
Postado originalmente por
Rafloresta
Obrigado pela resposta, caro Leo.
Certamente, precisamos de resultados experimentais, e não empíricos. Por isso, neste momento, pretendo verificar a existência de tais estudos, junto à Mitsubishi e em outros espaços (como este fórum), onde deixei clara a preferência por informações oriundas de fontes técnico-científicas.
Porém, caso não encontremos dados experimentais para o objetivo, prentendemos proceder alguns ensaios, e, para o planejamento dos mesmos, toda e qualquer informação (mesmo que empírica) pode ser usada como ponto de partida. Por isso fizemos esta consulta em caráter amplo.
Esclarecendo o que perguntou:
1- As viaturas são L200 Outdoor e GL (não são modelo Triton, e sim a outra, com carroceria maior).
2- As "perdas de traseira" ocorrem principalmente em rodovia NÃO pavimentada, ou seja, de terra, principalmente em épocas secas (cascalho solto e costelas).
3- Por força de normativa, nestas situações utiliza-se a tração 4x4 H, mas a informação sobre estabilidade não precisa se restringir à esta situação.
4- Também por normativa, utiliza-se a calibragem recomendada no manual do veículo, mas também pretendemos conhecer os valores ideais para cada situação.
Enfim, são muitas variáveis a serem consideradas, e nosso objetivo era exatamente conseguir uma recomendação de:
1- Lastro a ser transportado na carroceria quando a caminhonete estiver sem carga.
2- Pressão de calibragem do pneu para 4 situações: asfalto/leve; terra/leve; asfalto/pesada; terra/pesada.
3- Recomendações de utilização do bloqueio do diferencial (modelo Outdoor, já que a GL não possui este recurso) e da redução, lembrando que a utilização da tração 4X4 H em estradas não pavimentadas já é norma.
Grande abraço.
Rafael Guimarães Alves
Perito Criminal Federal