Oq sei e testei: Carro c ABS a 120km/h em cascalho solto ñ permite o travamanto permitindo q o motoriste dirija o carro virando o volante p ambos os lados. Carro sem ABS no cascalho solto a 120Km/h, permite o travamento, impossibilitando uso do volante (o carro mesmo esterçado vai em linha reta) porém para antes, pois o pneus cavuca o chão chegando ao solo mais firme. ( testei na prática e sempre li isso em artigos de carros de Rally) Em uma resvista um comprarativo entre o Lancer e o WRX o WRX ganha alguns pontos extras por poder desligar o ABS.
Da mesma forma q se sobe uma subida lisa acelerando forte na tentativa de cavucar o chão p ter pegada, o pneu precisa cavucar o chão p parar o carro.
Nos 8min de vídeo o carro volta p tras e nesse caso eu "acho" q foi feito uso do freio, mas o ABS fez a função dele causando o preju.
Trilha de Gramado,Jeep willys e Cherokee capotando 2010. - YouTube
Abs
DMD