Postado originalmente por
cristian-sp
Man, vamos por partes!!!.....rs...
Sobre o diferencial central, ele sim é bastante útil, pois carros com diferencial central podem rodar em 4x4 permanente, no asfalto seco, molhado, grama, areia, lama, etc. Isso é uma mão na roda e ajuda muito na "pilotagem" ....vide subarus!
Então nesse quesito pontos para a TR4. A L200 não sabe o que é isso...rs...então só podemos usar o 4x4 em pisos de baixa aderência.
Com o diferencial central bloqueado a TR4 fica como a L200, 50/50 de tração nos dois eixos ( frente/trás ) ...e isso não é aconselhável para pisos com alta aderência por forçar o conjunto e atrapalhar a direção ( o carro tende a andar reto! ).
Porém o bloqueio central não impede a atuação do diferencial do eixo de mandar a força entre os lados direito/esquerdo conforme a aderência de cada roda...ele desliza e manda mais força para um lado ou outro conforme a "suposta" necessidade....
Ai começa o tema dos X ...uma roda sem aderência ( levantada por exemplo ) acaba ganhando mais tração em detrimento da outra que está no chão/aderente....para equilibrar a força e fazer o carro andar....e ai entra a pegadinha....o que seria uma ajuda e de fato é na maioria das situações acaba jogando contra e fazendo vc ficar ali com cara de bobo parado....kkkk
Então nesse caso o bloqueio do eixo faz o milagre, ele trava ambos lados iguais e vc sai andando. Porém nunca (nunca mesmo) ele deve ser usado em pisos de alta aderência....pode fazer um teste com uma L200, bloquear e fazer um zerinho no asfalto, vc verá o quanto o pneu irá arrastar e gemer....e óbvio isso estará forçando todo o conjunto com um bom risco de quebrar algo....
Sobre as quadradas não tenho certeza....as Outdoor/Sport tem bloqueio de eixo traseiro, via botão no painel que só é acionado em 4x4 e reduzida até x km/h ( acho que 20 ) e acima disso desliga sozinho automático como proteção do sistema.
E existem diversas marcas e tipos de bloqueios para instalar tanto na TR quanto na L200 ( ARB é top e via compressor a ar , Kaiser e outros são bons e mais baratos tbm...).
De qualquer forma sempre é bom estar em grupo e alguem puxa com cinta ou guincho e já era...rs....não precisa ganhar todas na trilha....essa é a diversão....
Pois a TR via ficar em X em lugares que a L200 não fica pelo comprimento e vice versa....então relax!!!
Ah, o bloqueio também salva em alguns atoleiros....rs...andando reto e com força em ambas rodas traseiras sem vacilar por uma ou outra patinar.....ajuda tanto ou mais que nos X até!
E novamente, diferencial central e desbloqueado = 4x4 em qualquer lugar/piso, diferencial central bloqueado ou inexistente = 4x4 só em lugares de baixa aderência....( eu nem considero asfalto molhado nessa categoria, por exemplo ).
Abraço!