Consegues colocar o link do anúncio aqui?
Pelas fotos dá para se observar alguns detalhes para se dar opinião mais fundamentada.
Quanto à Km indicada, se a viatura foi bem cuidada, pode-se dizer que o motor acabou de amaciar.:concordo:
Versão Imprimível
Bom dia a todos,
Tenho um Cherokee Sport 2.5 TD Câmbio manual, e preciso trocar os fluidos do veículo.
Após várias pesquisas, ainda não consegui entender qual é o óleo correto para este câmbio.
O manual diz: 75w90 GL-05, mas não diz se é sintético ou Mineral
Alguns sites extrangeiros dizem que GL-05 está errado, que foi impresso erradamente em alguns manuais.
Segundo eles o óleo correto é GL-03, sem aditivos EP a base de enxofre e fósforo, que atacam os sincronizadores de metal.
Baixei um guia de óleos da Valvoline do ano de 2013 e nele tem especificação de óleo GL-03 e GL-05 para o mesmo câmbio ( AX-05 e AX-15)
Afinal qual é o óleo para o Câmbio manual do Cherokee Sport 2.5 TD ? GL-03, GL-04 ou GL-05 ?
Qual é o Câmbio deste JEEP ?
Alguém pode ajudar?
Obrigado a todos.
http://www.carquestprofessionals.com...0%206.6.13.pdf
Boa tarde Helinton,seja bem-vindo ao 4x4Brasil!
Amigo eu tenho uma Cherokee sport 98 4.0L gasolina câmbio manual.Quando comprei ela estava com 187.000 km rodados.Eu considero uma quilometragem razoável para um carro 98.Mas a quilometragem depende muito do motor que equipa ela e também dos cuidados que o antigo dono teve,por exemplo:Se for o 2.5 diesel esquece ele lá, porque você vai rodar mais uns 250.000 Km fácil, sem ter problemas.É só manter a manutenção básica em dia.Agora se for motor a gasolina, fique atento a fumaça no escapamento,vazamento de óleo na junta da transmissão com o volante do motor,vazamento no cárter,porque muitos "trocadores de óleo" olham o carro, veem que é bruto e não querem nem saber de tomar cuidado.Pegam a primeira chave que aparece na frente e apertam os parafusos em demasia oque acaba danificando o o'ring do cárter,ou então na junta da transmissão além de apertarem demais os parafusos apertam na ordem errada oque deixa a junta toda deformada.Mas também se a manutenção do motor estiver em dia ,vai longe.Outra coisa,leve seu mecânico confiança junto para avaliar no geral.Tendo o aval dele pra comprar leve-a numa auto elétrica de confiança pra ver a condição do chicote e também os componentes( fusíveis,solenóides,sensores,etc.).
Um ponto importante:TRANSMISSÃO!
Muitos amam o câmbio automático e falam muito bem (Não tenho nada contra o modo de pensar das pessoas,cada um com suas razões).Agora outros,como eu,odeiam! Por quê? Muito simples.A minha ideia pode ser errada,e tenho consciência de que nem todos que possuem carros automáticos os preferem em relação aos manuais.Mas pra mim quem diz gostar, é porque não tem coordenação motora pra pisar na embreagem e no acelerador,trocar a marcha,guiar o volante, e prestar atenção no trânsito ao mesmo tempo.Eles mesmos não tem o modo automático de fazer isso tudo sem perceber e por isso precisam do automático do carro.Então é conveniente ter um automóvel que arranca sozinho sem morrer (Evita vergonha e barbeiragens). Agora, no caso das cherokee, não se pode dizer isso pois a quantidade de automáticas que saíram em relação as manuais nem se compara.Diferença gritante mesmo.Parece que pra cada 8.000 cherokee automáticas eram 10 manuais.Então nesse caso é difícil encontrar uma manual a venda e a possibilidade de ter uma,acaba compensando o câmbio automático e lógicamente com o tempo você se acostuma e pode passar até a gostar.Mas eu prefiro o manual por ter a manutenção muito mais barata e outravocê tem total controle do bicho.Ele só vai arrancar se você quiser,só vai morrer se você deixar,etc.
Motor
O motor não pode estar com vazamentos nas juntas(Um jeito fácil de descobrir o estado delas é olhar se há vazamento para o bloco do motor pela junta do cabeçote já que todas são trocadas ao mesmo tempo,na maior parte das vezes),
- Não pode sair nada de fumaça no escape.
- O carro deve pegar de primeira mesmo a frio.
e o principal é isso.Ah e verifique a documentação se está certinha,veja os vãos das portas se estão alinhados(pois 4x4 são mais susceptíveis a acidentes.Consulte o detran imprima um nada consta,esse tipo de coisa.
Grande abraço espero ter ajudado !:concordo:
Boa Tarde TOYHOCAYEN,o fluido de transmissão é o sintético.Se o teu cambio for o AISIN use o 75W-90 GL-4 sintético agora se for o mesmo câmbio da minha,que é o AX15, o fluido é o MOPAR 75W-90,API grade GL-3 sintético ou equivalente.E o modelo do câmbio você vai encontrar na carcaça da transmissão.Dê uma olhada nesse pdf que botei aqui em anexo,pois por mais que o seu não seja o AX15 a posição da identificação do modelo do câmbio deve ficar no mesmo lugar.
Grande abraço!
Ola amigos!
Estou com problemas no cambio de minha XJ 98, se alguém souber de uma possível solução!
alem dos trancos cada vez mais forte, esta com a 1 marcha longa indo direto para 3 e 4 marcha, pula a 2 marcha, me passaram que tenho que abrir o cambio para verificar, alguém teria uma ideia do que possa ser, antes de abrir?
Ricardo
Boa tarde Ricardo!
Ela é automática correto?
Então amigo, é mais ou menos assim o funcionamento:Cada marcha corresponde a uma relação de engrenagens diferentes.Quando você bota a palanca do câmbio no DRIVE estando parado, naturalmente é a 1ª marcha que vai entrar pra você poder arrancar com o carro.Ao alcançar uma velocidade um pouco maior depois da arrancada entra a 2ª marcha,porém,esse movimento de troca de marchas acontece porque existe uma peça,que conheço como Garfo, responsável por deslizar o conjunto de engrenagens da 2ª para o eixo motriz,sendo assim transferido o movimento.Ou seja o carro está engrenado na 2ª.Cada relação de engrenagens tem seu garfo (Garfo é a peça que serve de apoio para empurrar o conjunto de engrenagens na direção do eixo motriz),o que pode estar acontecendo é o seguinte:A lubrificação da caixa de marcha pode não estar boa por haver vazamento de óleo lubrificante pela junta da transmissão com o volante do motor.Dá uma verificada pois se não me engano a junta é metálica, e se os parafusos não forem apertados na ordem certa e com o torque certo você pode danificar a junta comprometendo a vedação.Mas porque estou falando disso?Porque o óleo lubrificante além de reduzir o atrito entre as peças metálicas,ajuda também a controlar a temperatura quando em funcionamento.E se você tem nível de óleo baixo e temperatura alta,óbviamente terá um desgaste maior das peças da transmissão,logo chego a conclusão que o garfo seletor de engrenagens da 2ª marcha possa ter se soltado, como acontece em muitos carros importados,e entrado no meio das outras marchas.Então quando você arranca, a cherokee sai do lugar, dá os trancos por estar moendo o garfo entre as engrenagens, e aí quando vai engatar a 2ª não consegue por não existir mais o tal garfo então pula pra 3ª e assim em diante.
Amigo te aconselho a fazer o que lhe disseram,abra a transmissão e cheque cada engrenagem.Se for o garfo solto mesmo,confira se não fez dentes nas outras peças do sistema, e aproveite pra ver o modelo da tua transmissão!Vai estar estampado na carcaça dela mesmo.Se for AISIN use o óleo lubrificante 75W-90 GL-4 Sintético é o mesmo câmbio da Hilux.Agora se for o AX15 use o 75W-90 API grade GL-3 sintético .Caso seja um outro câmbio ponha o modelo aqui e a gente descobre qual fluido usar:concordo:.Na identificação da carcaça o primeiro número vai ser o ano de fabricação,o segundo e o terceiro o mês e a sequência restante o número de série,beleza?Por aí você já sabe o modelo.
E um conselho de amigo mesmo não te conhecendo.Se você tiver outro carro dê preferência em andar com ele porque se for isso e você insistir em dar trancos pode condenar a caixa de câmbio e aí fica caro pra caramba uma nova.
Grande abraço
Bom dia,
Obrigado pela ajuda.
Observei que o óleo original da MOPAR não é sintético.
http://www.ebay.com/itm/Mopar-AX-5-A...3D252076762922
Segundo o fabricante serve para os dois câmbios.
Óleo GL-03 sómente mineral ( Óleo para engrenagem TGF da Texaco API-GL03 ) , GL-04 que não tenha especificação GL-05 ( GL04/GL05) Também é mineral Ipirgerol 75W90 GL-04 ( Ainda não encontrei quem tenha pra vender).
O óleo Da MOPAR PN04897622AA também é Mineral. veja no link
Sintético GL-04 só encontrei no Ebay
Se eu estiver errado , me desculpe, mas enfim onde encontro este MOPAR para comprar?
Grande abraço.
Boa noite amigo!
1º lugar me desculpe eu errei!
O óleo certo é o SAE 75W-90 GL-5.Eu só encontrei semi sintético ( http://www.autocomercialpaulista.com...product_id=129 )
Mas você pode colocar um lubrificante superior também que não há problema,o que não pode é um inferior!
Grande abraço e me desculpe mais uma vez!
Obrigado amigo, não se preocupe.
Esta especificação vc pegou do seu manual ?
Sua viatura é diesel? Qual é o ano?
Meu manual diz 75W90 GL-05, mas não especifica se é mineral ou sintético. Acho que na verdade tanto faz.( O sintético é mais caro e dura mais, resiste mais as altas temperaturas e cisalhamento bla bla bla....
O problema é que alguns sites europeus estão dizendo que a especificação do manual esta errada.
Segundo eles os óleo GL-05 tem aditivos EP Que corroem os sincronizadores destas caixas, por isso a MOPAR indica Óleo GL-03,
ou o sintético fabricado por ela, sem estes aditivos.
Vc sabe alguma coisa sobre isto?
Obrigado amigo pela compreensão!A minha é 1998 4.0L gasolina manual.
Sim eu peguei no manual, mas eu também já li isso. Vou te passar minha outra fonte que não é o manual aqui em anexo.Na europa pode haver uma mudança no óleo por ter países onde no inverno esfria muito e aí isso afetaria a qualidade do fluido se fosse o mesmo que o nosso aqui.Exato, o sintético é um óleo mais eficiente por ser meticulosamente feito em laboratório, o que confere bastante pureza.Já o mineral, é uma derivação do petróleo e o semi-sintético um pouco do que os 2 tem de melhor pra oferecer em um só.
Essa questão dos lubrificantes EP tem uma máxima:"Nunca use lubricantes extrema pressão (EP) em sistemas engrenados que funcionem a elevadas temperaturas."Por quê? A maior partes desses óleos EP contém aditivos de enxofre, que possuem como função a lubrificação química das engrenagens,tendo o papel de protegê-las contra partículas ásperas que possam causar atrito.TOYHOCAYEN, em altas temperaturas esses aditivos de enxofre podem se tornar altamente corrosivos dependendo do material que tenham sido feitas as engrenagens.Exemplo de metais que são atacados por essa reação de oxidação,são os conhecidos como amarelos:Cobre,latão e bronze.Então assim amigo esse é o maior problema de errar o óleo mas quanto ao fato de ser mineral,semi sintético ou sintético não vejo muito problema.Uma coisa que você pode fazer é entrar em contato com a autorizada jeep no Brasil e ver um lubrificante equivalente,pois o ideal sempre é seguir a orientação do fabricante.Nesse caso o ideal é o SAE 75W-90 GL-5 sem aditivos de enxofre.Talvez esse seja o cara:
Motul Gear 300 75W-90 Gl 4/Gl-5 Sintético.
APLICAÇÕESLubrificante 100% sintético Éster. Para todas as transmissões mecânicas e engrenagens de Veículos de competição. Especial para caixas de velocidade sincronizadas ou não, caixas com diferencial, diferenciais sem sistemas de fricção (Autoblocantes, freios), com exigências de trabalho excepcionalmente severas: golpes, forte cargas, regimes de baixa rotação e cargas muito elevadas, ou alta rotação e cargas moderadas.
ESPECIFICAÇÕESNORMAS : API GL4/GL5. MIL -2105-D.Bases 100% Ésteres: Protege contra o desgaste por manter-se em melhor estado por mais tempo e com temperaturas mais severas0% perda de viscosidade: Película lubrificante incisalhável (viscosidade infatigável) em todas as condições de trabalho mais severas. Garante pressão estável do óleo entre os componentes da transmissão, diminui o ruído de funcionamento e suaviza as operações de mudança e marcha.Faixa de temperatura de trabalho muito ampla: -36ºC a 160º C.Reúne excelentes propriedades anti-espumantes, anti-oxidantes, anti-corrosivas, extrema pressão e anti-desgaste.
Grande abraço!
Caro amigo,
Tudo que vc me falou aqui eu demorei uma semana para aprender vasculhando os sites internacionais.
Tenho aqui uma dezena de links cheios de informação.
Vc acertou na mosca .Parabéns.
O problema é que os fabricantes de Óleo não informam qual é o tipo de aditivo usado e se deve ou não ser usado com caixas sinchronizadas.
No caso da Motul o óleo é GL-05 tambem.
Que tal outro da Motul?
Motylgear 75w90
https://www.motul.com/system/product...pdf?1328092243
O que vc acha? ele é praticamente idêntico, só não é sintético.
Obrigado.
Boa tarde Amigo!
Muito obrigado pelo elogio e pela consideração mesmo!
Essas informações são absorvidas com o tempo e com os problemas...kkk TOYHOCAYEN. Eu costumo dizer o seguinte:" a medida que os problemas vão surgindo você ganha uma nova especialização no teu carro." A informação naturalmente se fixa na mente por ter se dedicado muito a entender o porque daquilo.Isso que você fez é o mais correto;vasculhar a internet em cada site a procura de uma resposta.Tem uns que querem a resposta de mão beijada por acharem que o 4x4Brasil é um fórum de mecânicos.¬¬'
Mas indo ao seu primeiro comentário a respeito do tipo de aditivo, e se deve ou não ser usado em câmbios sincronizados é o seguinte: o Motul Gear 300 75W-90 GL-4/GL-5 Sintético que foi oque te passei é perfeitamente compatível com os 2 tipos de câmbio:Sincronizado e não-sincronizado.E o seu tenho quase certeza que é também,pois na recomendação do fabricante diz veículos de modo geral. Porém,ambos são extrema pressão.Tanto o que te passei quanto o que você me passou.Então vai acabar ficando elas por elas.
APLICAÇÕES
Lubrificante 100% sintético Éster. Para todas as transmissões mecânicas e engrenagens de Veículos de competição. Especial para caixas de velocidade sincronizadas ou não, caixas com diferencial, diferenciais sem sistemas de fricção(Autoblocantes, freios), com exigências de trabalho excepcionalmente severas: golpes, forte cargas, regimes de baixa rotação e cargas muito elevadas, ou alta rotação e cargas moderadas.
Quando não sei nada com relação aos aditivos do óleo que estou comprando, sempre vejo uma característica PRINCIPAL! Leio a especificação pra ver se encontro escrito EXTREMA PRESSÃO (EP).Por quê? Quase todos os aditivos de extrema pressão são compostos químicos que contêm enxofre.E aí é complicado. As XJ manual eu estou procurando ainda o óleo mas as automáticas eu estava vendo e descobri que usam esse amigão http://www.noreika.com.br/produtos/oleo-elf-elfmatic-g3-dexron-iii.html .Mas esse link foi só pra efeito de curiosidade.Talvez já seja um ponto de partida.Mas estou procurando ainda um que se adeque.E vou te falar:eu pus o do manual de manutenção e não tive problema TOYHOCAYEN.
Grande abraço!