O eixo é do opala antigo 4cc - motor 153, amanha posso investigar melhor, e dar valores. o curso é um pouco maior. Com isso aumenta um pouco o volume do motor.
É uma adaptacao interessante para jeep, pois deixa o motor com mais torque.
Versão Imprimível
O eixo é do opala antigo 4cc - motor 153, amanha posso investigar melhor, e dar valores. o curso é um pouco maior. Com isso aumenta um pouco o volume do motor.
É uma adaptacao interessante para jeep, pois deixa o motor com mais torque.
motor 151
diametro x curso(mm)= 101,60 X 76,20
motor 153
diametro x curso(mm)= 98,42 X 82,50
Resultado, se utilizarmos o diametro(pistões) do 151(101,60) com o curso(virabrequim) do 153(82,50) teremos um maior indice volumétrico.
Os pistões tem diferença de altura, sendo no 151 41mm(do pino até a face) contra 45,72mm no 153. (estas medidas são dos motores à gasolina).
É aí onde entram as bielas do 4.1(pra compensar a diferença de altura dos pistões), mas estas bielas do 4.1 também tem diferenças entre si, então o modelo correto pra ser aplicado nesta salada são as bielas do 4.1 modelo 91 em diante conhecidas como biela longa.
Acredito que não seja tão difícil montar um 4 cilindros 3.0 pois o componente mais raro nesse caso é o virabrequim do motor 153.
De resto o cara dá uma melhorada no fluxo cabeçote e ele chega tranquilo à 160cv.
[]'s com vontade de montar uma usina dessas.(em breve) :twisted:
Oba galera.
Tô chegando agora no papo, mas se me permitem, estou justamente fazendo um motor desses. Estou no seguinte estágio: levei ontem tudo pra retífica: Motor 4cc opala álcool 84 (com pistão de 4 polegadas), virabrequim do motor 153 (aquele com pistão de 3.7/8 polegadas, 04 válvulas do chevrolet Brasil( pra admissão, mais um retrabalho nos dutos) Só tá me faltando um eixo de comando "mais brabo" um pouco, tipo 262 ou 272. Vou usar bielas do 4 polegadas, e a diferença de altura ( com o curso maior) vou trabalhar a cabeça do pistao, fazendo ele embutir no bloco ( isso tem um nome bonito, mas eu não lembro).
Já preparei um weber 446 com giclês maiores e coletor de adimissão com aquecimento, e um escape dimensionado animal. Falta ainda a ignição eletrônica, mas isso não deve ser tão difícil. Se alguém puder me ajudar nas parte que faltam (comando e ignição), agradeço!!
Não sei os valores reais que isso tudo vai dar, mas espero que fique muito bom...vamo vê...
valeu !!
Reginaldo nao recomendo o uso de outro comando. Não há necessidade pq vc tem q procurar ganhar TORQUE. Se vc conseguir fazer a receita do "3.0" com uma carburação dupla bem feita (o H34 mesmo, ou até uma weber 40) vc vai ter um carro muito canhão mesmo! E o melhor, com um torque extraordinário!
Garanto a você que esta receita é suficiente para enfrentar quase tudo. Depois que fizer esta modificação no motor, parta para outras modificações, tipo pneus, suspensão, etc. (se houver necessidade, logico)
Abraços.
So um complemento:
Com esta adaptacao o volume do motor nao chega a 3 litros, mas sim 2.8 (163 pol³)
Abraço
Eu não entendo muito bem do cálculo pro índice volumétrico, mas não podemos esquecer que deve ser trabalhado o fluxo do cabeçote e trocado as válvulas isso gera um aumento da mistura ar/combustível nos cilindros.Citação:
Postado originalmente por Jeep83
Acredito que chega à mais de 2.8 :)
1[] 8)
Oba galera.
Muito legal esse assunto, até porque tá me ajudando bastante na minha "obra".
Concordo, o volume vai ficar em +- 2.8, e já está programado um trabalho na cabeça dos pistões. Vai ser feito um desenho, inclusive com o rebaixo pras válvulas,(pois com o curso maior, o pistão vai subir até "entrar no bloco do cabeçote )que serão trocadas pela do Chevrolet Brasil ( as de admissão) além de um trabalho nos dutos !!! Alguem me sugeriu calçar as molas...não sei se é necessário, e também tenho duvidas se é jogo trocar o comando, talvez por um 262 ou no máximo 272( de qualquer maneira, vou ter comprar um comando novo, pois o que tava no motor tá morto). Tuchos, será melhor trocar por mecânico???...Dá pra calçar os hidráulicos, pra baratear um pouco a brincadeira???... e engrenagem de comando.. alumínio????
Caramba... é muito detalhe pra mexer, mas todo mundo com quem eu tenho conversado afirma que fica muito forte !!! de qualquer jeito, só a curtição de fazer já vale a pena!!!!!!!!
O volume do motor é simples de calcular:
(area de cada pistao)x(curso)x(numero de pistoes)
fazendo a conta da um pouco menos de 2,8 litros.
... mas como o pistão vai "entrar" no cabeçote. dá pra considerar que esse volume também entra na conta, certo???.. e pelo que eu imagino, não é pouca coisa...cada cc vale!!!!! hehehe;;; pode ser a diferença entre ficar e sair da encrenca!!!
Opa, eu cometi um erro na conta...
nao da 2.8 litros.... na verdade é 2.7 (2.675)
Na moral, não existe nenhum motor onde os pistões entrem no cabeçote, cara sinceramente, todo motor tem no manual de retífica a saliência do pistão acima ou abaixo da superfície do bloco que independente de qualquer alteração(preparação) esta tem que ser respeitada.Citação:
Postado originalmente por Reginaldo Jacaré
Essa saliência acima ou abaixo varia no máximo até 1mm.
Não entendo quando vc diz que os pistões vão entrar no bloco e tem mais, eu postei uma mensagem que tem as diferenças de altura dos pistões, o pistão do 151(4") é mais baixo que o 153, então nesse caso se vc não trocar as bielas os pistões vão ficar beeem abaixo da superfície do bloco.
1[] 8)
Reginaldo o comando vc pode comprar um novo (nao eh tao caro) ou pode mandar esse teu pra retificar (o pessoal enche ele e retifica). Na ultima hipotese vc pode pegar as especificações do original (lobe, lift, etc) e comprar um comando um pouquinho diferente. Temos a "SOBE" que eh nacional. Eu gosto muito da ENGLE ou da CROWER, mas são marcas gringas, nao se se vc vai querer.
Quanto aos tuchos se vc pudesse colocar mecânicos era melhor. Se não troque numa outra oportunidade. e quanto a engrenagem do comando eu acho que nao tem problema vc usar a original, eh bom falar com o cara que te vender o comando novo.
Qqer coisa pergunte!
[]'s