Este tópico está resgatando o que sempre houve de melhor aqui no forum - o bom e democrático debate, de alto nível, do conhecimento de cada um que registra sua experiência e até mesmo a sua opinião particular.
Ao Caro Regis, que infelizmente foi "premiado" (ou não), também desejo que veja seu problema resolvido o quanto antes. Mas, sinceramente, todos temos que entender que mesmo uma marca premium, como a JEEP é no brasil, também está aqui para lucrar, e substituir um veículo não faz parte desta idéia. Ainda mais quando provavelmente ela também não saiba ainda o que está realmente ocasionando este defeito e, portanto, nem saiba como proceder para consertar ou ajustar. A marca correrá um sério risco de entregar outro carro que terá o mesmo problema, pois o consumidor já sabe analisar se o defeito existe ou não - aí abre um precedente, que é tudo que a marca não precisa.
Esta novela já aconteceu com a troller e muitos daqui acompanharam neste forum a batalha daqueles que adquiriram o modelo 2013 e viraram clientes vips dos guincheiros e das concessionárias.
Vale a briga, Regis! Até porque, sem brigar, dificilmente você terá seu caso satisfatoriamente resolvido. O problema é que certamente o seu carro não é único com este defeito, deve existir muitos proprietários que nem perceberam isso ou que, se perceberam, serão convencidos pela marca que isso é característica do produto.
À Giuliana, fui eu que comentei aqui que serei papai pela primeira vez e que optei por comprar uma duster 4x4. O que você sentiu sobre a avaliação de seu fit usado não é nada mais que nossa realidade atual. Tudo vai variar conforme a demanda, então até mesmo entre concessionárias que querem lhe vender o mesmo produto as propostas vão variar, mais ainda entre diversas marcas e modelos. Tive proposta de tabela fipe no meu usado, como também tive proposta de 20% a menos, isso em concessionárias de mesma marca. Acabei não entregando e estou tentando vender particularmente.
Percebi que vc está considerando muito, ou até principalmente, o desempenho. Então não há muito o que pensar mesmo, entre os renegade disponíveis sua opção será o diesel. Mas, entre os demais pontos que você considera, tenha em mente que a desvalorização muito provavelmente será grande, pois o renegade, notadamente o diesel, é um carro caro, premium, que quando estiver "bem rodado", como seu fit estava, precisará encontrar um candidato a comprador que lhe conheça pessoalmente, que saberá que o carro foi bem tratado, ou você amargará uma troca em uma concessionária, sujeita a uma avaliação natural a um carro premium bem rodado.
Porque digo isso? porque o potencial comprador de carros premium não compra carro usado, ainda mais bem rodado. Ele compra novo. E é por isso que um renegade 4x2, motor flex de "apenas" 132cv e espaço interno bem econômico, mas que mesmo assim custa seus 80 mil reais, está vendendo tanto. Me desculpem os apaixonados, mas o renegade vende tanto não apenas pelas qualidades do carro em si, mas sim pelo glamour da marca JEEP. Basta ver aqui no forum o interesse geral (onde me incluo) sobre o carro. Hoje é o tópico (ou um dos tópicos) mais movimentados.
A minha pesquisa de compra certamente passou pelo renegade, mas tive que excluir da minha lista primeiramente pelo espaço interno, depois pelo custo benefício em relação ao que oferece, que no meu caso não ficou nada bom. Minha busca foi por um veículo de bom desempenho, espaçoso em razão do filho que está por vir, que eu possa usar diariamente, viajar e ainda continuar com meus passeios 4x4. Mas tudo isso sendo fechado e sem ser do tamanho exagerado das picapes cabine dupla, modelo que usei por um bom tempo. A duster traz mais motor, mais espaço e tração 4x4. A relação peso potência (2.0 com 148cv para 1.353 quilos de peso), por exemplo, é um ponto forte. Mas não estou aqui para defender uma ou outra marca ou modelo, apenas estou pontuando a razão da minha escolha, o que eu considerei. Aqui mesmo no forum eu acompanhei as postagens sobre a duster e este certamente foi um dos fatores fundamentais também para minha opção, pois me deu tranquilidade sobre manutenção e problemas que o modelo pode vir a apresentar. Por isso sempre acho válido informar aqui o que a gente pensa.
Então Giuliana, carro hoje, tendo em conta a grande variedade de marcas e modelos, é mais emoção que razão. Todas as marcas tem suas restrições de pós venda e, pelo visto, a Jeep também tem. Eu confesso que fui a uma concessionária de curitiba para olhar o carro e nem atendido fui. Entrei na loja, olhei os carros, cheguei a sentar num renegade flex e ninguém veio me atender. Simplesmente fui embora sem quaisquer informações. Se tivesse gostado do carro eu até pediria um atendimento, mas como realmente não me emocionei, também já sabia mais ou menos os valores aproximados e o que o carro oferecia, fui para casa. O motor do renegade flex, por exemplo, eu tenho em casa, na minha fiat strada. Então para meu ponto de vista, comprar um renegade flex seria somente se estivesse muito apaixonado pelo carro. E o diesel, sinceramente, acho muito caro, fora da realidade para um carro deste porte, mesmo contando com tanta evolução técnica como o câmbio de 9 marchas. Além disso, ainda tenho receio desta tecnologia que veio forçada pela necessidade de reduzir os poluentes. Tive frontier 2013 e, apesar de não ter apresentado nenhum defeito até os 50 mil km, penso que se apresentasse algo eu sofreria com os valores principalmente das peças de reposição.
Alguém comentou aqui que os motores diesel continuam os mesmos, mas os periféricos é que são o problema. Eu compartilho desta idéia sobre os diesel atuais. Vi gente abandonando S10 nas concessionárias GM por entrar em modo de segurança no meio de ultrapassagens. E não é diz que me diz, eu vi pessoalmente mesmo, conheço a pessoa. Assim como vi também um amigo pagar 7 mil reais para consertar uma ranger nova na garantia, sob alegação da ford que a razão do defeito é combustível ruim. Aí começa a novela, se o diesel não der problema, ótimo! Mas se der.....
Por fim, se o jeep renegade vai pegar? Já pegou...de agora em diante só o tempo dirá quanto ele valerá ou se no futuro continuará pegando, quando tiver que ser vendido a consumidores da categoria "não premium"...