Olá pessoal, estou tentando conseguir uma informação sobre que peso poderia ser utilizado no volante de massa para meu jeep ford CJ5, sendo que estou colocando o famoso e discutido motor 3.0 - 181 com 140 HP usado no maritimo e que é fabricado no mexico,e cambio da C-20 de 5 marchas, eu desmontei o motor e vou colocar as fotos para vocês verem, e eu andei e vi muito esse motor girando e li tambem o que muitos dizem contra ele sem ao menos ter visto ele funcionar, ele é forte mesmo e gira na final a 5000 RPMs, empurra com força. mas o que realmente quero saber é se aguem tem noção de que peso poderia usar nesse conjunto, pois o peso do volante esta com 14 kilos, sendo que os da C-20 não passam de 11 kilos. meu nome é josé carlucci, fone 011 982721368.
José, que coisa linda este motor heim? Nem foi falar para cuidar bem dele, pois pelas fotos já dá para saber que ia ser um conselho desnecessário! rs
Infelizmente não posso responder com 100% de certeza sobre sua dúvida com relação ao peso do volante do motor... Imagino que os 14kg deva ser pela utilização dele em meio marítimo (onde não se exige muito subidas e descidas de RPM constantes, mas sim uma aceleração gradual e mais lenta).
Eu imagino que até mesmo o volante do GM151 sirva bem neste modelo. Se houver alguma diferença "para pior", deve ser na suavidade do motor, porém, imagino que deva ser ínfima. Se de um lado o motor ficar mais propenso a fazer você sentir uma certa vibração, por outro lado será um motor que sobe mais rápido de giro (com cerca de quase 40% menos peso no volante).
Por aqui estou estudando colocar uma bobina por vela, não farei isso por questão de rendimento, mas apenas para prevenir engasgos com água, contudo, imagino que deva ganhar alguns CVs... ao ver o seu motor, já comecei a imaginar ele com quatro bobinas "coladas" nas velas... rsrsrsrs
obrigado marcos, na verdade o motor veio sem o volante e tentei colocar os volantes existentes aqui dos opalas 6 e C-20 mas o meu virabrequim tem o encaixe central menor e as furações dos parafusos não coincidem, então o volante que achei que encaixou foi o da blazer V6 só que tem um puta peso, tive que tirar muito material na usinagem e mesmo assim ficou com 14 kilos, os da C-20 tem 11 Kilos, embora o motor seja bem forte e muito torque em baixa com 24 kg/força, tenho receio que fique com muita inercia. Cara, só pra você ter uma idéia, um cara no rio de janeiro conseguiu esse motor e colocou num opala 4 cilindros dele com cambio de 5 marchas, ele mostra pra quem quiser ver a aceleração de 0 a 100 em 10 segundos e velocimetro passar dos 180 km na reta, diz que anda junto com os 6 canecos originais, bichinho ficou muito forte e economico.
... o volante que achei que encaixou foi o da blazer V6 só que tem um puta peso, tive que tirar muito material na usinagem e mesmo assim ficou com 14 kilos, os da C-20 tem 11 Kilos, embora o motor seja bem forte e muito torque em baixa com 24 kg/força, tenho receio que fique com muita inercia
José, boa tarde!
Cara, sou muito curioso com esta versão 3.0, já tive vários "sonhos" de consumo relacionados a este motor... mas indo na contramão da maioria, pensei sempre em prepará-lo para ganhar em economia (render bem com menos), do que em potência (gastar mais para se obter o máximo), pois para mim, que não pretendo mais "radicalizar" nas trilhas com um CJ3A (estou me preparando para montar outra coisa), creio que tudo que esteja acima dos 120CV já seja mais que razoável... rsrsrs
Com relação ao volante do motor, só tome cuidado para não enfraquecer a peça (se ela tiver veios internos na parte de trás). Não sei se é a melhor das ideias, mas não há como confeccionar um volante novo, a partir de uma peça de aço, na medida que você precisa? Já que a parte da cremalheira é separada do volante, a única "dificuldade técnica" que o torneiro deve observar é a furação do centro, com os parafusos em disposição axial... será que vale a pena?
o meu humilde ex- 151 2.7 injetado (estou vendendo ele inteiro ou em partes), está montado com volante de c20, mais pesadao para manter o torque.
tem um cara em brasilia chamado alexandre garcia, o cara saca tudo desses motores gm. trabalhava aqui no rio com uns barcos...monta v8, 250 e prepara 151....ele talvez consiga te ajudar. se tiver interesse me manda uma mensagem particular que eu te passo o email dele (tenho aqui em algum lugar). leonardogcardoso@yahoo.com.br