Esse acessório tem vários significados.
Versão Imprimível
Esse acessório tem vários significados.
Pô Loyer...
que isso, andando a essa velocidade o motor teria de ficar pelo menos uns dois minutos em marcha lenta...não sei como não empenou o eixo da turbina!!!
A principal função de não desligar o veículo turbo é essa...pois quando se anda a mais de 100km/h a turbina tá a mais de 100 mil Rpms, ai você imagina desligar o carro numa hora dessas, falta óleo pra turbina, com isso ela pode quebrar ou empenar o eixo...
em relação ao aquecimento do motor, ela já devia estar no limite, provavemente acima da temperatura normal, ao desligar ele apenas fez o inevitavel, já que o deslocamento de ar pela velocidade estava segurando a temperatura do motor, mas no limite, quando desligou ela estorou!!! mas não era para isso acontecer...não é uma relação direta desligar o motor imediatamente e ele esquentar...o grande problema é mesmo a turbina, mas também prejudica outras áreas do motor, por isso que se andando em estradas nunca se deve desligar o motor imediatamente...
As Toyotas 3.0T possuem o cabeçote de alumínio e estes não aguentam temperatura acima do normal...o que acontece com alguns motores é que a chaleira de plástico trinca e perde água, ai o motor esquenta e consequentemente trinca o cabeçote, não tem escapatoria, esquentou trinca! Ai mais um motivo pra não deligar o motor, pois além da turbina parar de receber óleo, o cabeçote para de receber água e consequentemente fica com a temperatura no limite o que pode acarretar a trinca sim, mas você não verá o ponteiro subir a temperatura por isso, até porque a leitura da temperatura é na água...
Sérjão
Serjão,
A oscilação do ponteiro da temperatura em todo o trajeto foi de no máximo uns 2mm, sempre muito próximo do meio. Em nenhum momento ela aqueceu andando, mesmo em altas velocidades que o Loyer imprimiu.
O aquecimento aconteceu quando saímos da prova de motocross, depois de uns 10 minutos que estávamos parados e o motor desligado.
Pois é Renatão,
o motor tava no limite de temperatura, não era para ele aquecer porque foi desligado, mas como esse motor trabalha no limite, ao desligar ele ficou em "brasas" sem condição de resfriamento, por circulação de água, de óleo e ar, então quando religou ele apenas mostrou no painel o que estava acontecendo com ele...mas veja bem, o que eu estou tentando dizer é que o fato de ter desligado o motor assim que parou, até porque ao verem a prova, reduzirem a velocidade, estacionarem e desligarem o motor, quer dizer que não se vinha a 160 envfiou o pé no freio e desligou o motor, ocorreram alguns segundos, ou mesmo 1 minuto entre esse tempo de reduzir e parar, de modo que o motor com certeza já estava estrangulado na temperatura...o fato de parar rápido e cortar toda a ventilação natural e o fluxo de água e óleo fez com que ele superaquece, mas isso não é uma coisa normal em motores, apenas nos que possuem esse problema de subdimencionamento no sistema de arrefecimento...
Sérjão
PS. a culpa não é do Loyer, ele pecou em ter desligado o motor sim, pois pode, principalmente em uma L200 AT (que apresenta esse problema de subdimencionamento de arrefecimento), trincar um cabeçote, empenar o eixo da turbina, ou até quebrar...
Certo Serjão. Entendido e concordo com suas explicações. É claro que o motor tá no limite do seu rendimento.
Inclusive estávamos comentando/confirmando onte que esse motor não aceita desaforo. É um motor que merece cuidados.
Quando eu estava pensando em comprar uma 4x4 diesel, aprendi aqui no forum que:
1- Ao ligar o motor, deve-se esperar por um minuto até que a turbina fique bem lubrificada para então sair com o veículo.
2- Ao parar, esperar pelo menos um minuto para refrigerar a turbina e só então desligar.
Quando eu chego de viagem onde o motor é muito exigido, tenho tirado parte da bagagem, deixando rodar em marcha lenta, para então desligar. Quando faço paradas técnicas na estrada, nem desligo.
No quebra sol da Ranger tem um aviso de fábrica: esperar 45 segundos ao ligar ou desligar o veículo.
Parece que ajuda em muito a vida útil dos motores diesel turbinados esse tipo de procedimento.
Bração né? O engraçado é que na S-10, troller, SW4 o bração nunca tinha aparecido e agora quando pego uma L-200 ele aparece? Sem essa Renatão, vc estava lá e não me deixa mentir, daquele momento que paramos no acostamento e decidiamos se entrariamos no motocross, até o momento que desliguei o motor, deu uns 3 minutos, pois chegamos na porta do evento, não tinha onde parar, fiz a volta, subi naquele capim pra estacionar e ainda ficou ligada uns 30 segundos pois eu estava pegando minha carteira, documento, celular e garrafinha d´água.´
Sei não se a culpa foi minha...
Quanto ao ''deveria ter deixado o motor ligado'' eu realmente não entendo muito de mecânica, e acostumado a andar em carros ressistentes, nunca tinha passado por uma situação dessas, quando olhei aquele ponteiro beliscando a linha vermelha o susto tomou conta e a primeira coisa que veio na cabeça foi parar no acostamento e desligar.
Mais Loyer, é justamente o que todos sabemos.
O motor da L200 tá no limite de sua preparação para ganhar esses cavalos a mais.
Concordo que é um motor melindroso, merece cuidados especiais que não necessitam em outras fábricas como os MWM e Toyota. Infelizmente a Mitsubishi foi a última a trazer para o Brasil novas tecnologias como o cammon-rail (acho que é assim).
Mais veja pelo lado bom da coisa. Faça de contas que essa máquina seja uma donzela e que mereça todos os mimos e agrados possíveis.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mais agora vc já aprendeu a dirigir um MIT. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sérjão a história não é bem assim!
O Rezende não contou a história completa, eu disse que na SW4 eu faço da seguinte forma:
95% das paradas que faço quando viajo com ela são concomitantes com abastecimentos, ou seja, quando quero parar, a uns 3 ou 4 KM antes do posto de gasolina eu diminuo a velociade e programo o cruise control a 80 - 90 Km/h e vou nesse ritmo até o posto. ou seja, até chegar lá já rodei uns 4 minutos com o giro a menos de 2.000 RPM. Na hora que paro no posto, ainda deixo o motor funcionando uns 2 ou 3 minutos que é o tempo que leva pra aparecer um frentista (posto de rodovia é foda!) e só qnd o frentista destrava a bomba é que eu desligo o motor.
Acho que dessa forma não estou prejudicando a vida útil do motor e turbina.
Cê ta certo Loyer...
é que o Renatão não relatou propositalmente direito...ele telefonou pra mim e disse que ia botar pra quebrar em tú, só de sacanagem...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Agora falando sério...
Essa sua forma de utilizar o veículo, tanto sua SW4 como seu Troller estão certas...Veja que eu comentei que mesmo vindo a 160 você não travou as rodas e desligou o motor, teve um tempo decorrido pra isso, então como sabemos que estes motores estão no limite ele precisária ter ficado ligado, mas isso é um procedimento para a L200 AT e não pros demais veículos...
Sérjão
ESTAMOS REAQUECENDO O POST SOBRE L200 AQUECENDO...HEHEHEHEHEHE...SÓ UM TROCADILHO!!