Fumaça preta é diesel não queimado.
Não seria o caso de regulagem da bomba injetora?:pipoca:
Versão Imprimível
Caro Caporto, obrigado pelas dicas...realmente era um fusível de 7,5 A que tinha ido para o saco, foi substituído e udo voltou a funcionar novamente, segundo o mecânico ela entrou em "modo de emergência", assim que engatou a ré, queimou novamente....tive a terrível descoberta que alguém bateu na minha viatura e amassou o suporte do step, rompendo o fio da câmera de ré, o que estava gerando o curto...mas tá bom, bola para frente, semana que vem vou dar a revisão de 100.000 km e substituir o óleo da transmissão, já que o antigo dono não fez....mas é isso, obrigado a todos.
Abraço e bom resto de semana
:concordo:
Olá meu caro Caporto ...
Bom dia.
Recebi ontem minha encomenda ... mudou outra vez as inscrições na etiqueta do frasco do produto ... de pouco tempo para cá, a expressão "Reduz as emissões de particulados (Fumaça preta)" foi substituída pela expressão: "Bioestabiliza as propriedades físico-químicas do óleo diesel" ... e recomenda: "No tratamento em estocagem prologanda: 1 litro para 500 litros de diesel. Manutenção em uso contínuo: 1 litro para 1000 litros de Diesel" ...
No seu caso, mesmo utilizando muito pouco o veículo, ainda assim eu consideraria "uso contínuo", e utilizaria 1 ml para cada 1000 ml de Diesel em cada abastecimento ... assim, terás um combustível permanentemente tratado no tanque de seu veículo numa dosagem conservadora, que lhe garantirá tranquilidade no caso de o veículo ficar parado na garagem e o combustível permanecer armazenado no tanque dele por muito tempo ...
Forte abraço.
Renovado o seguro da viatura.
R$ 3.310,00.
Bônus máximo de desconto.
Cobertura individual de R$ 100.000,00 para danos materiais, corporais e morais, mais assistência 24 horas.
Ô dinheirinho doído, mas que não dá para ficar sem contratar.:pipoca:
Bom dia, meu caro amigo Glaicon
Acho que pagou barato ... e é um dinheiro muito bem empregado em prol de nossa tranquilidade e dos nossos ente queridos, assim como aquele que gastamos com plano de saúde e segurança de nossas casas e empresas neste país onde pagamos altos impostos e recebemos tão pouco de volta em benefícios pelo governo ... infelizmente, são essas, e outras, que nos empobrecem neste nosso país tão mal administrado pelos nossos governantes que, por sua vez, são mal escolhidos, fiscalizados e cobrados pelo nosso povo e instituições ... mas, estamos aprendendo com nossos erros, e ainda tenho fé que um dia estaremos no mesmo patamar de amadurecimento de países desenvolvidos para nossas escolhas ... o que faz um grande país é um grande povo ...
Renovei em janeiro o seguro da minha viatura (Full 5P Diesel 2013/2014), pelo periodo de 01/01/2018 até 01/01/2019, nas mesmas condições que as suas, por R$ 3.535,00. Fiz pela Itau Seguro Auto ... Classe 10 ... Cobre 100% da Tabela FIPE. Inclui, ainda: Carro reserva por 20 dias (ou desc. de 20% na franquia), vidros em geral (parabrisas, faróis, lanternas, retrovisores), assistência residencial em serviços diversos ... achei que encareceu muito, relativamente ao ano passado, quando paguei R$ 2.685,00 ... mas, foi o mais em conta que meu corretor conseguiu encontrar naquela oportunidade ... ainda assim, achei barato, relativamente a congêneres de outras marcas ...
Forte abraço.
Bom dia meus caros, ontem minha viatura deu problema novamente e a minha câmera de ré foi para o saco :parede:...
nao coloquei uma original mas vou trocar em breve, a qualidade é muito superior...
caso alguém tenha uma e queira fazer um precinho camarada :angel:
Abraços
Amigos do forum.
Vendi minha Pajero Full 2013 e recebi uma triton 3.2 2009 manual...kkkkkk
Precisava aplicar uma parte do dinheiro numa reforma.
Bem! O que quero deixar registrado aqui é para aqueles que um dia irão pesquisar se vale a pena ou não a Full e saber se é boa ou não.
Não sou técnico em detalhes como nossos gurus daqui do fórum Enasor e Carpoto. Sou um usuário que gosto de carro e cuido com atenção.
Tive algumas camionetes com hilux sw4 1993 manual, hilux SR5 2001 manual, Frontier SE 2009 manual, hilux sw4 2006 automatica, hilux SRV 2011 automatica, por ultimo Pajero Full 2013 e agora uma triton 3.2 2009 manual.
Todas diesel.
Todas camionetes nunca me deram qualquer problema, pois compro carro de procedência e mantenho as manutenções em dia e sempre fora de CSS.
Meus filhos que ainda são pequenos, nunca deram bola para carro desse ou daquele tipo, mas vou lhes dizer. O meu pequeno de 8 anos, agora quando fui entregar a Full, chorou, pois não queria se desfazer dela. Por sinal os dois filhos ficaram apaixonados por tudo que a full propicia.
Posso dizer sem medo. Voltarei daqui um tempo a full novamente, pois dentre estas que tive e sei que entre a maioria que roda por aí, igual a full em conforto, segurança, estilo, força de motor não existe melhor em custo/benefício.
Melhor tem? claro que tem, mas terás que desembolsar muito dinheiro para comprar e na manutenção.
A única coisa que a full foi pior para mim, é que a minha tinha rodas 20 polegadas e com isto, passando nessas ruas e estradas maravilhosas, sentia forte os trancos de buracos e alguns grilos dentro. Mas fiquei com muita vontade de saber se na mesma full, se colocasse um aro menor, por exemplo de 18 polegas, acho que ficaria tremendamente diminuido esse único detalhe negativo que descrevi, que acredito ser advindo das rodas grandes e pneus de perfil baixo. Fiquei com essa curiosidade.
De resto é carro diferenciado. Estiloso ainda mais com os aros 20...kkkk
Quantos aos grilos internos, nunca fiz qualquer tentativa de executar um serviço com profissionais dessa área, pois na cidade onde moro, não tem pessoal com essa especificidade.
Saí de uma nave e peguei agora uma bruta, mas faz parte do jogo, voltar um passo atrás para poder avançar vários a frente.
Graças a Deus a Triton é muito bem cuidada, somente de asfalto. Vou continuar aqui, pois outra coisa que percebi claramente no forum da pajero. Aqui o pessoal dificilmente deixa uma pergunta no limbo, geralmente respondem. Em outros foruns que andei lendo, muita gente fazendo perguntas e os caras do forum preocupados em escrever façanhas e embustes.
Tamo junto
Abraço
Salve Povo dedicado e estudioso!!!
Estava bastante tempo afastado do fórum, mas já li todas as páginas, inclusive aquela manobra brilhante do Caporto no sistema de freios...parabéns. Ahhh...e os experimentos do Enasor, agora em taças....kkkkk, somente demonstra o zelo com que cuida de sua princesa e o desprendimento em apresentar sustentação as diversas teorias que nos são apresentadas...muito obrigado.
Li bastante comentários relacionados a aditivos no combustível, troca do fluído da TA, filtro de ar e de combustível, enfim assuntos pertinentes a manutenção preventiva que fazem toda a diferença.
Tentarei não ser muito extenso:
- Minha Full 10/11 está com 224.000km e tenho utilizado ela em sua plenitude, explorado viagens para o litoral Nordestino com direito as aventuras que aquela Terra nos oferta, ido ao Jalapão (acredito que dispensa comentários em termos de exigência do equipamento), feito viagens do Tocantins para Santa Catarina e demais passeios aos belos lugares do Tocantins. Para encarrar esta rotina tenho procedido da seguinte forma:
* Troca de óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e de ar com no máximo 10.000km. Filtro de combustível original, filtro de óleo MAN, filtro de ar Techfil/Wega, Lubrificante conforme especificação do fabricante, mas com o aditivo para evitar carbonização (utilizo o ursa premium TDX SAE 15W40)...também faço a utilização do querosene de luxo a cada 10k;
* Fiz manutenção preventiva no setor de direção, pois embora quase imperceptível quem é o dono do carro percebe a mudança de comportamento;
* Limpeza de tanque de combustível;
* Procedimento de aperto/conferencia da fixação dos cubos de rodas;
* Troca de fluídos de arrefecimento e demais lubrificantes conforte determina o fabricante;
* Limpeza preventiva de válvula EGR e tubulações (esta em retifica para ficar semelhante a nova)
* Alinhamento, balanceamento e rodízios de pneus a cada 7.000km
* Não faço utilização de aditivo permanente no tanque de combustível, porém abasteço somente em posto de alto fluxo de veículos abastecidos a diesel;
* Submeto o funcionamento do 4x4 toda semana;
* Fiz o remap da central eletrônica
* Rodo em velocidades superiores a 120 km/h em situações em que aparentemente apresentem condições excelentes;
* Faço revisões no máximo a cada 10.000km em mecânico de confiança;
* Fiz limpeza de radiadores há uns 02 anos e estou programando outra para este ano ainda;
* Faço proteção de pintura anualmente por conta do sol intenso aqui no Tocantins;
* Fiz serviço de remoção de ruídos com um profissional aqui na cidade e,
* Observo as regrinhas de cuidados com turbina, cambio automático e direção defensiva (quando em terrenos hostis sempre que possível)
Bom, até agora as medidas adotadas acima, muitas das quais compartilhadas nestes grupo por pessoas dedicadas, tem permitido uma convivência alegre e saudável...minha família é muito satisfeita com a "MAFIOSA".
Por estes dias estudo as possibilidades existentes, por 02 buchas da bandeja superiores da frente (uma bucha em cada lado) apresentam sinais de fim de vida. Alguns dizem que se deve trocar a bandeja por completo (já vem com os pivôs), outros afirmam que pode trocar com sossego somente as buchas, neste caso as 04 superiores. Porém, ao fazer pesquisa nos sites não encontrei opções de fabricantes primeira linha destas buchas, como por exemplo FEBEST. Na casa da pajero tem a oferta desta buchas KIT BUCHAS PAJERO FULL BALANÇA BANDEJA por R$499,00, mas encontrar quem utilizou é outra conversa. Ainda não tenho a opinião formada, mas estou reclinado a adquirir a bandeja completa, logicamente a opção mais cara da marca FEBEST.
Portanto, fica a minha contribuição aos que pretendem adquirir Fulls usadas e recomendação a todos que leiam com atenção os posts da turma porque ajuda muito e garantem uma vida duradoura as nossas Pajeros.
Abraço e sorte a todos!
Bom dia, meu caro amigo jonasjc
Excelente relato, e obrigado pela grande contribuição ... Seu relato vem ao encontro de nossa tese de que um Pajero Full usado, bem cuidado e de bom “pedigree” como o seu é a melhor opção em termos de custo x benefício para quem pretende um SUV de grande porte, com baixo custo de propriedade e de manutenção, com muita tecnologia embarcada, espaçoso, confortável, seguro, robusto e confiável para viagens/expedições ...
Relativamente à troca de óleo do motor, no caso de seu veículo o manual preconiza “a cada 5.000km ou 6 meses” ... talvez o manual seja conservador, mas, considerando que esse óleo não só lubrifica partes e peças do motor, como também da turbina e da corrente de comando (peças também importantes e caras, mas que no Pajero Full tem uma durabilidade enorme), eu, particularmente, mesmo no seu caso que roda muito, às vezes até mesmo em velocidade superior a 120 km/h, seguiria a recomendação do manual ...
[/QUOTE]Relativamente às buchas / bandeja, é interessante seu questionamento ... vamos aguardar a opinião dos demais colegas ...
Forte abraço.
E o hodômetro tombou os 200.000 Km´s.
41.000 Km´s rodados em pouco mais de 23 meses.
Aniversário da viatura será no final deste mês.:palmas: