vezes o Lubrax Valora 5W30, mas por ser um óleo mais fino eu substitui pelo 5W40 Magnatec. Na última troca, coloquei o Lubrax Supera 5W40. Vou usar somente o 5W40 Sintético e estou trocando a cada 10 mil porque o carro roda em condições normais "90% estrada".
No manual tem as especificações do tipo de óleo, independente da marca, qdo se utiliza um óleo mais fino que o recomendado. Eu recomendaria vc continuar utilizando o 10W40 da Castrol, porque sua região é quente o ano todo. Se vc for trocar, utilize o 5W40. Evite o 5W30 ou 10W30, porque esse óleo é para regiões mais fria. Uso o 5W40 porque aqui em São Paulo é frio no inverno e facilita a partida nos dias frios. Não siga a troca de especificação da Mit, porque o motor do seu carro foi projetado com a utilização do 10W40. Os novos podem vir com esse óleo, mas se os antigos vieram com o 10W40 e não deram problema até hoje, porque mudar?
Mais uma vez, lembre-se que sua região é quente e a Mit esta diminuindo a viscosidade do óleo na temperatura de trabalho, que é o número depois do W. O número anterior ao W é o que ajuda no momento da partida a frio. A única troca de óleo recomendada pela marca e que deve ser seguida, foi qdo a Volks comprovou que o óleo que estava sendo recomendado para o Gol na época era mais viscoso e estava causando problemas de lubrificação. Não é o caso da Mit.
Outro detalhe é que independente do óleo ser mineral, semi ou sintético, a troca deve ser realizada no tempo ou quilometragem recomendado no manual. O sintético não vai rodar mais, apenas vai chegar na troca com 100% das suas características mantidas.