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Convex Datacenter
  • #4297



    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    X3.
    Eu participava de enduro de regularidade, com uma "ótima" Agrale 27.5, e era facilmente perceptivel a diferença da suspensão traseira com pouca carga na mola, ficava bem macia, já com a carga no máximo ficava dura. Isso com o mesmo amortecedor.
    E foi exatamente isto que percebi no Gol, depois que instalei as molas mais rigidas. Porém a intenção era não deixar o carro baixar tanto com o peso extra, e não endurece-la. Mas, acabou endurecendo, o que foi muito bem vindo.
    Abraço a todos.
    A suspensão de moto não é um bom exemplo. Aquele ajuste endurece mesmo. Foi feito para isso. Na moto a mola esta sempre em compressão mesmo sem carga.

    No Gol a mola do GNV serve para nivelar e não endurecer....
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4298
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    O meu ex-gol rallye 1.6 tinha umas molas e amortecedores com bitola de Ø e comprimento maiores que os dos outros gols .
    O carro era mais alto mas não era bambo nas curvas .
    Cinto saudade do meu bichinho .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #4299
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    Se ampliarmos a discussão, veremos que cada tipo de suspensão tem um fator diferenciado. As molas elípticas são as que mais conservam a propriedade, deixando a dureza ou firmeza mais à cargo do amortecedor.

    As barras de torção pouco causam o "rebound", e são mais "lineares" no sei trabalho, proporcionam elevado grau de resposta e conforto.

    As semi-elípticas ou feixe de molas, são bem maleáveis e macias, porém com o uso de mais lâminas, restringem o movimento, gerando uma graduação e gerando ao mesmo tempo mais resistência à medida que é comprimida. Possuem muito "rebound" também...

    Independente do veículo, se colocar uma mola que suporte mais carga, esse ficará mais firme sim, porém se compensar com amortecedores um pouco mais macios, a característica fica similar, pois acaba compensando... A mola mais dura realmente muda sim, porém para gerar esse efeito sobre a suspensão, ela precisa ser muito mais dura ou trabalhar com uma carga de compressão mais elevada. Calços nas molas geram isso inclusive nas suspensões macpherson, PORÉM, quem mais causa o efeito ainda é o amortecedor. Se tirar os amorteceedores dianteiros de uma picape com barras de torção, a primeira impressão é de algo completamente inalterado, porém é pegar alguns buracos que se percebe claramente a maciez do sistema, fazendo a suspensão abrir e fechar completamente com muita facilidade, como ocorre também nas suspensões com molas elíptica, porém essas com movimentos mais violentos ainda. Independente da mola ser mais rígida ou mais macia, sem o amortecedor a suspensão terá todo o seu curso e fechará facilmente nos batentes.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4300
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    A suspensão de moto não é um bom exemplo. Aquele ajuste endurece mesmo. Foi feito para isso. Na moto a mola esta sempre em compressão mesmo sem carga.

    No Gol a mola do GNV serve para nivelar e não endurecer....
    E no carro não ? Seu carro anda na lua, sem o efeito da gravidade .?

    {]´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #4301
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Se ampliarmos a discussão, veremos que cada tipo de suspensão tem um fator diferenciado. As molas elípticas são as que mais conservam a propriedade, deixando a dureza ou firmeza mais à cargo do amortecedor.

    As barras de torção pouco causam o "rebound", e são mais "lineares" no sei trabalho, proporcionam elevado grau de resposta e conforto.

    As semi-elípticas ou feixe de molas, são bem maleáveis e macias, porém com o uso de mais lâminas, restringem o movimento, gerando uma graduação e gerando ao mesmo tempo mais resistência à medida que é comprimida. Possuem muito "rebound" também...

    Independente do veículo, se colocar uma mola que suporte mais carga, esse ficará mais firme sim, porém se compensar com amortecedores um pouco mais macios, a característica fica similar, pois acaba compensando... A mola mais dura realmente muda sim, porém para gerar esse efeito sobre a suspensão, ela precisa ser muito mais dura ou trabalhar com uma carga de compressão mais elevada. Calços nas molas geram isso inclusive nas suspensões macpherson, PORÉM, quem mais causa o efeito ainda é o amortecedor. Se tirar os amorteceedores dianteiros de uma picape com barras de torção, a primeira impressão é de algo completamente inalterado, porém é pegar alguns buracos que se percebe claramente a maciez do sistema, fazendo a suspensão abrir e fechar completamente com muita facilidade, como ocorre também nas suspensões com molas elíptica, porém essas com movimentos mais violentos ainda. Independente da mola ser mais rígida ou mais macia, sem o amortecedor a suspensão terá todo o seu curso e fechará facilmente nos batentes.
    Diante dessa afirmação, prefiro me calar.

    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #4302
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    No Gol a mola do GNV serve para nivelar e não endurecer....
    Certo Walter, mas meu Gol não possui GNV, porém instalei as molas justamente para "nivelar" a suspensão quando (sempre) carrego peso.
    As molas são exatamente do mesmo tamanho, porém são mais "rígidas", "duras", e isso refletiu na suspensão.
    Agora com a mola para GNV, quando passo em um buraco na estrada de chão, a carroceria não ocila tanto quanto com a mola anterior, e senti ele mais firme nas curvas também.
    Lembrando, a altura do veículo, mesmo vazio, ficou exatamente a mesma do original.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #4303
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post

    A mola mais dura realmente muda sim, porém para gerar esse efeito sobre a suspensão, ela precisa ser muito mais dura ou trabalhar com uma carga de compressão mais elevada. Calços nas molas geram isso inclusive nas suspensões macpherson, PORÉM, quem mais causa o efeito ainda é o amortecedor.
    Concordo Edin,
    Mas acredito que essa era exatamente a discussão.
    Acredito que todos chegamos em um concenso: Molas mais duras deixam a suspensão mais dura.
    Claro que amortecedores com mais carga também fazem este serviço, talves até melhor.
    Grande abraço!
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #4304
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    Só relembrando que eu disse que a rididez da suspensão depende tanto do amortecedor, quanto da mola...(e o pior é que teve gente que ainda tirou sarro hehehehehehe)

    A quanto a suspenção de moto de trilha tras. aquela regulagem com rosca, reflete na pré carga da mola e não altera o amortecedor e com esta regulagem consegue-se alterar altura e rigidez do conjunto tras.

    []s
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  • #4305
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    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Concordo Edin,
    Mas acredito que essa era exatamente a discussão.
    Acredito que todos chegamos em um concenso: Molas mais duras deixam a suspensão mais dura.
    Claro que amortecedores com mais carga também fazem este serviço, talves até melhor.
    Grande abraço!

    Concordo.......

  • #4306
    Então vamos voltar para o assunto do tópico...

    Rodei hoje 1400km com a Triton e já deu pra perceber um monte de coisa.

    O câmbio AT costuma ser chato na estrada, mas não esse da Triton. Com todo o torque do motor ele funcionou lindamente. Com o Cruise control ligado e setado para 110km/h e 100Kg de carga na caçamba, ele manteve a velocidade na subida e retomou quase sempre sem reduzir a marcha. Na maioria das vezes só desligava o lockup.

    Para retomar numa subida forte é só pisar e então ele reduz e rapidinho chega-se a quase 140Km/h. Chegando aos 4000RPM ele troca a marcha.

    O que não é legal nesse conjunto câmbio/motor é a saída da imobilidade. Demara mais que o normal. Não sei quem é o culpado, provavelmente o câmbio. Quem já dirigiu a Hilux percebe na hora. A mesma coisa percebi na Frontier. Nesse ponto a Hilux é melhor mesmo.

    A suspensão como já tinha dito é bem macia e confortavel principalmente com os 100Kg na caçamba, mas com o piso ruim ela fica bastante solta, parece que começa a flutuar. Isso não acontece com a Ranger e deu até um pouco de medo.

    Como todo mundo sabe a Ranger antes de 2007 sai de traseira com facilidade mesmo na reta, mas essa Triton começa a ficar sem controle com mais freqüência que a Ranger sai de traseira. Se o asfalto for bom ela faz curva bem melhor que a minha Ranger.

    Talvez se a suspensão fosse um pouco mais dura ficasse mais segura. Pessoalmente não vejo muito problema nisso. São coisa de picape. Juntando os prós e contras prefiro do jeito que está

    O velocímetro e o GPS não se entendem. A 110Km/h o velocímetro marca 118Km/h. Sempre marca para mais.

    Agora o mais legal de tudo foi o consumo. Acho que bem diferente dos relatos encontrados no fórum e aqui também o computador de bordo não se entendeu com a calculadora:

    No primeiro tanque foi com o AC desligado e Cruise Control em 110Km/h (no GPS). O CB indicava media de 100Km/h e consumo de 9,7Km/l mas feito as conta na calculadora: 10,7Km/l.

    No segundo tanque AC ligado e CC em 110Km/h (no GPS). No CB média de 90Km/h e 9,4Km/l. Na calculadora 10,2Km/l

    No terceiro tanque AC ligado e CC em 110Km/h (no GPS). No CB média de 99Km/h 9Km/l. Na calculadora 11,2Km/l

    Antes do primeiro abastecimento para a viagem o CB marcava 6.8Km/h que foi o consumo em BH, mas não conferi com a calculadora.

    Tá aí a receita para que a Triton fique econômica: andar abaixo de 110Km/h.

    Seria muito bom se outro "tritonto" do fórum confirmasse ou não essas coisa que escrevi aí em cima.
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4307
    Walter,
    O grande diferencial das L200 sempre foi a suspensão mais firme. Então a Mit fez M**** e deixou-a mais molenga... Decepção.
    Mas isto nós já ouvimos dos primeiros proprietários no lançamento.
    Comparando com a Ranger e a Hilux, ela é mais macia ou mais firme?
    A estabilidade dela em relação a Hilux (que não é nenhuma referência neste quesito), como fica?
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #4308
    Lembrei de mais algumas coisinhas...

    Ontem finalmente sobrou tempo e eu pude pela primeira vez abrir o capô da Triton.

    Tudo novinnho né? A parte quente da turbina nem enferrujou ainda.

    A parte o fato daquele motor totalmente fora do convencional. Leva-se alguns minutos para entender se o motor tá de frente, de lado, ou de cabeça pra baixo. Não achei nem a bomba de alta pressão.

    O esquema da tração, o tal o Aasy Select....

    Parece que aquela alavanca no console esconde um botãozinho que nem o da Ranger.

    Com a Triton parada move-se a alavanca para a posição 4x4 e algumas vezes a tração simplesmente não engata o 4x4 com a luz no painel piscando. O manual diz que é só esperar um pouco, mas nada acontece.

    Além disso a RL usa duas válvulas solenoides. Precisa de vácuo para engatar e vácuo para desengatar. O pior é que eles ficam instados na caixa da roda dianteira, expostos a tudo que o pneu conseguir espirrar. Essa da Mit eu não consegui entender. No futuro isso vai ser fonte de problema como nas Ranger e S10.
    L200 Triton AT 3.2 2010

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