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Tópico: Alternador?

  • #229
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    Olá Galera.
    criei esse tópico já faz dois anos. Na ocasião estava resisando o carro para viagem. A viagem não veio e substitui o alternador nas ultimas.
    Resolvi colocar o alternador AMEC, esse rodou 380dias, +- 12mil Km. Arrebentou o rolamento. Fiz a substituição pelo do Fiesta e aproveitei a polia do antigo.
    Abraço.
    Patrício.

  • #230
    Usuário Avatar de vwinit
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    Citação Postado originalmente por patriciopires Ver Post
    Olá Galera.
    criei esse tópico já faz dois anos. Na ocasião estava resisando o carro para viagem. A viagem não veio e substitui o alternador nas ultimas.
    Resolvi colocar o alternador AMEC, esse rodou 380dias, +- 12mil Km. Arrebentou o rolamento. Fiz a substituição pelo do Fiesta e aproveitei a polia do antigo.
    Abraço.
    Patrício.
    Se meu AMEC rodar só isso, tô fudido ...
    Vai quebrar lá na patagônia!! .. toc toc toc!


    Patrício, qual o código do AMEC que você comprou?
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #231
    Meu alternador Lucas original foi para o espaço depois de uma trilha que eu fiz. O alternador funcionou por um mês cheio de barro até que algum componente se entregou. Descobri isso quando a minha bateria descarregou completamente de uma noite para a outra em um viagem. Sorte que consegui uma bateria emprestada, assim pude ligar o jipe e, com este ligado, tirei a bateria emprestada e recoloquei a minha que estava descarregada (4,5 volts no multímetro). Deixei o jipe funcionando na lenta por um bom tempo enquanto monitorava a carga (com o jipe acelerado ia a 12,8 volts, enquanto na lenta ficava bem abaixo de 11...). Depois de algumas horas assim peguei estrada de volta sem nada elétrico acionado para carregar a bateria. Ao chegar no meu destino desconectei o negativo da bateria e medi a voltagem 12,9 volts na bateria! Show! Mas... Usei o multímetro para medir o consumo do jipe sem nada ligado e este estava em quase 3A! Passei a desconectar o cabo do negativo sempre que desligava o jipe e só reconectava quando ia ligá-lo. Usei o jipe assim por mais de um mês até que o alternador finalmente se entregou.

    Acho que o erro foi fazer a trilha e não inspecionar o alternador quanto a sujeira. Penso que, se tivesse visto o mesmo cheio de barro, deveria ter deixado o motor esfriar para lavá-lo com bastante água (e apenas água), em seguida ligando o jipe para secar tudo. Acredito que esse problema tenha sido inteiramente por culpa minha e não do componente, que mesmo capenga funcionou por quase dois meses desde a trilha... Então não tenho nada do que reclamar, muito pelo contrário!

    Bom, como tinha que comprar outro alternador e não encontrei um de sprinter com um preço realista (chegaram a me pedir mais de R$ 2000,00), acabei adquirindo um Bosch 75A de fiesta seguindo a recomendação de loja do Isaianet (Carlo) e comprei da Fampac (Fampac Peças Elétricas para Autos) o seguinte alternador: Alternador Fiesta 75A - Fampac Peças Elétricas para Autos

    Só tenho elogios ao atendimento do Sr. Paulo, após o depósito a peça chegou no dia seguinte na minha casa, extremamente bem embalada! Show mesmo!!! Recomendo!!!

    Como tô completamente sem tempo para fazer a troca, só fiz a remoção da polia que veio no alternador. Para tanto precisei de uma chave 24mm e um sacador de filtro de óleo com corrente que eu tenho. Seguem fotos:


    Alternador?-dscn1862_1626.jpgAlternador?-dscn1863_1627.jpg

    Quando fizer a instalação coloco mais fotos aqui!

    Muito obrigado a todos pela ajuda! Grande abraço!

  • #232
    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Meu alternador Lucas original foi para o espaço depois de uma trilha que eu fiz. O alternador funcionou por um mês cheio de barro até que algum componente se entregou. Descobri isso quando a minha bateria descarregou completamente de uma noite para a outra em um viagem. Sorte que consegui uma bateria emprestada, assim pude ligar o jipe e, com este ligado, tirei a bateria emprestada e recoloquei a minha que estava descarregada (4,5 volts no multímetro). Deixei o jipe funcionando na lenta por um bom tempo enquanto monitorava a carga (com o jipe acelerado ia a 12,8 volts, enquanto na lenta ficava bem abaixo de 11...). Depois de algumas horas assim peguei estrada de volta sem nada elétrico acionado para carregar a bateria. Ao chegar no meu destino desconectei o negativo da bateria e medi a voltagem 12,9 volts na bateria! Show! Mas... Usei o multímetro para medir o consumo do jipe sem nada ligado e este estava em quase 3A! Passei a desconectar o cabo do negativo sempre que desligava o jipe e só reconectava quando ia ligá-lo. Usei o jipe assim por mais de um mês até que o alternador finalmente se entregou.

    Acho que o erro foi fazer a trilha e não inspecionar o alternador quanto a sujeira. Penso que, se tivesse visto o mesmo cheio de barro, deveria ter deixado o motor esfriar para lavá-lo com bastante água (e apenas água), em seguida ligando o jipe para secar tudo. Acredito que esse problema tenha sido inteiramente por culpa minha e não do componente, que mesmo capenga funcionou por quase dois meses desde a trilha... Então não tenho nada do que reclamar, muito pelo contrário!

    Bom, como tinha que comprar outro alternador e não encontrei um de sprinter com um preço realista (chegaram a me pedir mais de R$ 2000,00), acabei adquirindo um Bosch 75A de fiesta seguindo a recomendação de loja do Isaianet (Carlo) e comprei da Fampac (Fampac Peças Elétricas para Autos) o seguinte alternador: Alternador Fiesta 75A - Fampac Peças Elétricas para Autos

    Só tenho elogios ao atendimento do Sr. Paulo, após o depósito a peça chegou no dia seguinte na minha casa, extremamente bem embalada! Show mesmo!!! Recomendo!!!

    Como tô completamente sem tempo para fazer a troca, só fiz a remoção da polia que veio no alternador. Para tanto precisei de uma chave 24mm e um sacador de filtro de óleo com corrente que eu tenho. Seguem fotos:


    Alternador?-dscn1862_1626.jpgAlternador?-dscn1863_1627.jpg

    Quando fizer a instalação coloco mais fotos aqui!

    Muito obrigado a todos pela ajuda! Grande abraço!
    Gustavo,

    Bom saber que a indicação de loja serviu para alguem!

    Estou usando o alternador comprado deles desde janeiro, até agora sem problema algum só alegrias!

    Se precisar de alguma ajuda para trocar é só falar, ficarei em POA no feriadão, quero aproveitar para trocar os semi-eixos da 110 e trocar o o-ring da t-case da 90tinha.

    Abs!
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
    www.ricaaventura.com.br

  • #233
    Usuário Avatar de petcho
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    Tb uso o do fiesta 75A

    ja ta la sem problemas a 4 anos!!!!!! e tomara q fique por muito mais

    Abraço, Pedro
    Pedro Ribeiro
    LAND ROVER DEFENDER 90-2000

  • #234
    Usuário Avatar de Nelson Defender 110
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    Gustavo e Carlo,

    a dica da Fampac (Fampac Peças Elétricas para Autos) parace boa.

    Pelo site tive a impressão que são peças recondicionadas (nada contra).

    É isso mesmo ?
    Saudações,
    Nelson
    DEFENDER 110 - 1997

  • #235
    Citação Postado originalmente por Nelson Defender 110 Ver Post
    Gustavo e Carlo,

    a dica da Fampac (Fampac Peças Elétricas para Autos) parace boa.

    Pelo site tive a impressão que são peças recondicionadas (nada contra).

    É isso mesmo ?
    Nelson,

    Acredito que eles trabalhem com ambas as linhas..

    O alternador que comprei deles ao menos era novo e na caixa da Bosch lacrada.

    Abs!
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
    www.ricaaventura.com.br

  • #236
    Usuário Avatar de fchain
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    Saudações! Desculpe o fora de tópico, mas 2 meses atrás quando vi o site do Isaianet (Rica Aventura) resolvi trocar os amortecedores e coloquei os offshox, ficou bom demais! Só pra registrar, perdão.
    Abraço.
    A experiência é o pior professor, que dá o teste antes de apresentar a lição.
    Defender110-04 conforto... & D20 body lift 3" 33x12,5r15-94 "invendável"

  • #237
    Citação Postado originalmente por fchain Ver Post
    Saudações! Desculpe o fora de tópico, mas 2 meses atrás quando vi o site do Isaianet (Rica Aventura) resolvi trocar os amortecedores e coloquei os offshox, ficou bom demais! Só pra registrar, perdão.
    Abraço.
    Amigo,

    Bom saber que o nosso relato trouxe interesse para outros donos de Land Rover.

    Estamos usando os nossos já fazem alguns meses, até agora 100% de satisfação!

    Trouxe muito mais segurança na condução da Defender.

    Abs!
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
    www.ricaaventura.com.br

  • #238
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post

    Sim, é recomendável a substituição do fio que liga o + do alternador ao borne do arranque por um de maior diâmetro, ou simplesmente passar mais um cabo de equivalente bitola.

    Abraços

    Clemente
    Clemente, fiquei curioso para saber qual o motivo dessa alteração. Se não for muito incômodo, poderia me explicar!? hehehe

    Alguma outra dica de alteração nas conexões, cabeamentos e afins no que tange a instalação do alternador e sistemas correlatos?

    Estou com o alternador Bosch de 75A do fiesta na mão e farei a instalação assim que terminar de estudar o procedimento.

    Obrigado pela ajuda e grande abraço!

    Gustavo.

  • #239
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    Gustavo,

    Tendo em vista que o dimensionamento (bitola) do cabo original que alimenta o arranque é para 75A, na reserva de maior corrente que o alternador envia o fio mais fino pode acabar derretendo.

    Dobrando a bitola do fio, a resistência diminui e, consequentemente o "Efeito Joule" é menor.

    Mais ou menos isto... rsrsrs...daqui a pouco o Clemente vem e dá uma aula sobre o assunto.

    Abraços.


  • #240
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Entonces,

    toda a corrente que alimenta a bateria e os acessórios passa por este cabo marrom, cabe que vai do borne do alternador até o borne positivo do arranque. Do arranque para bateria, a corrente do alternador segue pelo cabo de grosso calibre.

    Nosso alternador é projetado para míseros 65A e assim também foi dimensionado o cabo marrom. Com o upgrade de alternador e na eventualidade de você consumir MUITA corrente da bateria, soma de dois fatores como apenas um guincho elétrico seria capaz, o cabo original pode terminar por virar uma resistência, perdendo assim a eficiência de transmissão dos 75 ou mais Amper. Em casos hipoteticamente extremos, como guincho ligado, bateria esgotada e alternador de 120A, o tal cabo marrom poderia pegar fogo.

    Em resumo, para alternadores de 75A, não acredito ser necessário. Mais do que isso, por que não?! Eu não substituiria o original, mas sim acrescentaria um paralelo passando por trás da turbina. Mas claro, um cabo com isolamento de silicone e proteção mineral.

    É isso. Preciosismo Gauer..

    Se você não tiver guincho elétrico, ignore este post. rsrs

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Clemente, fiquei curioso para saber qual o motivo dessa alteração. Se não for muito incômodo, poderia me explicar!? hehehe

    Alguma outra dica de alteração nas conexões, cabeamentos e afins no que tange a instalação do alternador e sistemas correlatos?

    Estou com o alternador Bosch de 75A do fiesta na mão e farei a instalação assim que terminar de estudar o procedimento.

    Obrigado pela ajuda e grande abraço!

    Gustavo.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

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