Problemas na Gasolina com kit GNV
Citação:
Postado originalmente por
Leo - Beethoven
Rafa, o que acontece é o seguinte.
A maioria de nossas XJs por aqui está na casa dos 100 mil Km e isso é fato, certo ?
A durabilidade prevista das sondas lâmbidas (informação contida no folheto da Bosch que vem junto com a sonda lâmbida) é de 100 mil Km. Considerando que a nossa gasolina é uma porcaria, com certeza as nossas sondas lâmbdas irão durar menos que isso. Eu mesmo já tive problemas com elas em dois carros diferentes com um aos 80 mil Km e outro com 60 mil Km, o último deles me deixou maluco pq a curva do sensor estava OK e nem acusava erro no painel ou no scanner....só quando cismei de vez e decidi apelar e sair trocando peça é que achei o problema que me atormentava, o carro pipocava de vez em quando sem explicação.
Voltando as XJs.....Todos que estão achando o carro meio estranho, gastão, ou pipocando, partida ruim, etc....e estão nessa faixa de kmetragem e com as sondas originais (a XJ tem duas), deveriam pensar em juntar uns trocos e substituí-las. Primeiro pq se pode ter um erro nas sondas como esse que eu passei e segundo que não há milagres considerando a nossa porcaria de gasolina e o que diz o fabricante sobre a durabiliade delas.
Um erro muito comum em carros com GNV é instalar simulador de sonda para os problemas que ocorrem (luz de painel de check engine acusando, pipocando ou back-fire), seja rodando na gasolina ou GNV. Posso garantir uma coisa, na XJ com um kit GNV bem instalado e regulado a luz de check engine não acende nem a pau por conta da sonda lâmbda se ela estiver boa e o carro deve andar muito bem.
Já vi o pessoal instalar simulador pq estava pipocando na gasolina...erro fatal....pq vc simplesmente eliminou a sonda e o módulo de injenção irá regular a mistura pelo sinal do simular....resultado, curva de resposta fica...maior consumo, menor rendimento e a chance de mandar o catalizador pro pau bem alta.
Volto a dizer....o simulador existe para modelos de injeção que não se adaptam a conversão pro GNV e devem ser usadas somente em kit que não são gerenciados eletrônicamente (por que usam o sinal da sonda) e somente entrar em operação com rodar com o GNV, da mesma forma que o variador de avanço só entra no GNV e não na gasolina.
Estou com a minha a mais de um ano rodando no GNV, sondas 100% operacionais, sem simulador de nada e vai muito bem e é assim que tem que funcionar.
Abs.
Leo,
Deixa ver se eu entendi. O simulador de sonda é usado para passar ao computador um sinal parecido com o que ele teria se estivesse rodando na gasolina, mas agora com a curva adequada ao GNV certo? Então nesse caso, entendo que quando mudo pra gasosa, o simulador não atua. Como saber se ele está interferindo no processo quando no modo gasolina? Os sintomas da minha XJ são os mesmos de muitos aqui no forum (falhando quando muda pra gasolina, morrendo na marcha lenta, etc). Como fazer para que os simuladores funcionem somente no GNV? Tenho variador de avanço mas o kit não é gerenciado.