Alternador: a bateria não recarrega mais
Enquanto estava dirigindo perto de casa percebi que o indicador de carga da bateria indicava ~12,5V em vez de quase 14V, o que queria dizer que a bateria não carregava mais. Logo depois (< 1 min.) o indicador ficou no mínimo, 9V, e o Check Gauges vermelho acendeu.
Cheguei em casa, desliguei o motor, busquei o multímetro, liguei de novo o carro e tudo estava normal com o alternador carregando ~13,5V e o indicador na posição correta. O dia seguinte aconteceu a mesma coisa. Após mais um ou dois dias, o indicador não descolou mais acima dos 12,5V, indo após um tempo para os 9V e a luz vermelha acesa.
Este comportamento indica uma recarga insuficiente. No caso de uma sobrecarga, não sei exatamente qual valor, mas é acima de 14V, o indicador irá para o máximo, 19V, e o Check Gauges acenderá também.
Quando comecei a mexer em volta do alternador e da bateria percebi que os fios da sonda de temperatura da bateria ficaram esmagados em baixo do suporte da bateria.

Esperava que erá isto meu problema, um curto, mas isolar os fios e checar a sonda não resolveu nada.
Parte 1 – Determinar aonde está o problema
Uma falta de recarga da bateria pode vir de vários problemas potenciais: uma bateria estragada (minha erá nova), na sonda de temperatura da bateria ou sua fiação, na fiação do positivo entre o alternador e a bateria, no aterramento do alternador, no alternador (escovas ou diodos), no regulador de tensão ou na fiação entre o alternador e o regulador. No XJ, o regulador é inacessível e fica dentro do computador de bordo, o PCM, ao lado do filtro de ar.
Checar o correto aterramento do alternador:
Com o motor ligado (cuidado com a ventoinha e a correia!), medir a tensão entre o corpo do alternador e a borna negativa da bateria. Se indicar mais que 0,2V tem um problema. O fio de aterramento do alternador vai da traseira do corpo até o motor, em baixo da bobina de ignição.


Checar os diodos do alternador:
Com o motor ligado, medir a tensão entre a borna B+ atrás do alternador e a borna positiva da bateria. Se indicar mais que 0,2V um ou mais diodos estão quebrados, deixando passar o corrente.

Desligar o motor e desconectar o negativo e depois o positivo da bateria.
Checar a fiação do positivo:
Medir a continuidade entre a borna B+ atrás do alternador e o terminal positivo que chega à bateria. Isso também permite checar o fusível que está embutido no fio verde (“inline fuse”) logo antes da conexão à frente da caixa de fusíveis está bom.

Checar a fiação dos sinais entre o alternador e o PCM:
Desmontar (quatro porcas) a peça de plástico preto atrás do alternador que junta a conexão do aterramento e dos dois sinais. Junto com o fio grosso preto de aterramento têm dois fios mais finos de AWG 18: um verde que vai ao pino n° 10 do conector C2 branco do PCM e um verde com listra laranja que vai ao pino n° 25 do conector C3 cinza do PCM. Vejam no desenho seguinte a qual conector na peça de plástico está ligado cada fio.

Na posição “diodo”, conectar um terminal do multímetro a um dos dois conectores da peça de plástico preta. Desconectar os conectores do PCM, enfiar um clips desdobrado no pino correto e conectar o outro terminal do multímetro a este clips para verificar a continuidade entre as duas extremidades da fiação. Fazer a mesma coisa par o outro conector.


Anotam que se não tiver continuidade tem um conector (o C108) cinza claro de quatro vias atrás da bateria aonde pode ter problema de conexão (os dois fios dos sinais são os dois do meio), e só para o fio verde, tem mais um conector (o C107).

Para mim, até este ponto, estava tudo certo.
Checar o alternador e o regulador de tensão:
Com a bateria e a peça de plástico preta do alternador desconectadas, isolar com fita isolante o dois conectores dos sinais daquela peça. Montar de novo esta peça só pelo conector do aterramento e conectar um fio em cada um dos terminais de saída dos sinais do alternador.

Reconectar a bateria. Conectar um dos dois fios dos sinais do alternador (não importa qual) ao terminal B+ e o outro ao terminal do aterramento (pode haver uma pequena faísca, é normal). Este procedimento faz um by-pass do regulador de tensão e vai levar o alternador dar toda sua carga.
Ligar o motor, aumentar sua rotação em volta de 1.500-2.000 giros e medir a tensão ao nível dos polos da bateria. Se a tensão for acima de 16V, não deixar o carro ligado por muito tempo.

Aí sim, vi uma diferencia e o alternador voltou a carregar a bateria. Deixei funcionar por aproximadamente uma meia hora, o tempo para o motor ficar na sua temperatura e confirmar que estava tudo certo. Assim deu para confirmar que o alternador funcionava e que o problema era no regulador de tensão dentro do PCM.