
Postado originalmente por
giovanifavare
Amigo, na preparação aspirada, ganha-se muito pouca potência,e vc teria que instalar um comando de válvulas com maior permanência, oq eleva a faixa de torque para RPMs mais altas, tem que inundar o motor com combustível, fica extremamente gastão, contamina o lubrificante,etc,etc,,,. Com certeza,o turbo é a melhor opção, e ao contrário do que vc citou, o turbo gera muito mais torque, nas mesmas faixas de RPM originais do motor.
Exemplo: Um AP 2.0 tem 17kgfm de torque a 3000RPM e 112 cavalos a 5200RPM instalando um turbo, com 0,8bar de pressão ele passa a ter 27kgfm de torque nos mesmos 3000RPM e modestamente 180cv as 5200RPM.
O Turbo é a melhor maneira de conseguir torque!!!
OBS: Talvez, oque vc tenha citado é o seguinte: antigamente, quando o pessoal instalava turbos em motores carburados, eles tinham que travar o ponto de ignição para que ele não avançasse, para proteger o motor, isto deixa o motor morto em baixas rpms, o motor perde elasticidade, até quando o turbo começasse a pressurizar, aí vinha potência. Mas hoje, com a injeção eletrônica, com controle de ignição, a gente consegue ter um motor com todas as caracteristicas de um motor original e com muito mais torque, e o mais importante, vc andando em rotações que o turbo não está pressurizando, vc tem um motor até econômico!!! oque citei são numeros conservadores.
Fugindo da tua pergunta, mas pertinente ao tópico: O grande segredo em se ultilizar motores de menor cilindrada e mais eficientes em veículos maiores está na relação de transmissão(cambio e Diferencial), o ideal seria encurtar a relação , para permitir que o motor gire mais e esteja sempre na faixa de torque ideal. Se ultilizar a mesma relação de transmissão dos motores que tem torque em baixos rpms, vc mata o motor.