x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    21/02/2008
    Local
    Natal/RN/RN
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    1 – Corte um pedaço de cartolina nas medidas: 4 cm x 22,5cm
    2 – Ao longo da cartolina faça marcações de 2.5cm de distância
    3 – As marcações de 2,5cm são os pontos de corte, a profundidade do corte será de 2 cm.
    4 – Dobre as pontas onde foram feitos os cortes, de preferência para o lado direito.
    5 – Molde a cartolina em formato cilíndrico, é exatamente assim que ficará o produto final.

O único material considerado seguro para fazer isso é o aço inox.

Alumínio: O alumínio é muito mole, a “hélice” pode se deslocar dentro da mangueira com o tempo, e mesmo se usar uma chapa mais espessa vai gerar atrito com o ar. Já vi na internet, gente fazer a hélice com uma latinha de refrigerante, é muito mole, não dura muito tempo.

Ferro: Logicamente vai enferrujar. Pedaços de ferrugem entrando no motor não seriam nada bons.

Ferro com pintura: esqueça, e se a tinta começar a se soltar?

Plástico: nem pense nisso.

Aço inox: Proporciona uma melhor fixação na mangueira, agüenta temperatura sem se deformar, não enferruja, não descasca, é maleável, perfeito.

OBS.: Use uma chapa com uma espessura que você possa entortar com um alicate. Para cortar a chapa de inox use uma máquina com disco de corte para metais, vai cortar bem fácil. Após dobrar as “pás” passe uma lixa em volta delas para tirar os pedaços de inox provenientes do corte que possam se desprender.

Abraço

Julio,
    Estou interessado nesta peça e acompanhei o descrição de sua confecção. Só gostaria de saber a espessura da chapa de aço inxidavel para sua confecção. Acho que uma de maior espessura, da trabalho pra cortar.
    Obrigado Costa Junior

Usuário
    Entrada
    21/02/2008
    Local
    Natal/RN/RN
    Agradecimentos: 0

confecção da peça

1 – Corte um pedaço de cartolina nas medidas: 4 cm x 22,5cm
    2 – Ao longo da cartolina faça marcações de 2.5cm de distância
    3 – As marcações de 2,5cm são os pontos de corte, a profundidade do corte será de 2 cm.
    4 – Dobre as pontas onde foram feitos os cortes, de preferência para o lado direito.
    5 – Molde a cartolina em formato cilíndrico, é exatamente assim que ficará o produto final.

O único material considerado seguro para fazer isso é o aço inox.

Alumínio: O alumínio é muito mole, a “hélice” pode se deslocar dentro da mangueira com o tempo, e mesmo se usar uma chapa mais espessa vai gerar atrito com o ar. Já vi na internet, gente fazer a hélice com uma latinha de refrigerante, é muito mole, não dura muito tempo.

Ferro: Logicamente vai enferrujar. Pedaços de ferrugem entrando no motor não seriam nada bons.

Ferro com pintura: esqueça, e se a tinta começar a se soltar?

Plástico: nem pense nisso.

Aço inox: Proporciona uma melhor fixação na mangueira, agüenta temperatura sem se deformar, não enferruja, não descasca, é maleável, perfeito.

OBS.: Use uma chapa com uma espessura que você possa entortar com um alicate. Para cortar a chapa de inox use uma máquina com disco de corte para metais, vai cortar bem fácil. Após dobrar as “pás” passe uma lixa em volta delas para tirar os pedaços de inox provenientes do corte que possam se desprender.

Abraço
    Julio,

estou interessado na confeção desta peça e gostaria se saber qual a espessura da chapa que vc recomenda.
    Abraçosa
    Costa Junior

Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 14
    Pessoal,

[COLOR=black][FONT=Verdana]Eu quase usei metal galvanizado para fazer a hélice, é uma boa opção.
    Tudo bem Julio?

Na minha humilde opinião, acho que não daria certo usar esse tipo de chapa pois por ela ser muito fina e a suxão do motor ser violenta, acredito que iria desdobrar as abas ou pior ainda, deformar a peça e suga-la pra dendro.
    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Demorô, me manda esse desenho que se funfar legal, pretendo produzir e ganhar uns troquinho, de leve. rsss Ai ja fasso um pra vc tbm.
    []s
    (DU)
    E ae camarada, recebeu o desenho ?
    Grand Sportage 99 - Jabiraca
    V.T. / AVM 460 / LIFT DE SUSPENÇÃO (by Eduarte) / Colossus Armadillo 235/75/15

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Citação Postado originalmente por ALEX MIET Ver Post
    E ae camarada, recebeu o desenho ?
    Recebi sim Alex, mas ainda não pude ver porque preciso instalar o cad, assim que montar e testar mando noticias. Valeu.
    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Pessoal,

Não sei exatamente a espessura da chapa, tem 1 mm ou mais. A minha chapa cortei com uma máquina e disco de corte para metais, pois se a chapa for tão fina a ponto de poder cortar com algum tipo de tesoura, então não vai agüentar o fluxo de ar, e nem vai ficar fixa na mangueira por muito tempo. Com uma máquina com disco de corte você leva uns 2 min. para cortar tudo e evita imperfeições no corte.
    É assim mesmo, isso é meio trabalhoso, para se ter uma idéia, essas hélices originais são cortadas a laser.

Dica: Procure uma chapa com 4 cm de largura, aí você terá somente o trabalho de cortar só o comprimento que precisa, e fazer as hélices, foi assim que eu fiz. Comprei uma chapa de 4 cm x 1,20m e sobrou.

Abraço
    4X4 Brasil
    Julio

Sportage 2.2 diesel 1996

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Pessoal,

Não sei exatamente a espessura da chapa, tem 1 mm ou mais. A minha chapa cortei com uma máquina e disco de corte para metais, pois se a chapa for tão fina a ponto de poder cortar com algum tipo de tesoura, então não vai agüentar o fluxo de ar, e nem vai ficar fixa na mangueira por muito tempo. Com uma máquina com disco de corte você leva uns 2 min. para cortar tudo e evita imperfeições no corte.
    É assim mesmo, isso é meio trabalhoso, para se ter uma idéia, essas hélices originais são cortadas a laser.

Dica: Procure uma chapa com 4 cm de largura, aí você terá somente o trabalho de cortar só o comprimento que precisa, e fazer as hélices, foi assim que eu fiz. Comprei uma chapa de 4 cm x 1,20m e sobrou.

Abraço
    Me tira uma duvida irmão, vc instalou a engenhoca antes ou depois do sensor MAF?
    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Putz! Sensor MAF?!! O meu motor é diesel, não tem sensor nenhum. Descupe amigão, vou procurar isso no site do Velocity Tuner, aguarde.

Abraço
    Julio

Sportage 2.2 diesel 1996

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Putz! Sensor MAF?!! O meu motor é diesel, não tem sensor nenhum. Descupe amigão, vou procurar isso no site do Velocity Tuner, aguarde.

Abraço
    Tem razão, falha minha, esqueci desse detale.
    Valeu
    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Em todas as instruções que vi na internet, a hélice é instalada na entrada da mangueira de ar, sem exceções. Emprestei a foto da Sportage do Marlo para mostrar aonde vai a hélice no motor a gasolina. É sempre na mangueira de ar após a abraçadeira que é fixada á caixa do filtro, independente de ter ou não um sensor. Acho que o sensor que você se refere é aquele antes da mangueira, mas o local de instalação da hélice é ali mesmo onde está marcado com um "x".

Abraço

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -6_1_-1e.jpg  
    Julio

Sportage 2.2 diesel 1996

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Intendi Julio, se for ali, é depois do sensor MAF, o que me deixa com a pulga atras da orelha, pois assim a pressão que entra no motor vai ser diferente da lida pelo sensor. Acho que terei que colocar e testar, se der erro troco de posição.
    valeu a dica e a "prestatividade".
    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Julio.

O quanto vc conseguiu de melhora em desempenho e consumo.
    Desculpe-me mas sou descrente nesse tipo de produto.

[]s
    Marcelo

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem