Postado originalmente por
Matheus C.
Pessoal, só um pitaco que não vi ser comentando, ao ativar o Lock não se bloqueia o diferencial central, fazendo as rodas dianteiras rodarem igual as rodas traseiras? Se for isso, não se pode rodar em pisos de boa aderência como asfalto, com chuva ou sem chuva, pois ha uma diferença no traçado feito por cada eixo, o que acarretaria em desgaste e ate quebra do conjunto, alem da sensação falsa de segurança.
A tração integral para se andar no asfalto funciona com o diferencial central aberto, ser 50-50% não quer dizer necessariamente que seja uma tração integral.
Acredito que o modo Auto seja o ideal para Asfalto, o Lock seria a tração convencional encontrada em todas as pickups do mercado, assim como a dos jeep willys.
Ai os outros modos, (sand, etc...) tem um auxilio de eletrônica, e de distribuição de torque diferente entre os eixos conforme a necessidade.
Resumindo, Para se andar em 4x4 no asfalto, o diferencial central tem que estar aberto, para compensando a diferença de velocidade entre os eixos. Se estiver em Lock ocorrera desgaste no sistema podendo gerar quebras, assim como desgaste irregular nos pneus.