alguem continuando o projeto? alguma novidade sobre esse motor? abraço
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alguem continuando o projeto? alguma novidade sobre esse motor? abraço
sera que o investimento p/ tornar o 151 num 3.0 valeria a pena? na minha consepção eu ja colocaria um 4.1 6cil do opala mesmo de uma vez...
concordo com relação ao peso, mas será que é necessario recortar a lataria afim de adaptar o 6cil do opala? visto que em muitos cj5, ja vem de fabrica com o bf 161 tambem 6 cil?
tenho um irmão que é fã do gm 6 cil, e conversando com ele, ele me disse que o consumo de combustivel do 4 cil, em relação ao 6 cil, nao da muita diferença, devido ao fato do 6 cil ter muito mais força que o 4 original. (+força, -redução de marchas,- rotação = menor consumo)
sem a intenção de criar polemica, apenas p/ um pouco mais de conhecimento, quando se faz a mudança do 4 cil p/ 3.0 é almentado a cilindrada do motor, isso nao faz com que o consumo seja superior ao 6 cil? visto ainda que este motor teria a potencia final de 140cv a 5.000rpm contra os 149cv do 6 cil, e tambem 5.000rpm em um jeep traçado e reduzido é muita rotação (eu geralmente não ultrapaço os 3.000giros), isso nao traria um desgaste ou quebra prematura dos restantes dos componentes? alguem tem media de consumo?
obrigado pelas informações.
p/ vc saber se é o 153 apenas pelo lado de fora, procure dar umas raspadinhas no motor porque os 153 mais velhos em 71 a +ou- 74, eram da cor vermelha com pistões menores e mais curso, dando pouca elevação de giro (153 pol = 2510 cc ou 2,5l), seguidos dos azuis 75,76,77(151pol= 2477cc ou tb 2,5l), seguidos dos verdes 78 para frente, dos amarelos e por último os cinzas, mais leves, a partir de 88.
PessoALL,
Penso que entre motores 4 e 6 "caneco" (terminologia tao antiga quanto estes motores) o melhor mesmo era procurar alternativas mais recentes, injetados, mais leves, mais eficientes, menos poluidores, etc....
PORÉM, como estamos falando aqui dos GM151 "melhorado", entao penso que tal conversao (pra quem encontrar o tal virabrequim mosca-branca) seria muuuuito melhor do que um 4.1 pois se vamos "fuçar" em um motor, aproximando o 151 do seu irmão maior, estaremos ganhando por todos os motivos que o Carlos falou anteriormente! Cortando lata ou nao, só o peso de um 4.1 já é desvantagem em uma trilha... imaginem como ficaria um GM 151 álcool com escapamentos (corretamente) dimensionados, cabeçote rebaixado (para acompanhar a melhora dos nossos combustíveis) com válvulas retrabalhadas (maiores em diametro) e, quem sabe mesmo, com uma dupla carburação bem afinada (melhora a eficiencia)... uma vez li (e acho ate que postei aqui neste tópico) no "Best Car Web Sites" sobre esta alteração e lá os caras falam que um GM 151 tem, por exemplo, maior margem de trabalho que os Volkswagen "AP"... bom, se estes ultimos podem chegar a 450CV (tá bom, eu sei que o nosso "lance" é torque), entao imagino que um motor mais robusto ainda, com 50% mais de cilindrada pode fornecer, sem tornar-se um trambolho enorme e pesado...
Vale lembrar também que os 6 cilindros carburados tem um problema incontornável, como só tem um ponto de carburação, de todas aquelas "bocas", só as de n°. 2 e 5 alimentam-se corretamente! os cilindros n°. 1 e 6 trabalham sub-alimentados (muito longe do carburador - condensamento de combustível na tubagem) e os 3 e 4 trabalham "afogados" (para alimentar os mais distantes, os que ficam perto da carburação trabalham assim) compromentendo o melhor rendimento do conjunto, impossibilitando uma boa média de consumo para uma boa eficiencia motriz.....
Acredito que o motor 4cc opala 2800 seja uma boa opção, não precisa reforçar suspensão, fazer mudança na parede corta fogo e bem trabalhado pode chegar a um torque legal e em giros não muito altos, diferente de um motor ap por exemplo. Acabei comprando um motor de opala e depois de ler alguns tópicos aqui vi q ele era um 153, diferentes dos amigos q mudam o 151 com virabrequim do 153. Nesta adaptação eu estarei colocando pistões de 4", já que o que está nele é o 3 7/8", com bielas mais longa, me falaram que a biela do 151 da certo nesta adaptação, se puderem me ajudar, sou novo no pedaço, outra dúvida é fazer o motor alcool ou gasolina (devo colocar pistão com cabeça reta) eu procuro o máximo de torque do motor em uma rotação mais baixa possível, se puderem opinar, eu agradeço.
Sobre identificar um motor 153 e complementando o amigo Edwint, pode-se identificar pelo suporte do coxim preso no motor, ele tem 2 parafusos no bloco, enquanto o 151 tem 3. Abraço a todos
Eu queria dar um gaz extra no meu já cansado GM151 e esse ano retirei o motor e deixei na oficina de preparação Peninha Street na cidade de Osasco aos cuidados do Paulinho. O motor foi inteiramente desmontado e teve o bloco retificado. Foi feita a converssão para 3.0 (que na verdade é 2.8), o cabeçote foi retrabalhado os tuchos foram substituídos por outros hidráulicos, enfim, o motor foi refeito 100% e está instalado no meu CJ5 a mais ou menos 2 semanas.
O Jeep ficou fantástico. Um torque incrível. =-D Força de sobra pra encarar qualquer trilha arrastando pneus 33 ou 35 sem a menor dificuldade, além da vantagem de ser um motor bem mais leve e compacto que os 6 canecos do Opalão. =-)
É isso...
Ae galera
Nao querendo meter muito o bico, mas recentemente desmontei geral o meu 4cc que foi retificado totalmente, sendo colocado vira zero original, comando zero original tuchos hidraulicos zero delphi.............. abrindo as camisas e colocando pistoes 6cc originais a alcool, rebaixando o cabeçote e uma weber 446, o bicho ta bruto em todos os aspectos, nao vejo nescessidade de nenhuma modificação + profunda sendo que em cj o que manda e torque e nao velo final.
Lembrando que e apenas minha humilde opiniao, estando aberto a criticas e sugestoes.
!!!!!!!ja ta quase pronto:dance::dance::dance::dance:
[QUOTE=edwint;621896]concordo com relação ao peso, mas será que é necessario recortar a lataria afim de adaptar o 6cil do opala? visto que em muitos cj5, ja vem de fabrica com o bf 161 tambem 6 cil?
tenho um irmão que é fã do gm 6 cil, e conversando com ele, ele me disse que o consumo de combustivel do 4 cil, em relação ao 6 cil, nao da muita diferença, devido ao fato do 6 cil ter muito mais força que o 4 original. (+força, -redução de marchas,- rotação = menor consumo)
sem a intenção de criar polemica, apenas p/ um pouco mais de conhecimento, quando se faz a mudança do 4 cil p/ 3.0 é almentado a cilindrada do motor, isso nao faz com que o consumo seja superior ao 6 cil? visto ainda que este motor teria a potencia final de 140cv a 5.000rpm contra os 149cv do 6 cil, e tambem 5.000rpm em um jeep traçado e reduzido é muita rotação (eu geralmente não ultrapaço os 3.000giros), isso nao traria um desgaste ou quebra prematura dos restantes dos componentes? alguem tem media de consumo?
RESPOSTA:
O motor GM do opala só tem em comum com o Willis/Ford o número de "canecos". O primeiro tem 4.1cm3 e o segundo BF-161 é 2638cm3 (161 pol3). Em outras palavras, meça os dois pelo lado de fora com uma trena e veja a diferença só no comprimento dos motores. Logo, o fato deles terem 6 cilindros não interfere em nada.
Já lidei com muitos Opalas diurturnamente e te garanto a diferença no consumo é bem razoável, por isso usei aspas ao dizer que "achava" que mesmo com as modificações o 4 bocas contuaria mais econômico.
De certo que quanto mais torque em baixas rotações melhor para a proposta de um Jeep, mas acho que 4 cilindros, mesmo com 140 cv, usado corretamente, não desintegra o sistema. Contudo cautela e manutençao nesses casos é imporante.
Observe que nem todos os "motores de opala" 6 cilindros atingem 149cv de potência. Não considere os dados antigos, lembre-se que naquela época a potência era "bruta".
Carlos, vc vai me desculpar, mas quem faz uma conversão/preparação de um motor, seja ele qual for, não está procurando economia. Está procurando potência e performance. =-)
E não, o motor 3.0 nem é muito mais beberrão que o 2.5 "virgem".