Powered by vBulletin

SPORTAGE - Pneus, Rodas e Suspensão

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 88 de 128 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 38787980818283848586878889909192939495969798 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 31/08/2010, 08:22
    EDuarte
    Citação:

Postado originalmente por Patoloko Ver Post
    Alguém tem por favor os valores que a fábrica recomenda pra cambagem e alinhamento?
    Estou com um problema de alinhamento que ainda não conseguiram resolver. Já levei em dois alinhadores diferentes e cada um diz uma coisa. Quando entro em curva mais fechada um pouco, ela canta pneu, mesmo em velocidades mais baixas. A calibragem está de acordo com o selo da porta (como está com pneus originais 205 75 15, estou usando 26 libras). Um disse que as rodas tem que ficar 1º fechada, o outro disse que tem que ficar em 0º. A cambagem está correta, segundo os dois. E os pneus não estão carecas. Só canta na frente.

Vc reparou se esta dando Shimmy?
    O correto é entre 1º e 2º em divergencia ou até menos dependendo do pneu e suspenção, ou seja, mais aberta na estremidade dianteira.
    Se ficar em 0º o volante ficará extremamente leve e em uma curva as rodas não voltarão sozinhas qdo soltar o volante e terá o efeito shimmy.
    Esse sintoma que vc citou tbm pode ocorrer se estiver com foga nos rolamentos ou pivos e ainda se os pneus estverem desgastados de forma incorreta devido ter rodado desalinhado por muito tempo.

[]s
    (DU)
  • 09/09/2010, 11:47
    TITOIGUABA
    Amortecedores
    Me ajudem, existem algumas alternativas para amortecedores dianteiros para SPT 1998/99
  • 28/09/2010, 13:19
    Leandro-MacaúbaPaisagismo
    Fala Rapaziada que curte uma lama e uma SPT!

Na verdade eu imagino como ja deve ter sido debatido aqui o que eu vou perguntar, hehehe, mas preciso de umas respostas praticas e diretas...rsrsrs, vamos lá!
    Eu tenho uma SPT 2001 turbo diesel, muito boa por sinal, depois de uns 2 meses de uso fiz a minha primeira trilha, o carro se saiu muito bem mesmo, foi uma trilha de nivel médio. Apos a trilha, na semana seguinte, eu troquei os pneus, tirei os originais 205/75 por 225/75 open country da toyo tires. O pneu é excelente, na trilha é só alegria.
    O que eu quero saber? Quero acabar com as pancadas que dá na frente quando faço trilhas ou quando passo por algum buraco. Qual mola devo colocar na frente? e qual atras? se colocar molas só na frente tem que colocar atras tb? amortecedor posso manter os originais ou nao? Não quero uma coisa muito radical, quero algo que me facilite um pouco em trilhas e nao me tire muito a estabilidade do carro em pista.
    Ufa!!! Deu pra entender? rsrsrsrsrsrsrsrrss

Rapaziada, peço desculpas pelo longo texto mas eu precisava....heheheh

um abraço a todos e lama!
  • 28/09/2010, 15:17
    Lucena04
    Citação:

Postado originalmente por Leandro-MacaúbaPaisagismo Ver Post
    Fala Rapaziada que curte uma lama e uma SPT!

Na verdade eu imagino como ja deve ter sido debatido aqui o que eu vou perguntar, hehehe, mas preciso de umas respostas praticas e diretas...rsrsrs, vamos lá!
    Eu tenho uma SPT 2001 turbo diesel, muito boa por sinal, depois de uns 2 meses de uso fiz a minha primeira trilha, o carro se saiu muito bem mesmo, foi uma trilha de nivel médio. Apos a trilha, na semana seguinte, eu troquei os pneus, tirei os originais 205/75 por 225/75 open country da toyo tires. O pneu é excelente, na trilha é só alegria.
    O que eu quero saber? Quero acabar com as pancadas que dá na frente quando faço trilhas ou quando passo por algum buraco. Qual mola devo colocar na frente? e qual atras? se colocar molas só na frente tem que colocar atras tb? amortecedor posso manter os originais ou nao? Não quero uma coisa muito radical, quero algo que me facilite um pouco em trilhas e nao me tire muito a estabilidade do carro em pista.
    Ufa!!! Deu pra entender? rsrsrsrsrsrsrsrrss

Rapaziada, peço desculpas pelo longo texto mas eu precisava....heheheh

um abraço a todos e lama!

para a dianteira recomendo as molas dianteiras da Besta 3.0 GS 16 lugares (usa da marca Tigre que é sem erro, mas outras podem dar certo tb), vai dar uma levantada na dianteira mais ou menos equivalente a um calço de 4cm e para de bater o amortecedor. Você pode utilizar os amortecedores originais da Sportage mesmo.
    Para a traseira tem uma infinidade de opções vc precisa ver melhor o que quer dando uma lida no tópico "lift de suspensão".
    Na traseira além de trocar as molas vc vai ter que fazer um prolongador para a panhard, trocar amortecedores e pode ser que precise colocar um espaçador de rodas.
    :concordo:
  • 28/09/2010, 17:11
    Citação:

Postado originalmente por Lucena04 Ver Post
    para a dianteira recomendo as molas dianteiras da Besta 3.0 GS 16 lugares (usa da marca Tigre que é sem erro, mas outras podem dar certo tb), vai dar uma levantada na dianteira mais ou menos equivalente a um calço de 4cm e para de bater o amortecedor. Você pode utilizar os amortecedores originais da Sportage mesmo.
    Para a traseira tem uma infinidade de opções vc precisa ver melhor o que quer dando uma lida no tópico "lift de suspensão".
    Na traseira além de trocar as molas vc vai ter que fazer um prolongador para a panhard, trocar amortecedores e pode ser que precise colocar um espaçador de rodas.

Caro Lucena04, muito obrigado mesmo pela sua resposta e atenção!
    Bom, estarei comprando as molas da besta 3.0 GS 16 lugares para a dianteira e não trocarei os amortecedores e para a traseira li aqui no forum que posso utilizar as molas do monza hatch 89 (aumento de 2cm) ou do omega suprema (aumento de 4cm aproximadamente), mesmo assim eu precisarei fazer tudo aquilo que vc disse sobre a traseira?

um grande abraço.
  • 28/09/2010, 18:09
    MarcSport
    Citação:

Postado originalmente por Patoloko Ver Post
    Alguém tem por favor os valores que a fábrica recomenda pra cambagem e alinhamento?
    Quando entro em curva mais fechada um pouco, ela canta pneu, mesmo em velocidades mais baixas.

convergência dianteira 2,5 +/- 2,5 mm
    converg. traseira 0 mm
    cáster dianteiro: 3,56º +/- 0,5º
    câmber dianteiro: 0,44º +/- 0,5º
    câmber traseiro: 0º esterçamento interno: 37º
    esterçamento externo: 33º KPI

Isso aconteceu uma vez comigo, após o alinhamento cantava pneu em qualquer curva a pouca velocidade, voltei ao alinhador que colocou a convergência em 2,5 e o problema "sumiu"
  • 28/09/2010, 23:40
    Lucena04
    Citação:

Caro Lucena04, muito obrigado mesmo pela sua resposta e atenção!
    Bom, estarei comprando as molas da besta 3.0 GS 16 lugares para a dianteira e não trocarei os amortecedores e para a traseira li aqui no forum que posso utilizar as molas do monza hatch 89 (aumento de 2cm) ou do omega suprema (aumento de 4cm aproximadamente), mesmo assim eu precisarei fazer tudo aquilo que vc disse sobre a traseira?

um grande abraço.

Se subir só 2 ou 4cm na traseira a frente vai ficar mais alta. Na traseira da minha eu estou usando molas da palio Weekend GNV com os amortecedores da Besta Gs 16 lugares, ajuste da panhard e espaçadores de rodas. O carro ficou bem firme, principalmente na traseira, mas é bom pq o carro está alto e muito estável em curvas.
    Se vc não quer ter gastos ou dores de cabeça verifique com um mecânico se é caso de mola cansada e se for troque-as pela da Sportage mesmo.
  • 29/09/2010, 08:23
    Patoloko
    Citação:

Postado originalmente por MarcSport Ver Post
    convergência dianteira 2,5 +/- 2,5 mm
    converg. traseira 0 mm
    cáster dianteiro: 3,56º +/- 0,5º
    câmber dianteiro: 0,44º +/- 0,5º
    câmber traseiro: 0º esterçamento interno: 37º
    esterçamento externo: 33º KPI

Isso aconteceu uma vez comigo, após o alinhamento cantava pneu em qualquer curva a pouca velocidade, voltei ao alinhador que colocou a convergência em 2,5 e o problema "sumiu"

Vou levar essas medidas impressas e pedir o alinhador pra colocar. Obrigado!!
  • 29/09/2010, 08:54
    Citação:

Se subir só 2 ou 4cm na traseira a frente vai ficar mais alta. Na traseira da minha eu estou usando molas da palio Weekend GNV com os amortecedores da Besta Gs 16 lugares, ajuste da panhard e espaçadores de rodas. O carro ficou bem firme, principalmente na traseira, mas é bom pq o carro está alto e muito estável em curvas.
    Se vc não quer ter gastos ou dores de cabeça verifique com um mecânico se é caso de mola cansada e se for troque-as pela da Sportage mesmo.

Mais uma vez muito obrigado Lucena,
    Na verdade queria sim suspender um pouco mais a minha SPT, ela já subiu 2,5cm só com a troca dos pneus. Desculpe minha ignorancia, hehehe, mas oq é panhard? espaçadores de molas, pra que serve? pelo que estou vendo não poderei trocar as molas trazeiras sem relaizar estes serviços, ne? Na frente é só colocar as molas da besta Gs 16 lugares e pronto?

Cara me desculpe, mas marinheiro de primeira viajem é assim mesmo! rsrsrsr

abraços.
  • 29/09/2010, 11:03
    Lucena04
    Citação:

Mais uma vez muito obrigado Lucena,
    Na verdade queria sim suspender um pouco mais a minha SPT, ela já subiu 2,5cm só com a troca dos pneus. Desculpe minha ignorancia, hehehe, mas oq é panhard? espaçadores de molas, pra que serve? pelo que estou vendo não poderei trocar as molas trazeiras sem relaizar estes serviços, ne? Na frente é só colocar as molas da besta Gs 16 lugares e pronto?

Cara me desculpe, mas marinheiro de primeira viajem é assim mesmo! rsrsrsr

abraços.

Dá uma pesquisada no fórum, muita gente quebrou a cabeça para arranjar soluções para variados problemas quando se quer elevar a suspensão, vai ser difícil eu resumir em umas 3 ou 4 mensagens.
    Vamos lá: barra Panhard é aquela barra que fica paralela ao diferencial traseiro, espaçador de roda serve para deixar as rodas mais "pra fora" para evitar que os pneus raspem no amortecedor, que acontece quando se eleva a suspensão. Mas tem usuários que não necessitaram utilizar o espaçador, mesmo fazendo o lift, enfim, o assunto é muito extenso e tem bastante coisa interessante aqui no fórum. Qualquer dúvida pergunta no tópico específico sobre lift de suspensão.
  • 29/09/2010, 13:44
    Citação:

Dá uma pesquisada no fórum, muita gente quebrou a cabeça para arranjar soluções para variados problemas quando se quer elevar a suspensão, vai ser difícil eu resumir em umas 3 ou 4 mensagens.
    Vamos lá: barra Panhard é aquela barra que fica paralela ao diferencial traseiro, espaçador de roda serve para deixar as rodas mais "pra fora" para evitar que os pneus raspem no amortecedor, que acontece quando se eleva a suspensão. Mas tem usuários que não necessitaram utilizar o espaçador, mesmo fazendo o lift, enfim, o assunto é muito extenso e tem bastante coisa interessante aqui no fórum. Qualquer dúvida pergunta no tópico específico sobre lift de suspensão.

Mais uma vez muito obrigado!
    só mais um pouquinho de abuso meu...heehe os amortecedores da besta gs 16 lugares que vc usa na trazeira elas são da trazeira ou da frente da besta? se eu usar as molas da omega suprema na trazeira terei que trocar os amortecedores mesmo assim?
    vc poderia postar aqui mesmo ou me enviar algumas fotos de sua viatura? rsrsrs

abraços.
  • 29/09/2010, 19:41
    Lucena04
    1 Anexo(s)
    Citação:

Mais uma vez muito obrigado!
    só mais um pouquinho de abuso meu...heehe os amortecedores da besta gs 16 lugares que vc usa na trazeira elas são da trazeira ou da frente da besta? se eu usar as molas da omega suprema na trazeira terei que trocar os amortecedores mesmo assim?
    vc poderia postar aqui mesmo ou me enviar algumas fotos de sua viatura? rsrsrs

abraços.

São da traseira.
    Uso pneus 30".
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 88 de 128 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 38787980818283848586878889909192939495969798 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:42.