Minha SPORTAGE TDI 2003,vazou ÓLEO pela JUNTA do CABEÇOTE.Vou fazer a CRONOLOGIA do que aconteceu e o que fiz.
1_ o MOTOR esquentou,após RETÍFICA e substituição das PEÇAS o MOTOR foi montado.
2_ substituí a VÁLV. TERMOSTÁTICA,pois s/ ela aumenta o consumo, a emissão de FUMAÇA e desgaste das peças e a probabilidade de queimar as VELAS de PRÉ-AQUECIMENTO é maior conforme postado aqui no FORUN se não mim falhe a memória por Eduarte e outros FORISTAS.
3_ substitui o RADIADOR numa LOJA especializada,eles desmontaram o RADIADOR e usando a mesma MOLDURA,só substituiu a COLMÉIA.Adaptou a do CAMINHÃO MERCEDEZ 709 ou 710,que tem o DIÂMETRO dos TUBOS de 12mm se não mim engano contra 9mm do SPORTAGE,OK!
4_ Adaptei o SISTEMA de REFRIGERAÇÃO selado ,seguindo as recomendações do FORUN,colocando o RESERVATÓRIO do GOL G-IV, e colocando ÁGUA de BATERIA(ÁGUA DESTILADA/DESMINERALIZADA),junto c/ LÍQ. de ARREFECIMENTO,na proporção recomendada,OK!
5_ instalei os IND. de TEMPERATURA do ÓLEO e ÁGUA e PRESSÃO do TURBO,conforme o FORUN,ok!
6_ depois de uma semana rodando,a TEMPERATURA começou a subir no TERMÔMETRO(entre 95°c e 100ºc),o que não é normal.Verifiquei q a Água baixou no RESERVATÓRIO e começou a vazar ÓLEO pela JUNTA do CABEÇOTE.
7_ a MANGUEIRA q liga a saída da VÁLV.TERMOSTÁTICA à entrada do RADIADOR havia rasgado.
8_ o CARRO foi p/ OFICINA e já está sendo desmontado.
9_ a JUNTA do CABEÇOTE que havia colocado foi KOPLA, que não resistiu(não aconselho).Assim como não consegui a original comprei da MANDO(boa qualidade de PEÇAS).
10_fui na CCS KIA p/ comprar a MANGUEIRA e consultando o CHEFE DA MECÂNICA sobre o aperto do CABEÇOTE,ele mim passou a especificação do aperto c/ a TABELA em mãos,aproveitei e tirei uma copia:
APERTO DO CABEÇOTE: apertar c/ TORQUE de 3,0kg.m.Depois aperte c/ 90º + 90º.
Assim retificando os 12kg.m que foi postado aqui no FORUN antes.
abç: RAMILTON