Aproveitei a folga pra fazer um checkup na admissão antes da turbina.
Desmontei e lavei todos os dutos e a caixa do filtro de ar

Um pesadelo para quem tem snorkel instalado: Essas costuras soldadas da caixa do filtro de ar NÃO SÃO VEDADAS! Ao lavar a peça pude ver a espuma de sabão saindo do outro sado!

E também a famosa válvula "bico de pato" que fica na tampa do filtro de ar.
Ela tem a função de reter partes sólidas, mas é outro ponto falho para quem quer confiar no snorkel.
(...)
Tudo vedado com silicone.
Mesmo não usando snorkel eu achei mais conveniente vedar inclusive a bico de pato (na minha antiga 110 era vedada também).
Periodicamente retira-se o filtro e espana-se o pó.

(...)
E por fim, um "Y" com a função de desviar eventuais gotículas d'água e outros pequenos sólidos que tenham sido aspirados.
Note que a abertura dessa peça fica basicamente à altura do chassis, ou seja, ela pode também aspirar água!
Isso tudo só reforça de que a maioria dos snorkels instalados são mero "raised air intake"; eles de fato não garantem capacidade de travessia muito maior que um Defender original teria.

(...)
Bem,
Durante a geral não encontrei nada verdadeiramente obstruído, apenas sujeira acumulada por anos de uso.
A única coisa falha que encontrei e tive muito prazer em consertar foi o encaixe do cotovelo final do duto que dá pra grade lateral.
Ela estava desencaixada e virada de lado, um pouco obstruída e de forma que o ar que era colhido de dentro do paralama e não do ambiente externo.
Como o acesso é muito complicado sem tirar a caixa do aquecedor, eu consegui apenas encaixá-lo novamente e usei mais um pouco de silicone para ver se ele se mantém fixo no lugar. Caso contrário terei que desmontar tudo.

É coisa psicológica eu sei, mas na estrada deu pra sentir o motor agradecendo por ter tido o nariz finalmente desentupido!
Abraços!