Quanto ao Turbo no " GM 151", o CAmaRAda Sidnei Diogo está instalando no Jeep "Falcão" dele, e relatando no tópico: Preparação do motor Opala 4cc . :wink:
[]'s
Versão Imprimível
Quanto ao Turbo no " GM 151", o CAmaRAda Sidnei Diogo está instalando no Jeep "Falcão" dele, e relatando no tópico: Preparação do motor Opala 4cc . :wink:
[]'s
Na "falta do que fazer" hj, e aproveitando que tava mexendo no Excel, resolvi preparar uma planilha no para o cálculo automático da cilindrada de um motor
(informando o Diâmetro dos cilindros e o Curso dos pistões), bem como para converter Cm3 em Pol3 e vice-versa... :concordo:
PS.
O arquivo está "zipado", não porque era grande, mas porque o Fórum não aceita arquivos com a extensão ".XLS" (do Excel)... :pensativo:
[]'s
Já ouvi falar desses virabrequins porém desenvolvidos pela VOLVO PENTA que trabalha com motores marítimos. O GM 151 retrabalhado por eles é um canhão!
[]'s
Estes motores não são muito fáceis de se encontrar, mas qdo encontrados são baratos, pois alem de antigos são desvalorizados pelo fato de serem a gasolina e carburados, o que é muito perigoso em barcos pelos gases da evaporação da gasolina, o que pode causar uma explosão.
Já ví motores desses ser vendido por R$ 300.
olha aguentar até aguenta, masss na minha opinião melhor seria coloca rum clark para deixar mais solto acredito eu que o willys 4m seja mais reduzido.
agor aocm clark é certeza de ser mais seguro
okk... então vou ficar com minha caixa, pois minha conta no banco é mais fraca que a caixa original.... :-D
E ai turma?
Alguem conseguiu saber onde comprar aquele vira brequin especial que citado pelo Shakal?
Um abraço
Galera, conforme postei "mais acima", esse Virabrequim era produzido pela MP (Martins Perform) - do preparador Eugênio Martins - em São Paulo,
e só tinha pra vender lá... Inclusive para reposição, era necessário recorrer à MP :| .
Não sei se ainda é produzido, e nem mesmo se a MP ainda existe, pois esse "vira" vem de 1992 :pensativo: ...
O motor 3.0cc "produzido" pela MP, tinha somente substituído o virabrequim por esse especial, aumentando o curso, mas mantendo o mesmo diâmetro.
Outra vantagem desse virabrequim, segundo a MP - além do maior curso, claro :mrgreen: - era que ele (o "vira") tinha 2 contrapesos por biela, ao invés de um,
o que deixava o motor mais uniforme, sem trepidações, mesmo em baixa rotação :dance: .
Por falar em biela, as bielas usadas no 3.0cc da MP eram originais; porém, do 6 cilindros: mais curtas que as do 4 e, mesmo assim,
sem mexer no cabeçote, a taxa de compressão subia de 8:1 para 9:1, em função de um maior volume aspirado, comprimido na "mesma câmara" :concordo: ...
As demais modificações foram "externas", como o carburador: O 3E original, mas com giclagem de alta do segundo corpo aumentada de 107,5 para 112,5
e o corretor de ar reduzido de 110 para 105.
Com um coletor de escape dimensionado - não obrigatório - , Eugênio Martins afirmava que a potência,
comprovada em dinamômetro, aumentava para quase 148 cv a 5000 rpm :shock: ...
[]'s
Lí em algum lugar aqui no fórum, que o colega jipeiro Carlos Bernardo tá passando o Gm151 dele pra 3.0 , mas não sei se é com algum desses kits e tals ...
[ ]'s