Postado originalmente por
gustavoullmann
Meu alternador Lucas original foi para o espaço depois de uma trilha que eu fiz. O alternador funcionou por um mês cheio de barro até que algum componente se entregou. Descobri isso quando a minha bateria descarregou completamente de uma noite para a outra em um viagem. Sorte que consegui uma bateria emprestada, assim pude ligar o jipe e, com este ligado, tirei a bateria emprestada e recoloquei a minha que estava descarregada (4,5 volts no multímetro). Deixei o jipe funcionando na lenta por um bom tempo enquanto monitorava a carga (com o jipe acelerado ia a 12,8 volts, enquanto na lenta ficava bem abaixo de 11...). Depois de algumas horas assim peguei estrada de volta sem nada elétrico acionado para carregar a bateria. Ao chegar no meu destino desconectei o negativo da bateria e medi a voltagem 12,9 volts na bateria! Show! Mas... Usei o multímetro para medir o consumo do jipe
sem nada ligado e este estava em quase 3A! Passei a desconectar o cabo do negativo sempre que desligava o jipe e só reconectava quando ia ligá-lo. Usei o jipe assim por mais de um mês até que o alternador finalmente se entregou.
Acho que o erro foi fazer a trilha e não inspecionar o alternador quanto a sujeira. Penso que, se tivesse visto o mesmo cheio de barro, deveria ter deixado o motor esfriar para lavá-lo com bastante água (e apenas água), em seguida ligando o jipe para secar tudo. Acredito que esse problema tenha sido inteiramente por culpa minha e não do componente, que mesmo capenga funcionou por quase dois meses desde a trilha... Então não tenho nada do que reclamar, muito pelo contrário!
Bom, como tinha que comprar outro alternador e não encontrei um de sprinter com um preço realista (chegaram a me pedir mais de R$ 2000,00), acabei adquirindo um Bosch 75A de fiesta seguindo a recomendação de loja do Isaianet (Carlo) e comprei da Fampac (
Fampac Peças Elétricas para Autos) o seguinte alternador:
Alternador Fiesta 75A - Fampac Peças Elétricas para Autos
Só tenho elogios ao atendimento do Sr. Paulo, após o depósito a peça chegou no dia seguinte na minha casa, extremamente bem embalada! Show mesmo!!! Recomendo!!!
Como tô completamente sem tempo para fazer a troca, só fiz a remoção da polia que veio no alternador. Para tanto precisei de uma chave 24mm e um sacador de filtro de óleo com corrente que eu tenho. Seguem fotos:

Quando fizer a instalação coloco mais fotos aqui!
Muito obrigado a todos pela ajuda! Grande abraço!