Postado originalmente por
Pequeno jr
Tavora ..... Compra de qualquer que seja o veículo para o Governo seja ele Municipal, estadual ou federal ou qualquer órgão vinculado ao governo é regida pela lei nº8666/93.
Trocando em muidos o que diz essa lei (vou fazer um ZIP-Full de toda a lei correto so para que vcs entendam sobre o que vc escreveu) ela diz assim, o órgão que pretende adquirir determinado bem (vamos dizer sobre pick-ups) coloca em seu processo licitatório todas as informações do bem que ela pretende adquirir por exemplo: Veículo da modalidade pick-up, cabine dupla, tração 4x4 com motorização Diesel.
Pois bem, a partir dai as empresas (neste caso fabricantes) enviam a proposta para o órgão. Em alguns casos, na licitação o orgão pode pedir que os bens sejam inspecionados por uma comissão. No caso das Pick-ups, todas as existentes hoje em dia passam em qualquer comissão que seja sem problema algum pois qualquer uma delas atendem as especificações necessárias.
A partir dai, na licitação quem ganha é o menor preço. Então quando você ver 500 viaturas da policia militar do fabricante XXX não quer dizer que eles so compram de tal marca, que tal marca é a melhor, que tal marca é a que mais aguenta, que tal marca é isso ou aquilo .... mas foi porque na LICITAÇÃO a marca XXX teve o menor preço em comparado com os demais participantes do processo licitatório.
Como Nissan, Mitsuishi e Gm fabricarem suas pick-ups no Brasil eles "ganham" alguns pontos a mais devido ao preço em comparação com Toyota e Ford que são feitas na Argentina e tem a incidência, de pouco mas há, imposto.
Agora, é claro que num processo licitatório vc pode direcionar para quem que vc quer ganhar... exemplo foi a compra das SW4 em fortaleza, pois lá pediram um SUV, motorização diesel com common Rail, tração Integral nas rodas e com câmbio automático. Adivinha quem tem o melhor preço de SUV nestas caracteristicas??? A Toyota é claro e adivinha quem foi o maior contribuinte na campanha do irmão do Ciro Gomes?? O dono das concessionárias Toyota no estado do Ceará. (sera q eu podia falar isso aqui??? Fudeu !!)
Estive em algumas comissões pouco antes de meu pai falecer e escutei algumas coisas sobre alguns tratados q o Brasil fez e que por isso, a partir de uma determinada data so serão aceitos veículos que se adequem a norma Euro IV, ou seja, apenas veículos Diesel com common rail. Ou seja, se alguns fabricantes não se adequarem, não vão mais poder participar. Já entendeu quem aindanão se adequou correto??
Apenas para deixar claro... não sou advogado (se aparecer algum advogado ai pode ate explicar melhor do que eu a Lei que me referi)... sou analista de sistemas, mas meu pai participou de diversos processos licitatórios em diversos orgaos do governo aqui do DF, como para outros estados e governo federal colocando o aval dele na aquisição de veículos sejam Diesel, Gasolina e Alcool; Sedan, Pick-ups, Vans, Onibus e etc devido aos conhecimentos que ele tinha, além dele ser instrutor de várias coisas entre elas direção defensiva, ofenciva e tecnicas anti-sequestro.
Além disso, conheço muita gente que trabalha para os fabricantes de veículos e que fazem a tão famosa venda corporativa. Sempre que posso pego alguma informação de como andam as vendas para o Governo.
No caso de SP e RJ aonde existe Rangers e Hilux os fabricantes tem que tirar parte da margem para conseguirem vencer as licitações de principalmente GM e Mistubishi. Aqui no DF, serão entregues 150 L-200 Bolinhas daqui uns dias... e tu já viu o preço de uma L-200 L ou GL bolinha??? Imagina então com a inseção de impostos que é dada na licitação a quanto que sai cada uma delas.
Abraços