Postado originalmente por
leobnaval
Paulo não sei ao certo quantos km esse motor já rodou. Acredito que mais de 300 mil km no total.
Ele é um 4D56 que aparenta ter sido turbinado aqui na concessionária antes de venderem ela, pois ela foi uma das 1ªs L-200 chegadas ao Brasil. Inclusive ela veio com um livreto separado do turbo e sua bomba injetora não possui LDA. É pra ser a versão de 87 cv, sim.
Porém ele já foi retificado a 5 anos atrás e dela pra cá ele rodou apenas 30mil/km. A história começou devido a vários vazamento de óleo que a camionete possuia (na caixa de direção, na bomba da direção e no motor). E como eu tinha parado ela para fazer um body lift, aproveitei e desmontei o sistema de direção, aí entrou na síndrome do "já que" já que tirou o sistema de direção, vamos tirar o cabeçote para tirar uma vela aquecedora quebrada, aí tirei o cabeçote e vi um desgaste acentuado nas camisas, aí foi tudo...
Desmontei ela inteira (motor, câmbio, cardan, todo cofre do motor, etc.). Agora estamos fazendo uma reforma completa dela.
Agora o desgaste excessivo em apenas 30 mil/km é justificado por vários motivos: este motor rodou praticamente uns 25 mil km sem válv. termostática, a uns 10 mil km foi aberto o débito da bomba injetora, o mecânico que realizou o serviço de montagem desse motor não teve preocupação com a correta montagem (inclusive tinha vários parafusos trocados de posição, sem arruelas e com torque excessivo), as peças usadas para fazer este motor foram praticamente todas de 2ª linha e xing ling (pois era o que tinha na época, além do que meu pai não se preocupou com isso ele apenas comprava tudo na autopeça da cidade), ela estava usando um cabeçote de H100 que descobri ao desmontar ela, e este cabeçote meu pai comprou em 2003 em São Paulo. Ela estava com um bico injetor com elemento de outro veículo que o bombista disse não ser da L200. Enfim estava uma zona, isso tudo graças ao mecânico que meu pai levava e a qualidade das peças.
Embora a gente tenha resolvido fazer ele inteiro o motor estava funcionando normalmente, sem superaquecimento, sem perda de potência, etc.
Somente vazamento de óleo que se justifica pelo jogo de junta e retentores de 2ª linha instalados nele.
Tenho todo histórico desse motor, e devido a isso acredito que seja mais fácil abrir um tópico sobre ela.
Qualquer coisa é só perguntar.
[]s