Postado originalmente por
Geisler®
Finalmente, depois de uns 3 meses, fiz o meu "lift" de suspensão.
Então vai ai a minha receitinha para o lift.
Dianteira:
- Molas dianteiras da besta 2.7 12 lugares original Hyundai/Kia por R$170,00 o par.
- As borrachas e calços originais foram mantidos, pos estavam inteiros.
- Espaçadores de roda AVM de 38mm.
Traseira:
- Molas traseiras de Meriva marca Aliperti por R$160,00.
- Calços de borracha originais mantidos.
- Espaçadores AVM de 38mm.
Sobre as molas dianteiras, falaram aqui que deveria ser da Besta GS 3.0 de 16 lugares, mas o cara da loja em que comprei disse que era a mesma mola (??).
Arrisquei, comprei e gostei do resultado. A mola possui 7 elos, a original tinha 8 elos, com a mesma altura as duas, a diferença é que a original tinha 14mm de espeçura e a da Besta tem 16.5mm de espeçura.
Sobre a diferença de altura, esqueci de medir:parede:, mas ficou bem mais altinha :dance:
Sobre as molas traseiras, testei várias molas diferrentes antes de compra as de Meriva.
Testei molas de Monza, que possuem mesmo formato,comprimento e numero de elos, mas com espeçura no centro de 14.8mm, a original tem 13.8mm. O carro ficou com exatamente a mesma altura, porem, ficou um popuco mais firme a suspenção.
Testei molas traseiras de Astra, que possuem o mesmo numero de elos, porem é mais "esticada" na posição de descanso, e possui 12 mm de espeçura. Com esta o carro ficou bem macio pra andar sozinho, porem se por quatro pessoas, bate fim de curso muito fácil. Com essas molas ganhei 2cm em relação as originais, mas era pouco, pois o carro ainda fico ligeiramente mais alto na dianteira.
Testei tambem molas traseira de Omega GNV:shock:. Ficou tão alta, mas tão alta que tive de pedir pra alguem subir no carro pra conseguir passar o parafurso la embaixo no amortecedor, ou seja o carro parado, dava fim de curso no amortecedor aberto!! Tentei andar com o carro mais nem dava, deu cada estouro... a cada pequeno buraquinho, o carro "kicava" no chão... Totalmente nonsense, porem, serviria provavelmente com amortecedores de besta com prolongamento pra se conseguir um lift "tuduquida" hehehe.
Por fim comprei as molas de Meriva, que possuem a mesma espessura da Sportage, 14mm, porem com 2 elos a mais.
Com estas o carro ficou bem alto, não ficou duro, e sobrou uns 4 cm de curso no amortecedor, mas vou ter de por os da besta ou prolongar estes, pois nos buracos mais fundos, bate fim de curso, mas da pra nadar legal assim.
com estas molas, o carro lavantou bem por igual na frente e atras,
Não sei se há a necessidade de se mexer na panhard, ja que tenho espaçadores... Vejo isso mais pra frente.
Creio que o meu lift ficou como o do TOPGUN aqui do forum.
Abaixo, umas fotos de antes, e depois.:concordo:
Abraço e LAMA \o/ :mrgreen: