
Postado originalmente por
Edintruder
Se ampliarmos a discussão, veremos que cada tipo de suspensão tem um fator diferenciado. As molas elípticas são as que mais conservam a propriedade, deixando a dureza ou firmeza mais à cargo do amortecedor.
As barras de torção pouco causam o "rebound", e são mais "lineares" no sei trabalho, proporcionam elevado grau de resposta e conforto.
As semi-elípticas ou feixe de molas, são bem maleáveis e macias, porém com o uso de mais lâminas, restringem o movimento, gerando uma graduação e gerando ao mesmo tempo mais resistência à medida que é comprimida. Possuem muito "rebound" também...
Independente do veículo, se colocar uma mola que suporte mais carga, esse ficará mais firme sim, porém se compensar com amortecedores um pouco mais macios, a característica fica similar, pois acaba compensando... A mola mais dura realmente muda sim, porém para gerar esse efeito sobre a suspensão, ela precisa ser muito mais dura ou trabalhar com uma carga de compressão mais elevada. Calços nas molas geram isso inclusive nas suspensões macpherson, PORÉM, quem mais causa o efeito ainda é o amortecedor. Se tirar os amorteceedores dianteiros de uma picape com barras de torção, a primeira impressão é de algo completamente inalterado, porém é pegar alguns buracos que se percebe claramente a maciez do sistema, fazendo a suspensão abrir e fechar completamente com muita facilidade, como ocorre também nas suspensões com molas elíptica, porém essas com movimentos mais violentos ainda. Independente da mola ser mais rígida ou mais macia, sem o amortecedor a suspensão terá todo o seu curso e fechará facilmente nos batentes.