Powered by vBulletin

Lift de Suspensão - Receita Completa

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 85 de 102 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 35757677787980818283848586878889909192939495 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 31/07/2013, 01:31
    dtsutomu
    olá Duran, estou querendo fazer o lift e cada vez que leio o forum fico com mais dúvidas. Gostaria de saber: a besta 16 é a mesma que a besta gs 3.0? se da problema se utilizar os amortecedores da sportage com as molas da besta 16 lugares e meriva na traseira, pelo que li o curso é menor...? tem que fazer o ajuste na barra panhard? o amortecedor monroe adventure no catalogo diz que é ate 1998 será que serve na 2001? obrigado
  • 31/07/2013, 09:20
    rDuran
    Citação:

Postado originalmente por dtsutomu Ver Post
    olá Duran, estou querendo fazer o lift e cada vez que leio o forum fico com mais dúvidas. Gostaria de saber: a besta 16 é a mesma que a besta gs 3.0? se da problema se utilizar os amortecedores da sportage com as molas da besta 16 lugares e meriva na traseira, pelo que li o curso é menor...? tem que fazer o ajuste na barra panhard? o amortecedor monroe adventure no catalogo diz que é ate 1998 será que serve na 2001? obrigado

Bom dia, eu também fiquei com muitas duvidas,
    Se a especificação da mola for somente besta GS 3.0, não compre, eu havia feito isso, e pedi para trocar, tem que ser Besta GS 3.0 16 Lugares, ela vem com indicação *Reforçada, se a tua oficina, ou teu distribuidor não achar, procure pelas molas da aliperti.

Pode manter sim os amortecedores da Sportage. Se você deseja um curso maior na suspensão traseira, você troca pelos da Besta.

Na frente aconselho manter os da sportage mesmo, visto que tem um curso maior.

No site da Monroe, diz que o amortecedor da sportage 2001 é o mesmo da 1998.

Abraço qualquer dúvida posta ai, abraço!
  • 02/08/2013, 07:30
    Claudio_Mag
    Citação:

Postado originalmente por dtsutomu Ver Post
    olá Pardal01, gostaria de saber se teve que vazer adaptação da barra panhard... está satisfeito com esses amortecedores? qual a diferença da mola do celta em comparação com meriva e zafira? obrigado

Prezado dtsutomu,

Desculpe a demora no retorno . . . . estou acessando pouco, e como recebi uma boa proposta e vendi a Sportage, estou acessando menos ainda o Fórum específico para as Sportage(estou agora com um Tracker) . . . Vamos lá:

a) Realmente existe um desalinhamento entre o chassis e a carroceria, mas não notei muitos problemas. . . estava programando a adaptação da barra Panhard para comparar, mas acabei vendendo o veículo antes . . .

b) Utilizei pouco os amortecedores, porem foram muito bem indicados aqui pelo fórum e gostei do acabamento/embalagem e desempenho inicial. . . mas nada posso falar da durabilidade;

c) Desculpe, tb não posso contribuir com dados comparativos sobre as molas traseiras. Foi uma troca não programada, quando observei que a mola traseira original estava danificada durante uma troca de óleo, e a do Celta era a única disponível. . . mas gostei do desempenho das mesmas (prefiro carro mais "duro"). Infelizmente não anotei a marca e o modelo . . .

Um abraço e fico a disposição no que puder ajudar,

Claudio Magnanini
  • 09/08/2013, 00:22
    jvitorprado
    Pessoal sou novo aqui forum como membro, mas venho a algum tempo pesquisando sobre a suspensão da sportage grand tdi 2001 e resolvi seguir a seguinte receita:
    Mola de Suspensão Dianteira Kia Besta GS Grand 3.0 16 Lugares ano 98 até 05 - O par ( marca Master)

Mola de Suspensão Traseira GM Zafira ano 01 em diante - O par - Marca Fabrini - I-CH0430

amortecedor dianteiro besta gs 3.0 - cofap turbogas
    amortecedor traseiro besta gs 3.0 - cofap turbogas

obs. O meu uso desse carro é para passeio e não para trilha, gostaria que ficasse confortável(não muito molenga), mas para minha surpresa depois de tudo instalado o mecânico disse que não deu certo as molas dianteiras pois ficou muito dura a frente , e de fato ficou mesmo que forçando a suspensão dianteira pressionando a frente quase nem mexe.
    A altura ficou legal , mas pedi para retirar as molas da besta que paguei $390,00 e vou colocar as velhas da sportage com calço de 30mm e ver como vai ficar, se não ficar bom vou mandar as molas da besta de volta e pegar as molas da sportage novas $620,00 e colocar com os calços para equilibrar a altura da dianteira com a traseira.
    O que acham?
    desde já agradeço as respostas.
  • 09/08/2013, 10:16
    rDuran
    Jvitorprado

Já que você ta comprando novo, não ponha o amortecedor da besta na frente, deixa da sportage, pois o curso é mais longo, eu me arrependi de ter posto o da besta, (fim de curso direto)

mas questão de molas a minha receita é igual a sua, só que são molas da aliperti.
    na frente talvez colocar a mola da besta gs 12 lugares então, a da de 16 lugares é mais rigida por causa do peso
  • 10/08/2013, 01:04
    jvitorprado
    Citação:

Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Jvitorprado

Já que você ta comprando novo, não ponha o amortecedor da besta na frente, deixa da sportage, pois o curso é mais longo, eu me arrependi de ter posto o da besta, (fim de curso direto)

mas questão de molas a minha receita é igual a sua, só que são molas da aliperti.
    na frente talvez colocar a mola da besta gs 12 lugares então, a da de 16 lugares é mais rigida por causa do peso

rDuran Agora é tarde, já tinha mandado refazer o serviço hoje utilizando as molas usadas da sportage com calço de 30mm e o amortecedor da besta 16 lugares.

Quando fui pegar a spt na autocenter o mecanico ja veio falando dos amortecedores dianteiros, que não estavam como ele colocou a primeira vez (com as molas da besta), disse que ficaram duros e achava que deve ter danificado, tipo com fim de curso, porque ele alega que com essa montagem (amortecedor da besta e molas da besta) na spt que é mais leve a frente do que a besta, os amortecedores deve ter sofrido um retorno muito forte da mola, por conta do peso da frente da spt (isso quando ele foi experimentar o carro dando uma volta no quarteirão)e provocado o fim de curso que veio a danificar o amortecedor.

E agora não sei pra quem reclamar ,pra loja que me vendeu a mola da besta, caso ela não seja própria, mas acho que não é o caso, na autocenter que instalou as peças ou pra cofap.
    Estou meio perdido pois não entendo muito de mecanica , mas estou achando estranho esses amortecedores terem sido danificados nessas condições que o mecanico me relatou.
    O que você acha dessa situação, se é que consegui te fazer compreender o ocorrido.
  • 10/08/2013, 09:48
    EDuarte
    jvitorprado, essa explicação que ele te deu não procede, muitos, inclusive eu, usamos essa configuração e fica perfeito, com certeza seus amortecedores estavam bichados...

[]s
    (DU)
  • 10/08/2013, 16:49
    jvitorprado
    Citação:

Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    jvitorprado, essa explicação que ele te deu não procede, muitos, inclusive eu, usamos essa configuração e fica perfeito, com certeza seus amortecedores estavam bichados...

[]s
    (DU)

EDuarte, os amortecedores estavam normais antes de serem instalados pela primeira vez com a mola da besta, cheguei a pegar na minha mão e fazer o movimento de empurrar e soltar a haste e ela voltava normal, não estavam travados ou duros.
    Será que houve alguma falha na instalação/montagem para danificar os amortecedores?
    Alguém já viu algo parecido acontecer?
    Na segunda-feira 12/08 estarei indo no autocenter para ver o que eles vão fazer pra mim, mas não estou otimista porque o mecanico está atribuindo o defeito no amortecedor devido a ter sido instalado um conjunto mola/amortecedor impróprio para meu carro, ele acha que a Cofap pode não dar garantia pela aplicação em veículo diferente da indicada pela Cofap.
  • 11/08/2013, 02:15
    EDuarte
    O fato de estarem normais não quer dizer que não podem dar problema, mas infelizmente o fabricante pode negar em dar garantia pelo fato de terem sido usados em um veiculo não especificado.
    É impossivel montarem errado, não tem como danificar na montagem, é só sangrar e montar, não tem segredo.

[]s
    (DU)
  • 11/08/2013, 13:12
    andersoncolares
    Citação:

Postado originalmente por jvitorprado Ver Post
    rDuran Agora é tarde, já tinha mandado refazer o serviço hoje utilizando as molas usadas da sportage com calço de 30mm e o amortecedor da besta 16 lugares.

Quando fui pegar a spt na autocenter o mecanico ja veio falando dos amortecedores dianteiros, que não estavam como ele colocou a primeira vez (com as molas da besta), disse que ficaram duros e achava que deve ter danificado, tipo com fim de curso, porque ele alega que com essa montagem (amortecedor da besta e molas da besta) na spt que é mais leve a frente do que a besta, os amortecedores deve ter sofrido um retorno muito forte da mola, por conta do peso da frente da spt (isso quando ele foi experimentar o carro dando uma volta no quarteirão)e provocado o fim de curso que veio a danificar o amortecedor.

E agora não sei pra quem reclamar ,pra loja que me vendeu a mola da besta, caso ela não seja própria, mas acho que não é o caso, na autocenter que instalou as peças ou pra cofap.
    Estou meio perdido pois não entendo muito de mecanica , mas estou achando estranho esses amortecedores terem sido danificados nessas condições que o mecanico me relatou.
    O que você acha dessa situação, se é que consegui te fazer compreender o ocorrido.

Vitor, bem vindo ao grupo.

Seguinte, também uso essa mesma configuração e conforme Eduarte falou, minhas molas da Besta GS 3.0 16 lugares, mas da Alliparts e são um pouco duras, mas nada que impeça o uso. Só não são macias como as da Sportage, mas já uso faz uns 2 anos e nunca tive problemas. Os amortecedores meus também são da Besta 16 lugares.
  • 30/08/2013, 15:22
    cegandrade
    Alguem tem perdido por aí as dimensoes do adaptador da Panhard??? Estou precisando fazer para o meu, pois apos colocar as molas do zafira esta pegando o amortecedor dos 2 lados. E os caras que consultei ficaram meios duvidosos em fazer.
  • 30/08/2013, 19:01
    rDuran
    Citação:

Postado originalmente por cegandrade Ver Post
    Alguem tem perdido por aí as dimensoes do adaptador da Panhard??? Estou precisando fazer para o meu, pois apos colocar as molas do zafira esta pegando o amortecedor dos 2 lados. E os caras que consultei ficaram meios duvidosos em fazer.

Dica que eu peguei
    é melhor fazer outra barra panhard,
    se você fazer um "calço" pra barra, pode ser fácil de quebrar, ou faz uma barra panhard regulavel então
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 85 de 102 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 35757677787980818283848586878889909192939495 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:36.