Não conheço esse tal selo e nem sei qual os critérios adotados para sua "certificação".... alguém tem informações sobre isso?
abs!
Versão Imprimível
Srs,
Por favor, nao vamos ser ingenuos.
Vcs acham que esse Renegade e carro para uso off road? Sim! entao a ecosport, unoway, crossfox etc tb sao....
Mas tem 4x4 ....sim, algo que 90% dos donos de carros que tem nem sabem para que serve....
Agora, deixando de lado minha opiniao sobre o fato, que nem vou expor para nao polemizar, deixo uma dica como advogado: QUER ENTAR COM AÇÃO? DELETE SEU POST E REZE PARA QUE A JEEP NAO O TENHA GRAVADO.
Por que vc fez prova contra vc mesmo!
Boa sorte!
Alguns anos atraz passei por uma situação parecida em uma enchente a TR4 queimou o modulo eletrônico das luzes 4x4 e o motor de partida, a Mitsubishi disse que não cobria, mas a seguradora pagou o prejuízo, na época R$ 9.000.
Que selo?
Ahhh o Trail Rated do para-lama? Aquele que a Jeep criou para seus próprios veículos onde atesta que alguns deles tem capacidade de vencer uma trilha em especial? No caso a Rubicon na Califórnia, que inclusive não tem uma gota de água?
Mais info aqui: http://www.jeep.com/en/jeep-capabilities/trail-rated/
Eu insistiria numa ação judicial, baseado principalmente na maciça propaganda destacando a capacidade off road do Renegade.
Conheço o riozinho e acho que não tem mais que 48cm e tb nunca ouvi falar em empenar disco de freio lá.
Concordo em parte...
No relato do Agnelo ele informa que teve que abandonar o carro pela janela...podemos mesmo supor que para ser assim o carro deveria estar em profundidade maior que os 48 cm especificados pelo manual...e o calço hidráulico fortalece essa suposição...trata-se, portanto, de uso fora das especificações do manual e dificilmente a montadora manterá a garantia em uma situação assim...
Já quanto aos freios, não tenho tanta certeza...muito estranho esse empenamento, mesmo se o freio estivesse superaquecido...imagino uma situação, de estrada, descida de uma serra por exemplo onde se tem que exigir muito dos freios...e que comece a chover quando os freios estiverem bastante aquecidos...a brusca mudança de temperatura seria o suficiente para provocar o empeno? Não tenho essa certeza e nem o conhecimento suficiente para afirmar que não mas me parece que uma situação assim seria mais um defeito construtivo...também não tenho conhecimento para afirmar que o fato do carro ficar submerso por algum tempo possa ser a causa... acho que a questão dos freios merece uma avaliação melhor...
Abs...
Acabei de passar por este mesmo rio da bocaina final de semana passado, inclusive vi essa mesma TR4 na Pousada do Vale dos Veados.
Como em qualquer rio que passamos, existe uma linha a ser seguida. Esta travessia em questão pode ser bem rasa se for pelo caminho "correto" onde passam 90% dos carros. No mesmo fds passou uma Ecosport 4x2.
Agora, saindo do "trilho" nessa travessia, meu Jeep que usa pneus 37" fica com agua quase cobrindo os pneus (seria agua no capo do Renegade), ai amigo, não tem nem o que discutir.
Meu carro é preparado para offroad, a minha montadora faz propaganda offroad, a marca tem tradição offroad, mas certamente não vou encarar TODOS os caminhos offroad pois sei que ele tem suas limitações, é uma questão bem simples.
Pelo relato, parece que faltou um pouco de conhecimento da viatura, do trecho e da prática offroad em si.
E sem querer criar polemica aqui, essa TR4 que você diz "ultrapassada", deixa o Renegade no chinelo no quesito offroad.
Quer fazer um offroad que seja alem de estradas de chão e caminhos de sítio, ao menos busque um 4x4 que tenha equipamento para tal, tipo caixa de redução, eixos rígidos, curso de suspensão....procure um Jimny, Troller, Wrangler ou Marruá.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...quote_icon.png Postado originalmente por Agnelo Erthal http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...post-right.png
Tenho acompanhado esse forum a bastante tempo antes mesmo de comprar meu atual carro um RENEGADE TRAILHAWK e agora estou aqui pra perguntar a opinião dos senhores baseado na experiência que tive.
O carro é um TRAILHAWK branco comprado dia 2 de abril e entregue em 26 de maio. Estava muito satisfeito com ele porque antes tinha um GM TRACKER beberrao e que não é offroad.
No primeiro passeio fora do asfalto escolhemos ir pra SERRA DA BOCAINA em SAO JOSE DO BARREIRO e o logo após a entrada do parte eu ja estava me divertindo, o que durou só 2 quilometros exatamente dentro de um rio.
Vi um MITSUBICHI TR4 passando por esse local e tentei seguir pelo mesmo caminho que ele.
Quando entrei no rio ouvi estalos bem altos e uma trepidacao no freio, andei mais 1 metro e o carro engasgou e apagou.
Saimos pelas janelas do carro e andei até a portaria onde o vigia me informou que não havia ajuda. Andei mais 4 quilometros até achar um lugar com sinal de celular pra pedir um guincho da seguradora que quando chegou disse que não me ajudaria porque nao tinha obrigacao de buscar meu carro em lugares offroad. Durante minha discussao com o motorista do guincho um bom samaritano num jeep LAND ROVER puxou meu carro com seu guincho e depois rebocou ele ate onde o maldito guincho da PORTO SEGURO me esperava.
O resultado disso tudo chegou hoje.
A JEEP afirma que meu carro foi usado indevidamente e esta me cobrando quase r$ 40 000 para consertar.
Os discos de freio foram empenados e por isso danificaram todo o resto do sistema.
O motor aspirou agua e tem que ser trocado junto com algumas outras pecas.
Por isso tudo pergunto aos senhores: a JEEP não deveria honrar sua garantia posto que vende um carro offroad ?
Fiz errado ao tentar atravessar esse rio ? Arrisquei porque vi um carro ultrapassado (tinha esperimentado o MITSUBICHI TR4 antes de comprar o TRACKER) e sem os recursos de computador que tenho no TRAILHAWK passar sem nenhuma dificuldade e julguei que meu carro pudesse fazer a mesma coisa.
Sobre o problema com a JEEP o que fazer ? Escrever pra alguma revista adianta ? Procurar um advogado ?
Quando comprei o carro perguntei ao vendedor se o TRAILHAWK era um jeep e ele me respondeu que sim e que o modelo que eu estava comprando era voltado para uso offroad. E o pior que eu acreditei.
Obrigado por suas consideracões.
AGNELO ERTHAL
O Neilson e outros foristas, já tinham comentado, que entrar com o RN na água era complicado. Baixa altura, com tomada de ar baixa é um caminho certo para o calço hidráulico . Como eu já havia comentado em outro post, não precisa ser nenhum gênio, para perceber que um carro montado encima do monobloco do Fiat 500-X (carro de passeio), por mais que a Jeep trabalhasse no mesmo, não teria como ser um offroad de verdade. É pura propaganda enganosa. Só quem não conhece nada de offroad é que entra nesta "roubada". Não quero aqui criticar o RN, pois o mesmo tem inúmeros méritos, mas desde que seja usado para offroad leve somente, independente de ser TH, Long. ou Sport. Eu até penso em comprar um RN diesel sport, futuramente, em virtude do conforto, economia e segurança, mas tenho plena consciência que não poderei fazer com ele, o que faço hoje com o Troller. Vai ser para viajens longas mesmo, e eventualmente pegar uma estradinha de terra, pedra e lama. Nada de trilha um pouco mais radical. Passar em água ,nem pensar, exceto se não ultrapassar os 50 cm. Abs. Válter.