Pô, como assim "ainda mais com o eduardo dirigindo", sou tão comportado...:shock:
Estou usando a ventoinha original, não gostei do desempenho da eletrica na trilha, pro dia a dia a eletrica é perfeita, recondicionei a minha e ficou ótima.
[]s
(DU)
Versão Imprimível
Pô, como assim "ainda mais com o eduardo dirigindo", sou tão comportado...:shock:
Estou usando a ventoinha original, não gostei do desempenho da eletrica na trilha, pro dia a dia a eletrica é perfeita, recondicionei a minha e ficou ótima.
[]s
(DU)
queridos, como sou novata na spt...queria saber exatamente qut devo calibrar os pneus, procurei essa informaçao no manual, mas n tem...na porta tb nao, enfim,.acho q aqui encontrarei a resposta!!
E comunico...kd dia mais apaixonada pela minha spt!!! Excelente compra!
Depende do pneu que está usando e onde vai rodar, trilha ou uso urbano Ana, geralmente entre 28 e 30 libras!
No manual da minha fala pra colocar 26 libras com pneus 205 70 R15
Ana, acho que te devo um "seja bem vinda!!"
Cuide da sua viatura conforme inúmeras recomendações aqui no site...e não deixe qualquer um colocar a mão em motor/bomba, caso seja a diesel.
Então Djalma, a Sportage é um carro relativamente barato quando comparado com outros carros 4x4 com os mesmo itens de conforto, isso pra mim foi decisivo para a compra do meu primeiro 4x4, fora a facilidade de encontrar peças a um bom preço. Não sei como deve ser em outros 4x4 mas imagino que a manutenção seja mais cara.
Agora nas trilhas é interessante observar que alguns não botam uma fé e depois que vê passando os obstáculos ficam até com vontade de comprar uma, rs. A Defender dá a impressão que é muito pesada e parece que prejudica um pouco em alguns tipos de trilha, Willys costuma bater o feixe de molas com muita facilidade e algumas vezes acaba atolando, etc, etc... Longe de eu querer dizer que a Sportage é o melhor 4x4 do mundo, mas como todos esses carros ela também tem as suas vantagens.
Mudando um pouco de assunto, uma coisa que me está deixando cabreiro é aquela coifa da embreagem, não veda nada já estou tendo que recondicionar a minha embreagem em menos de 10.000km (tá certo que foi só de trilha, e a maioria em apuros :rolleyes:), cheguei até em pensar em colocar um câmbio automático, mas deve ser mó dor de cabeça colocar além da loteria de achar um bom, será que aguenta mais na trilha? Só sonhando, acabei juntando os trapos e estou sem tempo$ para e$$as coi$a$...
Fala Lucena...
Esse problema não é apenas por causa da coifa, a parte de baixo da cx seca é aberta, se vc olhar por baixo entre o motor e o cambio notara duas borrachas vedando dois furos (a maioria não tem essas borrachas), na frente da cx seca onde vão essas borrachas é tampado com uma chapa que não veda muita coisa pois a parte de sima dessa chapa é aberto que é por onde realmente entra a agua/barro.
[]s
(DU)
Comentei com o mecânico sobre dar um jeito de vedar porém ele comentou que pode ser ser pior ainda, pode ser que entre água/barro e ainda fique represada la dentro, talvez por essa entradas que você comentou.
Pelo jeito vou ter que trocar a embreagem antecipadamente mesmo, se bem que agora eu vou por ela pra rodar mais no asfalto no dia a dia para ir ao trabalho.
Ana,
sobre "temperatura abaixo do meio o tempo td...com ou sem o ar ligado, o que me deixou bem tranquila."
É bom não ficar tão tranquila, pelo que vi no site e pelo que estou enfrentando todo cuidado é pouco, a minha estava do jeito que você descreveu e aqueceu e me ferrei; mesmo estando abaixo do meio.
Fiz um resumo dos comentários que achei mais relevantes, segue anexo.
Na segunda feira passada eu finalmente, fiz a adaptação de uma ventoinha elétrica na viatura.
Retirei a mecanica que estava travada e nao tinha como recuperar, devido a terem feito 2 furos no meio dela e atravessado os parafusos.
Tinha 3 grandes defeito:
1 - o carro nao andava frio e sim gelado, pois o marcador ficava sempre garrado no zero
2 - um barulho infernal, parecendo um turbo acionado o tempo todo.
3 - consumo alto
Agora com a eletrica, ficou uma paz maravilhosa, a temperatura controlada e o consumo se Deus quiser ficará tambem uma paz.
Mais como nem tudo sao flores, terei que trocar a ventoinha, pois a que comprei esta com uma leve folga e vibrando de mais.
E com a o silencio que da ventoinha eletrica, surgiu um bendito barulho no escapamento que antes eu nao escutava. E para melhorar, fui a um auto center e os caras nao tem a junta, que pega no catalizador.
Vai uma duvida, alguem ja trocou essa junta? É compativel de outro carro? Tem algum material resistente a temperatura alta que possa ser feito essa junta?
Logo que comprei a viatura tive que trocar essa junta, tbm não encontrei a certa, mas peguei uma do mesmo tamanho apenas com os furos um pouco fora, oblinguei os furos e fucou otimo, esta até ho, só não lembro de que carro era.
A helice que vc colocou é muito pequena, pode não ser eficiente quando muito exigida, ja que vc vai ter que trocar pq esta com folga, coloque a do vectra sem ar, é maior, o motor é mais fino e a rotação é bem alta, essa que vc colocou parece do fiesta ou outro popular.
[]s
(DU)
O Eduarte tem razão, a do vectra, sem ar, é a mais indicada. Há aproximadamente um ano coloquei a ventoinha elétrica do vectra e acabaram-se os probleas de barulho e consumo, além de aumetar a potência em pelo menos uns 5 HP, considerando que a minha original estava travada. Deve-se observar, também, o cebolão, que deve ser de 87º a 92º. O "T" pode ser do tempra e istalado na mangueira superior. Instale, também, uma lâmpada no painel de maneira que acenda quando a ventoinha armar.
Outra coisa a ser feita, nas viaturas a diesel, em minha humilde opinião, é instalar um sistema selado, com vaso de expansão (na minha viatura coloquei o vaso do siena).
Não vejo outra solução para os sportage diesel. Ah, faça uma revisão na valvula termostática além de limpar o radiador por fora (lavar a colméia com jato de água) sempre que fizer trilha, principalmente na lama e, obivio, colocar um aditivo de qualidade na base de 50% com água desmineralizada. Aí, sim, nunca mais ocorrerá problema de aquecimento, trinca de cabeçote, queima de junta, etc