x
Convex Datacenter

Tópico: Kia sportage

Usuário
    Entrada
    16/02/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Boa noite pessoal, estou a alguns meses com uma kia sportage 4WD 2.0, gasolina ano 2000, e desde os primeiros dias notei que ao dar a partida de manhã, ou a primeira partida depois de horas o motor faz um barulho ("rajada"), e depois de alguns segundos some, suspeito que seja a falta de óleo na parte superior, fico meio preocupado com esse barulho, o nível do óleo está OK, trocado também a pouco tempo.
    Isso já aconteceu com alguém de vocês?
    Suspeitamos também que talvez o filtro de óleo estivesse de alguma forma errado, ou mal projetado, alguém tem alguma foto de como é a posição do filtro? seria de forma vertical mesmo?
    Desde já agradeço quem puder de alguma forma ajudar!

Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por GabrielLeon Ver Post
    Boa noite pessoal, estou a alguns meses com uma kia sportage 4WD 2.0, gasolina ano 2000, e desde os primeiros dias notei que ao dar a partida de manhã, ou a primeira partida depois de horas o motor faz um barulho ("rajada"), e depois de alguns segundos some, suspeito que seja a falta de óleo na parte superior, fico meio preocupado com esse barulho, o nível do óleo está OK, trocado também a pouco tempo.
    Isso já aconteceu com alguém de vocês?
    Suspeitamos também que talvez o filtro de óleo estivesse de alguma forma errado, ou mal projetado, alguém tem alguma foto de como é a posição do filtro? seria de forma vertical mesmo?
    Desde já agradeço quem puder de alguma forma ajudar!
    Olá Gabriel, seja bem vindo.
    Com quantos km esta esse motor?
    A posição do filtro não tem a ver, pode ser baixa pressão da bomba, óleo muito fino ou muito grosso ou a valvula de retenção danificada, o ideal seria ouvir o barulho do motor pra identificar.

[]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

Usuário
    Entrada
    04/01/2015
    Local
    biquinhas/MG
    bom dia pessoal to a procura do manual da exportage 95 diesel c auguem puder me ajudar fico grato estou com o motor quebrado e nao da pra fazer nada sem o manual principalmente o ponto da correia dentada

Usuário
    Entrada
    04/01/2015
    Local
    biquinhas/MG
    bom dia gabriel antes q fique pior o barulho da uma olhada na bomba de olio q isto e falta de lubrificaçao

Usuário
    Entrada
    16/02/2015
    Local
    São Paulo/SP

Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Olá Gabriel, seja bem vindo.
    Com quantos km esta esse motor?
    A posição do filtro não tem a ver, pode ser baixa pressão da bomba, óleo muito fino ou muito grosso ou a valvula de retenção danificada, o ideal seria ouvir o barulho do motor pra identificar.

[]s
    (DU)
    O motor está com 120.000 km, e foi feito recentemente pelo antigo dono.
    Na última troca de óleo coloquei o 15W40 semi sintético. Qual vocês usam, ou recomendam ? (2.0 16v a gasolina)
    O curioso é que acontece por cerca de 5 segundo e já some, como se fosse falta de lubrificação na parte superior, e com o funcionamento obviamente o óleo chega em cima e o barulho para.
    Ainda se possível gostaria que se alguém postasse uma foto do filtro de óleo, ainda acho estranho ele estar na vertical e de "ponta cabeça", a impressão que dá é que o filtro fica sem óleo com o motor desligado!
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    16/02/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por edmar zica Ver Post
    bom dia gabriel antes q fique pior o barulho da uma olhada na bomba de olio q isto e falta de lubrificaçao
    Bom dia, o estranho é que é só na primeira partida do dia, e dura cerca de 5 segundo e já some...

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Citação Postado originalmente por GabrielLeon Ver Post
    O motor está com 120.000 km, e foi feito recentemente pelo antigo dono.
    Na última troca de óleo coloquei o 15W40 semi sintético. Qual vocês usam, ou recomendam ? (2.0 16v a gasolina)
    O curioso é que acontece por cerca de 5 segundo e já some, como se fosse falta de lubrificação na parte superior, e com o funcionamento obviamente o óleo chega em cima e o barulho para.
    Ainda se possível gostaria que se alguém postasse uma foto do filtro de óleo, ainda acho estranho ele estar na vertical e de "ponta cabeça", a impressão que dá é que o filtro fica sem óleo com o motor desligado!
    O oleo correto é o 20W50 "mineral", se o motor foi feito "completo".
    O filtro fica desse jeito mesmo, na maioria dos motores é assim, mas isso não interfere, ele não fica sem óleo pq tbm tem uma valvula.
    Como eu disse, o ideal seria escultar o motor pra saber o que realmente esta batendo, se o motor foi feito recentemente, muito provavelmente são so tuchos que estão batendo, que é normal pra motores dessa idade.

[]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Agradecimentos: 8
    Edu, tucho batendo, qual a solução?
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Edu, tucho batendo, qual a solução?
    Tem que identificar a causa, pode ser baixa pressão, óleo errado ou desgaste natural que é raro.
    Tbm pode tirar o tucho que eta batendo e limpa-lo e qdo montar deixe ele vazio, as vezes da certo.

[]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Usuário
    Entrada
    04/01/2015
    Local
    biquinhas/MG
    tanbem acho q pode ser os tuchos eles sao idraulicos e c algum deles nao tiver bom ele demora um pouco pra carregar c tiver folga o olio escapa ai quando voçe da partida demora um pouco pra carregar novamente. me desculpe c estiver errado

Usuário Avatar de cegandrade
    Entrada
    04/10/2010
    Local
    Casimiro de Abreu/RJ
    Agradecimento: 1
    Meu motor quando foi feito geral, ficou batendo tucho, mais como so ando dentro da cidade em percursos pequenos, o barulho ficou na mesma. Como estava já preocupado, procurei um mecânico que pediu que eu andasse com o giro um pouco mais alto em um trecho mais longo. Assim o fiz, rodei um percurso de uns 15km com ela entre 110km/h e 120km/h e ficou super silencioso.
    Agora é so quando liga mesmo que da um barulhinho de nada e logo some.
    Carlos Eduardo - Casimiro de Abreu - RJ
    Sportage Grand 99 Gas/GNV (Sem Tração) - Gaiola VW 1.6 Caranguejeira (Preparando)

Usuário
    Entrada
    16/02/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    O oleo correto é o 20W50 "mineral", se o motor foi feito "completo".
    O filtro fica desse jeito mesmo, na maioria dos motores é assim, mas isso não interfere, ele não fica sem óleo pq tbm tem uma valvula.
    Como eu disse, o ideal seria escultar o motor pra saber o que realmente esta batendo, se o motor foi feito recentemente, muito provavelmente são so tuchos que estão batendo, que é normal pra motores dessa idade.

[]s
    (DU)
    Entendi, você acha que sendo somente os tuchos, e sendo somente na partida por poucos segundos eu devo me preocupar?
    De qualquer forma muito obrigado!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

Tópicos Similares

1. Grand Sportage ou Sportage, o tamanho atrapalha muito o desempenho?
      Por alvaroarchanjo no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/01/2016, 15:42
    2. Kia Sportage, V/M
      Por Pingo Sul no fórum Kia Sportage
      Respostas: 9
      Última resposta: 22/05/2012, 21:41
    3. 4x4 do sportage
      Por gukampos no fórum Kia Sportage
      Respostas: 23
      Última resposta: 29/09/2011, 15:46
    4. sportage 96-97 R$ 17.000,00