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  • #1
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    boa tarde a todos.sou mecanico,e possuo no meu jeep 51 a direçao hidraulica do santana com motor e bomba de direçao do opala a 5 anos,só fazendo trilhas pesada,e uso pneu 33.vai muito da maneira de como é feita a adaptaçao,pois os mecanicos que as fazem, se esquesce de calcular o curso de trabalho da suspençao numa erosão,fasendo com que o limite venha a puchar a caixa para baixo fasendo com que éla quebre.
    um abrasço a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de Pedro Freitas
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    coloquei setor do landau, ficou tão macio que nem liguei o hidráulico.

  • #3
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Citação Postado originalmente por Pedro Freitas Ver Post
    coloquei setor do landau, ficou tão macio que nem liguei o hidráulico.
    Naum acha q é perigoso estragar a caixa com isso???

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #4
    Usuário Avatar de Pedro Freitas
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    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Naum acha q é perigoso estragar a caixa com isso???
    [s]
    Thiago,
    Estou rodando com o setor a mais de 5 meses e não deu nenhum problema não, nem sinal de desgaste, parece bem resistente.
    vou procurar saber se ocorre algum problema se rodar sem ligar o hidráulico.

    []'s

  • #5

    E o volante?

    Tenho uma bandeirante e o esquema da direção é parecida com a do Jipe.
    Estou adaptando uma direção hidráulica do Opala, e fiquei com as seguintes dúvidas:
    1 - O braço pitmam original do Opala trabalha pra frente e preciso que ele trabalhe prá trás. Pode desmontar o setor e colocar na posição adequada?
    2 - Segundo M4silvio, o Pitman da toyota deve ser colocado na caixa do Opala. Será que as estrias são as mesmas ou tem que ser soldada?
    3 - O maior problema está no meu ver, do volante até a caixa. Qual a barra melhor, e qual o volante que se adapta mais fácil e com melhor efeito estético?, já me falaram da do Fiat.
    Alguém pode me ajudar, se possível com fotos?

    desde já agradeço

    Nelson

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Thiago,

    Só por uma questão de segurança.

    Vc verificou o trabalho angular da rótula no braço pitman?

    Parece (só parece) que quando abrir a suspensão, vai forçar a rótula.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Citação Postado originalmente por Afonso Carlos
    Ok, Lassis a muito tempo que instalamos caixas hidraulicas em CJ, posso lhe dizer que a de santana hidraulica, fica com aparencia melhor mas é bem mais fraca em relação a do opala ou do omega, já tivemos vários clientes que tiveram problemas.

    Se for usar para valer fique com a do opala (Omega).

    Um abraço Afonso Carlos
    Afonso, uso a Caixa MECÂNICA do Opala no meu CJ3A e percebi que ela é um pouco "sensível" (frágil) para os pneus 750X16, imagino que, embora o volante fique ainda mais leve que a direção MECANICA do maveco, ela nao suporte o tranco de pneus 33" ou maiores... a tempos vi a lista "diferenças na instalação da direção VW" aki no site, e acabei optando pela do Opala (vc falou que é a mesma do Ômega??? sério???), porém coloquei a mecânica... embora ela seja TRW, já ajustei várias vezes a folga dela, e já chegou no limite (ainda tenho outra de reserva), mas é só pegar uma trilhazinha com pedras que parede desmontar a caixa toda por dentro... e a folga volta novamente (tow evitando trilha pra nao ter folga, senao nao tem por onde ajustar mais...) será que o sistema hidraulico é tão mais resistente?

    fica aki minha dúvida, com um "quê" de advertência...

  • #8
    Citação Postado originalmente por Marcos ET
    ...., e acabei optando pela do Opala (vc falou que é a mesma do Ômega??? sério...

    Sim, são iguais e da ZF só que as mangueiras saem em lados contrários, tornando a instalação da do ômega um pouco mais trabalhosa, mas nada do outo mundo.

    []'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #9
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    Caixa

    Ok, Marcos, não sei o que está acontecendo com sua caixa mecânica, mas o que posso lhe dizer é que tanto a Hidraulica como a mecânica do Opala são mais resistentes que a do Santana, meu jipe usa caixa do Omega a muito tempo com Pneus 35 e nunca tive problemas a diferença entre Omega e Opala é a posição das mangueiras na caixa, Opala entra por cima e Omega de lado.

    Omega, Opala, C-10 / C-20 e JPX usam a mesma caixa Hidraulica.

    sempre a disposição,

    Um abraço Afonso Carlos.

  • #10
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    Errado, absolutamente, ZF Omega têm o pistão interno de diâmetro menor, ou seja, é uma caixa um pouco mais "pesada" que ZF opala. Opala, Jpx, Engesa, Troller, Bandeirante, F1000 e DODGE dart têm o mesmo diâmetro de pistão interno, somente mudando entradas de conexões, suportes, diâmetro de eixo pitman e direção de rotação. Atenção que Jpx e bandeirante pickup sairam de fábrica alguns anos com válvulas reguladoras de VAZÃO muito pesada, ficando muito pesado o acionamento da mesma.

    abraços.

  • #11
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por david42 Ver Post
    Atenção que Jpx e bandeirante pickup sairam de fábrica alguns anos com válvulas reguladoras de VAZÃO muito pesada, ficando muito pesado o acionamento da mesma.
    Opa, isto muito me interessa!! Onde encontro essa válvula e como posso tornar "mais leve" a direção?

    []´s

  • #12
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    Se vc usa caixa ZF jpx, deve trocar o "eixo torsor", fica dentro do "eixo sem fim" e colocar o do opala ou dodge ou f1000. Isso somente pode ser realizado por quem entende de caixas, pois a troca é complexa, porém o resultado é incrível. Eu já tive jpx e acabei trocando pois era "lenta" a direção. O eixo torsor jpx têm 6,2mm, enquanto opala têm 5,5mm. Essa pequena diferença resolve teu problema. Podes inclusive retificar o eixo passando para a medida zf opala.

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