que isso, andando a essa velocidade o motor teria de ficar pelo menos uns dois minutos em marcha lenta...não sei como não empenou o eixo da turbina!!!
A principal função de não desligar o veículo turbo é essa...pois quando se anda a mais de 100km/h a turbina tá a mais de 100 mil Rpms, ai você imagina desligar o carro numa hora dessas, falta óleo pra turbina, com isso ela pode quebrar ou empenar o eixo...
em relação ao aquecimento do motor, ela já devia estar no limite, provavemente acima da temperatura normal, ao desligar ele apenas fez o inevitavel, já que o deslocamento de ar pela velocidade estava segurando a temperatura do motor, mas no limite, quando desligou ela estorou!!! mas não era para isso acontecer...não é uma relação direta desligar o motor imediatamente e ele esquentar...o grande problema é mesmo a turbina, mas também prejudica outras áreas do motor, por isso que se andando em estradas nunca se deve desligar o motor imediatamente...
As Toyotas 3.0T possuem o cabeçote de alumínio e estes não aguentam temperatura acima do normal...o que acontece com alguns motores é que a chaleira de plástico trinca e perde água, ai o motor esquenta e consequentemente trinca o cabeçote, não tem escapatoria, esquentou trinca! Ai mais um motivo pra não deligar o motor, pois além da turbina parar de receber óleo, o cabeçote para de receber água e consequentemente fica com a temperatura no limite o que pode acarretar a trinca sim, mas você não verá o ponteiro subir a temperatura por isso, até porque a leitura da temperatura é na água...
Sérjão