
Postado originalmente por
Troller-a-vista
senhores, vamos aos conceitos:
a mola serve para absorver impactos e manter o automovel em altura constante, ou seja, se nao houvesse a mola, ao entrar ou sair de depressoes, o sistema rigido daria trancos violentissimos no chassi, inutilizando em pouco tempo. A mola é a alma mestre da suspensao, ela que define sua capacidade de transpor obstaculos, gera maior ou menor oscilacao entre os pontos de decida ou subida.
Porem a mola nao é perfeita, ela absorve muito impacto rapidamente e solta lentamente, ou seja, ela fica quicando, o que acaba gerando dificuldade em equilibrar o carro. Alguem lembra do landau? aquela barca era maravilhosa mas ao passar por buracos a gente ficava 100 metros adiante subindo e descendo dentro do carro ate ele estabilizar.
Para isso foi criado o estabilizador de molas ou amortecedor, que nada mais faz que (deerr) absorver a forca da mola e amenizar sua instabildade trabalhando em sentindo oposto a forca que vem da mola, resumindo: o amortecedor trabalha para diminuir as oscilacoes da mola.
Se retirar um ou outro, obviamente, o carro vai ficar mais macio, mas tambem ira perder sua dirigibilidade. Lembrando que:
se retirar a mola, o amortecedor seguramente nao vai aguentar o peso do carro e vai arriar imediatamente, mas isso é possivel ser feito em motos para o pseudo-teste , se retirar o amortecedor, nao ande muito pois as molas irao trabalhar com muita forca na chapa e isso pode danificar rapidamente.
segue uma reportagem sobre amortecedores
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/amort.htm
Temso que considerar que ambos sao complementares do outros.
E portanto devem ser pensados com iguais intensidades e forca para cada uso, assim como o peso suportado, por essa razao a suspensao traseira é sempre muito dura nas pick up, pq precisam aguentar com seguranca um peso consideravel.
Usar o sistema de feixe de molas, é um recurso BARATO e SIMPLES de ter uma boa equalizacao das forcas. Porem ele é mais limitado e consequentemente mais desconfortavel que outros sistemas.
Imagina assim, o eixo traseiro das pick ups é mais limitado, ou seja, tem menores tamanhos de curso, se vc pegar uma suspensao independente nas 4 e rebaixar, cortando as molas, mesmo que refaca o amortecedor, tera um curso menor e portanto menor conforto.
O grande ponto do feixe de molas é que ele aguenta muito peso com baixa deformacao e por muito mais tempo, alem de ser simples de voltar a sua posicao normal, coisa impossivel de uma mola helicoidal depois de ser submetida a grande esforco.