
Postado originalmente por
Luciano SHAKALL
Na verdade, a fórmula não é "tão simples assim"...
[{(D.D.3,1416):4}.C].N , ou seja: "D" (Diâmetro dos Pistões) "ao quadrado", multiplicado por "pi" (3,1416), dividindo o resultado por 4 (independente do número de cilindros), multiplicado o resultado por "C" (curso dos pistões), e aí sim, multiplicando por "N" (número de cilindros) obtém-se o valor da "capacidade cúbica" de um motor

.
Se o motor em questão for um "4 Cilindros", a fórmula pode ser resumida para:
(D.D.3,1416).C com os MESMOS resultados...
Utilizando esses valores postados pelo Elmer:
O "151" (diâmetro x curso: 101,60 x 76,20) tem "2.471 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 151 polegadas cúbicas de cilindrada): Quase 2.5cc ou "2,5 litros";
O "153" (diâmetro x curso: 98,42 x 82,50) tem "2.510 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 153 polegadas cúbicas de cilindrada): Pouco mais de 2.5cc ou "2,5 litros";
Usando o diâmetro de 101,60, com o curso de 82,50, obtêm-se 2.675 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 163 polegadas cúbicas de cilindrada): Quase 2.7cc ou "2,7 litros".
Só que tem "um detalhe": Existe SIM um motor aumentado para aproximadamente 3.0cc (2.987cc - mais de 182 pol. cúbicas), mas não utiliza o "vira" do 153,
e sim um virabrequim
especialmente fundido pela "Martins Perform", que possibilita um curso de 92,1mm (use a fórmula postada e comprove quanto dá

)
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