To começando a gostar desse assunto.:pensativo::pensativo:
[]':concordo:
Versão Imprimível
To começando a gostar desse assunto.:pensativo::pensativo:
[]':concordo:
tambem to querendo montar um deste
Acho que seria bem interessante, quem já fez este motor, desse sua receita bem clara e objetiva. :dance:
Dê um olhada neste tópico: Preparação do motor Opala 4cc
Foi meio que uma continuação deste aqui.
[ ]'s
No caso da biela do 6c a partir de 91 não servir, qual pistão seria mais apropriado para que fosse feito esse rebaixamento da "cabeça" em 1,58mm, o pistão do motor a gasolina que tem o centro rebaixado ou o pistão a alcool de "cabeça plana"???? :pensativo::pensativo::pensativo:
faça isto que sera melhor "taxa no chute gera pouca potencia ou muito calor ":concordo:A taxa de compressão, como o nome já diz é a razão de compressão que a mistura ar/combustível é submetida. Teoricamente quanto maior a taxa de compressão, maior será a explosão e maior a potência, mas tudo tem um limite. O limite chama-se detonação..
Para se calcular a taxa de compressão temos que medir o volume total do cilindro e dividi-lo pelo volume menor. Como?
Primeiramente, temos que ter uma pipeta graduada em cc’s para sabermos o volume da câmara de combustão do cabeçote, com a vela no lugar. Depois calculamos o volume total do cilindro quando o pistão esta no Ponto Morto Inferior. Então calculamos o Volume Menor que quando o pistão está no Ponto Morto Superior.
Volume do cilindro = Diâmetro x PI (3.141592) x Curso
Volume do Deck = Deck é a distância entre a cabeça do pistão no Ponto Morto Superior e a face do bloco. Sabendo-se esta distância, calculamos o volume do Deck, com a mesma fórmula.
O volume da junta comprimida Este volume da junta do cabeçote também pode ser calculado da mesma forma, algumas fabricantes já fornecem este valor.
Volume da cava = Caso o pistão tenha cava ou domo é necessário medir o volume da cava ou do domo para incluirmos neste cálculo.
Assim teremos:
Volume total = Volume do cilindro + Volume da junta comprimida + Volume da câmara de combustão + mais Volume do Deck + Volume da cava (ou – o volume do domo)
Volume menor = Volume da junta comprimida + Volume da câmara de combustão + mais Volume do Deck + Volume da cava (ou – o volume do domo)
Agora que temos os dois volumes, é só dividir um pelo outro e teremos a taxa de compressão exata do motor. Não é fácil,mas é assim que deve ser.
A quem interessar, esses dias comprei a junta do motor do Opala 4cc em aço, stevaux, espessura 0,30mm. 1,7mm mais fina que a original.
Eu tenho um motor destes e garanto que é um tesão!!!
Vou colocar um 6 no lugar dele pois tenho um proposito melhor para o conjunto que está no meu jeep que é o 3.0 mais a caixa do chevette 5 marchas
aqui em curitiba tem mais 2 jeeps usando essa mesma conf. não perde em nada para um 4.1 original.
exelente curva de torque, consumo cosideravel, manutenção barata e baixa, pouco peso.
Segundo um expecialista em opalas é possivel atingir acima de 140cv em um motor destes com um bom comando e uma boa carburação ( imaginem com uma injeção bem mapeada ).
Rafael Kusma, o seu está com o vira do 153?
O carburador e o comando, vc mudou também ?
Qual combustível?
E por fim, vc chegou a medir quantos Km/L está fazendo ?
Valeu :concordo:
Opa.
Usa uma 2 E alcool tentei usar a 446 mas não teve acerto
o comando foi refeito em um cara aqui em são josé mas eu já não me lembro de momento a graduação que ele ficou, mas ele tem lenta tranquilo
O motor tem pistão 1,0mm foi tirado 1,42 da cabeça usando as bielas do motor 151 mesmo com tuchos mecanicos.