O motor original eu andei algum tempo em beira de praia, só na maciota, sem exagerar no pé... mas o sacrifício de ficar olhando água direto, os esquentes, a falta de confiabilidade... e claro a não velocidade que podemos ter com um motor mais moderno. Quando reformei meu jeep em 99, ele continuou original, e por muito tempo mal saia de casa, porque toda vez que saía, era botar o jeep pra fora da garagem e ligar pro reboque ficar de sobreaviso... normalmente voltava no reboque e não fazia estripulias não, sempre na maciota, até ele travar, aí troquei de motor, mas até eu ficar satisfeito com o motor AP foi demorado, alguns ajustes, mais porque a grana era curta mesmo, e quando coloquei o motor deixei o câmbio original 3M, o que não é interessante porque o torque do motor AP é em alta rotação, e o original é em baixa rotação... até eu trocar o câmbio pelo do niva (muitos condenam), e a coisa mudar totalmente de figura, casamento perfeito, motor AP com câmbio do chevette e relação 8x43 e pneus até 33" fica show!
Kaiser, uma das coisas que tive dor de cabeça foi no motor de partida, até eu comprar um reduzido, chamado moderno, ele tem um conjunto de planetária dentro e não precisa da bucha na capa seca, que é onde pode estar o seu problema, nos motores de partida comuns, existe uma bucha na capa seca que pega o eixo do motor de partida, vê se não tem algo enroscando ali... ou algo do tipo, faltando a bucha, eixo mais espesso que a bucha, enfim... não era pra estar pesado, o que pesa também a partida é o ponto do motor.
PAblo