Oba Roraima.. Beleza??
Sou meio leigo, mais curioso do que entendido no assunto. Mas, me ajude a entender : o motor que eu tô mexendo é um original álcool ano 84(tava standard). Sem muita matemática, mas se eu apenas trocar o virabrequim pelo 153 ( +-4mm a mais de curso do que o original), os pistões vão descer 2mm a mais, e subir(portanto, "passar" da altura do bloco) em 2mm também, tô errado?? Não entendo porque eu preciso trocar bielas ou pistões, como vc sugere. O que eu terei que fazer, é optar, entre cortar esses 2mm da cabeça do pistão, e rebaixar o bloco (pra taxar mais), ou fazer o tal desenho (entalhe) no pistao, que deixará o dito cujo com a altura original, portanto passando da altura do bloco, e entrando no cabeçote. De qualquer jeito, o curso fica igual ( quem manda é o virabrequim, certo?), mas na segunda opção, eu não preciso rebaixar o cabeçote ( matar ) o cara, né.