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  • #1



    Citação Postado originalmente por Rafapaj Ver Post
    Boa tarde AugustoRysevasSilveira.

    Então carinha, na minha Pajero tive exatamente esse problema. Encharcava o tapete do passageiro.

    Tens que retirar o porta-luvas, são 4 parafusos se não me falha a memória. É simples e intuitivo de tirar. A parte do reservatório é bem chata de retirar do carro. Digo retirar pois na minha o tal dreno estava obstruído por poeira e limo da umidade do reservatório e é um joguinho de paciência, tem uns parafusos fora de mão pra retirar. Com o reservatório fora do carro, tem umas travinhas pra abrir as duas metades dele e efetuar a limpeza. Vai estar tudo sujão lá pra dentro. Faça o mesmo com o dreno que fica pelo motor. Lembro que na época eu cortei um pedaço de espuma de E.V.A. em forma de arruela pra substituir a vedação original que na minha estava ressecada e partida.

    Limpeza efetuada foi aquele jogo de cintura pra montar tudo de volta nos devidos lugares. Com a máxima atenção pra não deixar o tubo (que entra pelo painel corta-fogo), desalinhado no encaixe do reservatório, dentro do carro. Vai ficar uma frestinha entre o painel corta-fogo e a caixa do reservatório, pelo lado de dentro do carro, que dá pra enxergar mais ou menos e talvez se tiveres dedos finos averiguar a posição do dreno.

    Espero ter ajudado. No meu caso aqui, resolveu e permanece certinho pelo 2º ano.

    Abraço e boa sorte.
    Rafapaj,

    Muitíssimo obrigado por sua contribuição! Com certeza me ajudará muito. Só para esclarecer uma dúvida que fiquei, quando você se refere aqui:

    "Com o reservatório fora do carro, tem umas travinhas pra abrir as duas metades dele e efetuar a limpeza"

    Você removeu a caixa do condensador completa e só depois, fora do carro, que separou as metades de cima e de baixo?

    Quando fucei ela, achei que dava pra separar as metades da caixa do condensador sem precisar remover a metade de cima, mantendo-a ainda instalada. Mas pelo que você disse tem que tirar tudo, correto?

    Agora o carro está na oficina fazendo uma troca de fluídos de câmbio, CT e diferenciais, além de uma limpeza no sistema de vácuo das solenoides da roda livre, mas quando ela voltar pra casa, vou mergulhar nessa presepada e aí volto com fotos e relatos hehehe.

    Abraços

    Augusto

  • #2
    Usuário Avatar de Rafapaj
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    Citação Postado originalmente por AugustoRysevasSilveira Ver Post
    Rafapaj,

    Muitíssimo obrigado por sua contribuição! Com certeza me ajudará muito. Só para esclarecer uma dúvida que fiquei, quando você se refere aqui:

    "Com o reservatório fora do carro, tem umas travinhas pra abrir as duas metades dele e efetuar a limpeza"

    Você removeu a caixa do condensador completa e só depois, fora do carro, que separou as metades de cima e de baixo?

    Quando fucei ela, achei que dava pra separar as metades da caixa do condensador sem precisar remover a metade de cima, mantendo-a ainda instalada. Mas pelo que você disse tem que tirar tudo, correto?

    Agora o carro está na oficina fazendo uma troca de fluídos de câmbio, CT e diferenciais, além de uma limpeza no sistema de vácuo das solenoides da roda livre, mas quando ela voltar pra casa, vou mergulhar nessa presepada e aí volto com fotos e relatos hehehe.

    Abraços

    Augusto
    Boa tarde AugustoRysevasSilveira.

    Então meu caro, agora que você falou, fiquei na dúvida se removi tudo mesmo ou só uma das metades. kkkkkkk Faz bastante tempo que fiz isso e pela demora em te responder acho que você até já fez o serviço. Eu lembro sim que tive que desmontar muita coisa pois tbem, tive de fazer um reparo no motor do ventilador que fica bem próximo, talvez por isso a confusão.

    Boa sorte aí!!!
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #3
    Usuário Avatar de Leandro1980
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    Amigos, alguem ja trocou as borrachas de todas as portas usando rolo de borracha generico e nao as originais MIT? ficou bom? da para confiar? as borrachas das minhas portas estao todas deixando entrar muita poeira no carro. A diferença de valor e absurda.
    Abraços
    Pajero GLS-b 1998

  • #4
    Usuário Avatar de Maserati
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    Question Ventilador Ar condicioando Pajero GLS-b

    Bom dia amigos da Pajero.

    Tenho uma Pajero 97 V6 - 3000 - Gasolina e GNV. 200000km.

    Sou novo aqui e ja trago um busca, que tem sido implacável (rss): ventilador interno do ar condicionado (MB657229), da pajeirinho 1997. Preciso de uma nova pq a minha deu ruim.

    ML, OLX e outros locais em busca de sucatas para tirar o ventilador....ja busquei bastante. E, antes de comprar no site da gringa (Ubuy) resolvi consultar aqui na biblia dos 4x4.

    Se alguem souber onde eu posso conseguir uma dessas, avisa porfavor.
    Desde já agradeço!!!

  • #5
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    Olá, sou de Curitiba e acabei de adquirir uma Pajero GLS-B 98/99 e estou muito empolgado com o carro. Tenho que revisar o ar condicionado, trocar os defletores de ar do painel e colocar um bagageiro, mas vou fazendo com calma. Quero levar numa oficina especializada pra fazer uma boa revisão, alguém mora por perto pra fazer uma indicação ?
    Valeu !

  • #6
    Usuário Avatar de Rafapaj
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    Citação Postado originalmente por FlavioMar77 Ver Post
    Olá, sou de Curitiba e acabei de adquirir uma Pajero GLS-B 98/99 e estou muito empolgado com o carro. Tenho que revisar o ar condicionado, trocar os defletores de ar do painel e colocar um bagageiro, mas vou fazendo com calma. Quero levar numa oficina especializada pra fazer uma boa revisão, alguém mora por perto pra fazer uma indicação ?
    Valeu !

    Bom dia Flavio.

    Então carinha. Tenho uma GLS-B como a sua, porém, a minha é 99/00. Comprei um kit de defletores da ventilação do Aliexpress. Procurei muito por um usado original, porém, os que encontrei estavam em péssimo estado, ressecados e partidos, pior do que os meus. Mas já prepare-se para desmontar toda a casca do painel do carro. Os difusores são parafusados de trás pra frente. O bom é que já dá pra fazer uma limpeza geral pra trás do painel.

    Com relação ao motor, sofri um pouco com oficinas aqui na minha cidade (São José dos Pinhais - PR). Oficina que tive boas recomendações e que acabei contratando para fazer o motor da minha. Resultado: Fundiu denovo com menos de 30.000km. Montaram tudo errado e com peças paralelas muito ruins (TAKAO) na maioria. Só pra ter uma ideia a corrente de comando TAKAO nessa quilometragem, laceou cerca de 10cm. Enfim, uma tragédia.

    Encontrei um mecânico especialista em Curitiba e é onde ela está no momento, aguardando peças originais para refazer o motor. A oficina é a Diesel Car Imports, do Wagner e dos filhos. O cara é bom e manja muito de mitsubishi, especialmente de Pajero 4m40 e 4m41, que provavelmente é motor que vai entrar na minha caminhonete. O telefone dele é o (41) 3334-1775.

    Boa sorte aí com sua viatura meu caro.

    Abraço
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Rafapaj Ver Post
    Bom dia Flavio.

    Então carinha. Tenho uma GLS-B como a sua, porém, a minha é 99/00. Comprei um kit de defletores da ventilação do Aliexpress. Procurei muito por um usado original, porém, os que encontrei estavam em péssimo estado, ressecados e partidos, pior do que os meus. Mas já prepare-se para desmontar toda a casca do painel do carro. Os difusores são parafusados de trás pra frente. O bom é que já dá pra fazer uma limpeza geral pra trás do painel.

    Com relação ao motor, sofri um pouco com oficinas aqui na minha cidade (São José dos Pinhais - PR). Oficina que tive boas recomendações e que acabei contratando para fazer o motor da minha. Resultado: Fundiu denovo com menos de 30.000km. Montaram tudo errado e com peças paralelas muito ruins (TAKAO) na maioria. Só pra ter uma ideia a corrente de comando TAKAO nessa quilometragem, laceou cerca de 10cm. Enfim, uma tragédia.

    Encontrei um mecânico especialista em Curitiba e é onde ela está no momento, aguardando peças originais para refazer o motor. A oficina é a Diesel Car Imports, do Wagner e dos filhos. O cara é bom e manja muito de mitsubishi, especialmente de Pajero 4m40 e 4m41, que provavelmente é motor que vai entrar na minha caminhonete. O telefone dele é o (41) 3334-1775.
    Boa sorte aí com sua viatura meu caro.
    Abraço
    É incrível como os motores refeitos não duram, independentemente de marca da viatura.
    Sempre fica uma pendenga no caminho, que atenua a vida útil dos mesmos.
    Lamento pelo ocorrido e, boa sorte na nova tentativa.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    É incrível como os motores refeitos não duram, independentemente de marca da viatura.
    Sempre fica uma pendenga no caminho, que atenua a vida útil dos mesmos.
    Lamento pelo ocorrido e, boa sorte na nova tentativa.
    Então Glaicon, o problema são as peças de reposição. Existe muita falsificação nos anéis de pistão MAHLE e camisas de cilindros Metal Leve. Aí ferra, pois são marcas que o cara crê que são "ponta firme", e foram os instalados. Com a dificuldade de encontrar peças originais e quando encontrar, custar o valor do carro, as marcas paralelas reinam fazendo peças de baixíssima qualidade. Como essas da TAKAO que mencionei. Os pistões colocados no meu motor já apresentavam desgaste prematuro com menos de 30.000 km e o kit de corrente de comando é uma desgraça. A corrente laceou muito, muito mesmo, a ponto dos elos da "subida" esbarrarem nos elos da "descida". Os guias da corrente é outro caso à parte. São de um material até que aceitável, porém, tem menos da metade da altura do guia original. Enfim, abriu tanta folga entre elos que o ponto do motor adiantou demais e os pistões todos atropelavam as válvulas e a corrente também ficou batendo dentro da capa frontal "comendo" parte da parede de alumínio. Enfim, uma tragédia.

    Acredito que esta semana já tenha resolvido. A maioria das peças, desta vez originais, já foi providenciada e muito provavelmente montaremos um 4m41 (indireto) com cabeçote e bomba injetora mecânica do 4M40.

    Aí fica um 4M41 8 válvulas.

    Abraço!!!
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Rafapaj Ver Post
    Então Glaicon, o problema são as peças de reposição. Existe muita falsificação nos anéis de pistão MAHLE e camisas de cilindros Metal Leve. Aí ferra, pois são marcas que o cara crê que são "ponta firme", e foram os instalados. Com a dificuldade de encontrar peças originais e quando encontrar, custar o valor do carro, as marcas paralelas reinam fazendo peças de baixíssima qualidade. Como essas da TAKAO que mencionei. Os pistões colocados no meu motor já apresentavam desgaste prematuro com menos de 30.000 km e o kit de corrente de comando é uma desgraça. A corrente laceou muito, muito mesmo, a ponto dos elos da "subida" esbarrarem nos elos da "descida". Os guias da corrente é outro caso à parte. São de um material até que aceitável, porém, tem menos da metade da altura do guia original. Enfim, abriu tanta folga entre elos que o ponto do motor adiantou demais e os pistões todos atropelavam as válvulas e a corrente também ficou batendo dentro da capa frontal "comendo" parte da parede de alumínio. Enfim, uma tragédia.
    Acredito que esta semana já tenha resolvido. A maioria das peças, desta vez originais, já foi providenciada e muito provavelmente montaremos um 4m41 (indireto) com cabeçote e bomba injetora mecânica do 4M40.
    Aí fica um 4M41 8 válvulas.
    Abraço!!!
    Realmente, muitos problemas.
    Boa sorte.

  • #10
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    Valeu pela dica Rafapaj, deixei lá com o Wagner pra dar aquela geral.

    Estive na região de Campinas e conheci um mecânico especializado em camionete diesel, Mecânica Chico Nova Geração - Rua Santa Isabel, 2014 - Barão Geraldo - Campinas Fones: (19) 3289-6522 / (19) 98266-6004, (Fabrício) recomendo pelo profissionalismo e transparência nas negociações, pena que os mecânicos da região tem poucas opções de retíficas.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por FlavioMar77 Ver Post
    Valeu pela dica Rafapaj, deixei lá com o Wagner pra dar aquela geral.

    Estive na região de Campinas e conheci um mecânico especializado em camionete diesel, Mecânica Chico Nova Geração - Rua Santa Isabel, 2014 - Barão Geraldo - Campinas Fones: (19) 3289-6522 / (19) 98266-6004, (Fabrício) recomendo pelo profissionalismo e transparência nas negociações, pena que os mecânicos da região tem poucas opções de retíficas.
    Opa, legal meu caro.

    Deves ter visto a minha viatura lá parada então. kkkkkkkk. Hoje começa a montar o motor. Ao contrário do que eu havia dito a uns posts pra trás, o motor vai ser montado com o conjunto do 4M41, mas no bloco do 4m40. Vai usar pistões, bielas e virabrequim da 3.2 indireta no bloco, cabeçote 8 válvulas e Bomba injetora do 2.8. E vai desativar os balanceiros tbem.

    E essa é a dica primordial que te dou, desative os balanceiros, se o Wagner já não disse isso pra ti.

    Valeu meu caro, abraço!!!

    Boa sorte com tua viatura aí!!!
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Rafapaj Ver Post
    Opa, legal meu caro.

    Deves ter visto a minha viatura lá parada então. kkkkkkkk. Hoje começa a montar o motor. Ao contrário do que eu havia dito a uns posts pra trás, o motor vai ser montado com o conjunto do 4M41, mas no bloco do 4m40. Vai usar pistões, bielas e virabrequim da 3.2 indireta no bloco, cabeçote 8 válvulas e Bomba injetora do 2.8. E vai desativar os balanceiros tbem.

    E essa é a dica primordial que te dou, desative os balanceiros, se o Wagner já não disse isso pra ti.

    Valeu meu caro, abraço!!!

    Boa sorte com tua viatura aí!!!

    Atualizando o post desse dia aí, estou andando com o Pajerão fazem alguns dias do novo motor. Ainda não completei os 1000km de montado, mas posso garantir que é outro carro, kkkkkkkk. Como dito anteriormente, foi montado o mesmo bloco e cabeçote 8 válvulas do 4M40 com os pistões, virabrequim e bielas standart originais mitsubishi do motor 3.2 injeção indireta. Cabeçote novo, anéis e bronzinas originais, kit corrente comando e jet coolers originais, bomba injetora, bicos injetores e turbina revisados e balanceiros desativados. Enfim, motor 0km e com tudo original.

    ficou muito rápida para a arrancadas e retomadas, mesmo com os pneus 33".

    Diria que esse motor aí não é mais o lentão 4m40 e nem o 4m41, é um 4m40,5 agora

    Recomendo muito o serviço do Wagner da Diesel Car's Imports de Curitiba-Pr. O Wagner se atrapalha um pouco no cronograma, mas o serviço é filé demais. Manja muito de Mitsubishi!!!!

    Abraços.
    4X4 Brasil
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