Valeu Washington SH. Eu pretendo fazer este tipo de uso. Ja fiz um teste drive com o novo Troller e vou em janeiro fazer um com a Savana. Estou propenso a comprar a Savana. Eu pretendo usar o carro no dia a dia e nos finais de semana fazer pequenas viagens em trilhas. Nas férias do trabalho aí quero viajar bastante. Fico no aguardo de suas noticias, rs. Abs
Pensei na Savana como opção, fiz até o test drive nela em uma trilha leve e gostei muito. Só não foi minha escolha final por conta do uso que eu pretendia, como não vai ser um veículo dedicado ao Off e, pelo contrário, terá muito uso urbano, optei pela HPE. Os pneus da Savana ficam com a vida útil prejudicada com o uso constante no asfalto e o barulho na cabine também foi uma coisa que eu considerei. Com relação ao veículo em si, pelo menos até agora, show de bola.
saudações amigos, uma dúvida, a TR4 tem 4 tipos de traçao: 4x2, 4x4H (para usar no asfalto escorregadio e semelhantes) 4x4HL (com o diferencial central bloqueado) e a 4x4LL (reduzida com diferencial central bloqueado) na minha cabeça, esse bloqueio de diferencial central era para caso o carro entrar em X ele conseguiria sair, mas não foi o caso, em uma erosão, a TR4 de um amigo ficou em X, acionou o 4x4LL e nao saiu, tentou o 4x4HL e tambem não, ele teve que ser rebocado para sair do X, ele fez alguma coisa errada? qual é a diferença entre bloqueio de diferencial e bloqueio de uma land rover por exemplo, onde se uma roda está sem aderencia, ela transfere a podencia para a outra roda!?? pois Land Rover sai de X como se fosse brincadeira de criança!!!! em que situação o bloqueio do diferencial central deve ser usado?
O cristian-sp explicou bem...
Em alguns casos, quando a roda traseira estiver totalmente livre e o X não for tão extremo, puxar o freio de mão (com uma força de 70% a 80%) consegue ajudar pois ele agirá em cima da roda livre e o diferencial jogará um pouco de tração para a roda que está em contato com o chão.
Man, o bloqueio de diferencial central, deixa o carro com 50/50 de tração frente/trás, ou seja uma TR4 bloqueada seria igual à uma L200 em 4x4 ..rs...pois nós não temos diferencial central.
O que salva no X é o bloqueio no eixo, que nas L200 existe no traseiro e isso bloqueia esquerda/direita em 50/50 ou seja, uma roda estará no ar girando em falso e a outra tracionando....isso a TR4 original não tem, infelizmente e fica mesmo em X.
Sobre a Land, não sei quais tipos de bloqueio ela tem, mas com certeza não é o central que tira ela do X.
Se não ficou claro...me avisa! abraço!
Grande Cristian!! Então basicamente o bloquei do diferencial central serve só para distribuir a força igualmente para os eixos... na verdade então não serviria de muita coisa, sei que a TR4 não tem bloqueio de eixo, mas achei que esse bloqueio de diferencial central serviria para tirar o carro de X, mas me explica uma coisa, quando o diferencial central da TR4 está bloqueado, ela gira as 4 rodas iguais, seria isso? acho que não, pois se fosse isso ela sairia do X explicando melhor, o bloqueio do diferencial central não serve para nada ?????
Grande Cristian!! Então basicamente o bloquei do diferencial central serve só para distribuir a força igualmente para os eixos... na verdade então não serviria de muita coisa, sei que a TR4 não tem bloqueio de eixo, mas achei que esse bloqueio de diferencial central serviria para tirar o carro de X, mas me explica uma coisa, quando o diferencial central da TR4 está bloqueado, ela gira as 4 rodas iguais, seria isso? acho que não, pois se fosse isso ela sairia do X explicando melhor, o bloqueio do diferencial central não serve para nada ?????
A minha L200 GLS 2002 (quadradinha) não acho que tenha bloqueio do eixo, pois já fiquei em situação onde só uma roda girou e a outra ficou parada, para sair foi sufoco, precisei peso no carro para a outra roda ter aderencia e poder sair!!!!!
Mas resumo da ópera, para sair de situação de X, precisa ter o bloqueio do diferencial do eixo e não do diferencial central!! para ter esse recurso, precisa instalar um bloqueador de eixo na TR4...
Outra coisa, se ela não tem bloqueio do eixo do diferencial, ela pode andar no asfalto em qualquer 4x4 correto?? ou errado??
Pessoal, como sabem, gosto de postar minhas aventuras com minha quadradinha, fizemos uma trilha de carro por onde passa bicicleta hehehehee espero que gostem, o video é grande, mas só tem as partes boas, levamos quase duas horas para atravessar esse trecho que tem uns 5 km !!!!
A minha L200 GLS 2002 (quadradinha) não acho que tenha bloqueio do eixo, pois já fiquei em situação onde só uma roda girou e a outra ficou parada, para sair foi sufoco, precisei peso no carro para a outra roda ter aderencia e poder sair!!!!!
Mas resumo da ópera, para sair de situação de X, precisa ter o bloqueio do diferencial do eixo e não do diferencial central!! para ter esse recurso, precisa instalar um bloqueador de eixo na TR4...
Outra coisa, se ela não tem bloqueio do eixo do diferencial, ela pode andar no asfalto em qualquer 4x4 correto?? ou errado??
Man, vamos por partes!!!.....rs...
Sobre o diferencial central, ele sim é bastante útil, pois carros com diferencial central podem rodar em 4x4 permanente, no asfalto seco, molhado, grama, areia, lama, etc. Isso é uma mão na roda e ajuda muito na "pilotagem" ....vide subarus!
Então nesse quesito pontos para a TR4. A L200 não sabe o que é isso...rs...então só podemos usar o 4x4 em pisos de baixa aderência.
Com o diferencial central bloqueado a TR4 fica como a L200, 50/50 de tração nos dois eixos ( frente/trás ) ...e isso não é aconselhável para pisos com alta aderência por forçar o conjunto e atrapalhar a direção ( o carro tende a andar reto! ).
Porém o bloqueio central não impede a atuação do diferencial do eixo de mandar a força entre os lados direito/esquerdo conforme a aderência de cada roda...ele desliza e manda mais força para um lado ou outro conforme a "suposta" necessidade....
Ai começa o tema dos X ...uma roda sem aderência ( levantada por exemplo ) acaba ganhando mais tração em detrimento da outra que está no chão/aderente....para equilibrar a força e fazer o carro andar....e ai entra a pegadinha....o que seria uma ajuda e de fato é na maioria das situações acaba jogando contra e fazendo vc ficar ali com cara de bobo parado....kkkk
Então nesse caso o bloqueio do eixo faz o milagre, ele trava ambos lados iguais e vc sai andando. Porém nunca (nunca mesmo) ele deve ser usado em pisos de alta aderência....pode fazer um teste com uma L200, bloquear e fazer um zerinho no asfalto, vc verá o quanto o pneu irá arrastar e gemer....e óbvio isso estará forçando todo o conjunto com um bom risco de quebrar algo....
Sobre as quadradas não tenho certeza....as Outdoor/Sport tem bloqueio de eixo traseiro, via botão no painel que só é acionado em 4x4 e reduzida até x km/h ( acho que 20 ) e acima disso desliga sozinho automático como proteção do sistema.
E existem diversas marcas e tipos de bloqueios para instalar tanto na TR quanto na L200 ( ARB é top e via compressor a ar , Kaiser e outros são bons e mais baratos tbm...).
De qualquer forma sempre é bom estar em grupo e alguem puxa com cinta ou guincho e já era...rs....não precisa ganhar todas na trilha....essa é a diversão....
Pois a TR via ficar em X em lugares que a L200 não fica pelo comprimento e vice versa....então relax!!!
Ah, o bloqueio também salva em alguns atoleiros....rs...andando reto e com força em ambas rodas traseiras sem vacilar por uma ou outra patinar.....ajuda tanto ou mais que nos X até!
E novamente, diferencial central e desbloqueado = 4x4 em qualquer lugar/piso, diferencial central bloqueado ou inexistente = 4x4 só em lugares de baixa aderência....( eu nem considero asfalto molhado nessa categoria, por exemplo ).
Estou pensando em comprar meu primeiro 4x4 e sou apaixonado pela L200. Ando lendo bastante os fóruns sobre ela. Tenho em mente comprar uma L200 2.5 4x4 CD Turbo Diesel 2001/2001. Gostaria da opinião de vocês.
Sobre o diferencial central, ele sim é bastante útil, pois carros com diferencial central podem rodar em 4x4 permanente, no asfalto seco, molhado, grama, areia, lama, etc. Isso é uma mão na roda e ajuda muito na "pilotagem" ....vide subarus!
Então nesse quesito pontos para a TR4. A L200 não sabe o que é isso...rs...então só podemos usar o 4x4 em pisos de baixa aderência.
Com o diferencial central bloqueado a TR4 fica como a L200, 50/50 de tração nos dois eixos ( frente/trás ) ...e isso não é aconselhável para pisos com alta aderência por forçar o conjunto e atrapalhar a direção ( o carro tende a andar reto! ).
Porém o bloqueio central não impede a atuação do diferencial do eixo de mandar a força entre os lados direito/esquerdo conforme a aderência de cada roda...ele desliza e manda mais força para um lado ou outro conforme a "suposta" necessidade....
Ai começa o tema dos X ...uma roda sem aderência ( levantada por exemplo ) acaba ganhando mais tração em detrimento da outra que está no chão/aderente....para equilibrar a força e fazer o carro andar....e ai entra a pegadinha....o que seria uma ajuda e de fato é na maioria das situações acaba jogando contra e fazendo vc ficar ali com cara de bobo parado....kkkk
Então nesse caso o bloqueio do eixo faz o milagre, ele trava ambos lados iguais e vc sai andando. Porém nunca (nunca mesmo) ele deve ser usado em pisos de alta aderência....pode fazer um teste com uma L200, bloquear e fazer um zerinho no asfalto, vc verá o quanto o pneu irá arrastar e gemer....e óbvio isso estará forçando todo o conjunto com um bom risco de quebrar algo....
Sobre as quadradas não tenho certeza....as Outdoor/Sport tem bloqueio de eixo traseiro, via botão no painel que só é acionado em 4x4 e reduzida até x km/h ( acho que 20 ) e acima disso desliga sozinho automático como proteção do sistema.
E existem diversas marcas e tipos de bloqueios para instalar tanto na TR quanto na L200 ( ARB é top e via compressor a ar , Kaiser e outros são bons e mais baratos tbm...).
De qualquer forma sempre é bom estar em grupo e alguem puxa com cinta ou guincho e já era...rs....não precisa ganhar todas na trilha....essa é a diversão....
Pois a TR via ficar em X em lugares que a L200 não fica pelo comprimento e vice versa....então relax!!!
Ah, o bloqueio também salva em alguns atoleiros....rs...andando reto e com força em ambas rodas traseiras sem vacilar por uma ou outra patinar.....ajuda tanto ou mais que nos X até!
E novamente, diferencial central e desbloqueado = 4x4 em qualquer lugar/piso, diferencial central bloqueado ou inexistente = 4x4 só em lugares de baixa aderência....( eu nem considero asfalto molhado nessa categoria, por exemplo ).
Abraço!
Meu amigo, obrigado mesmo, agora esclareceu todas as ideias !!!! realmente agora sei a real necessidade de bloqueio de diferencial central!!!! realmente só para situações extremas... a minha quadradinha nao acho que tenha, as mais novas sei que tem, como vc citou no painel tem o botao que aciona o bloqueio do eixo traseiro!!! Mas obrigado mesmo, tenho vontade de acha ruma TR4 para a patroa... mas por aqui é dificil, geralmente a turma bota pra gerar nesses carros valeu mesmo!!
Estou pensando em comprar meu primeiro 4x4 e sou apaixonado pela L200. Ando lendo bastante os fóruns sobre ela. Tenho em mente comprar uma L200 2.5 4x4 CD Turbo Diesel 2001/2001. Gostaria da opinião de vocês.
excelente carro amigo!! a minha é uma 2002 GLS, estou altamente satisfeito com ela!!!! não quero outro carro!!!!!