Postado originalmente por
monge
Bom dia Turbino, então eu também usava motor mais "torcudo" era do maverick 3.000 e relação 8x43
Hoje estou com AP 1.8 do Gol GTS a álcool cambio 4m original do jeep e pneus 35". Cheguei a rodar com esta configuração e pneus 31".
Quanto estava com pneus menores, o jeep andava de boa, chegava a 100, 110 km/h com ele na estrada de boa. Hoje com os 35" não passa mais de 90 km/h, na reta ou descendo, falta motor. Matematicamente falando era para a velocidade final ter aumentando. Porém não aconteceu. Uso o jeep no dia a dia praticamente. Prefiro sair nele do que de carro, ainda mais na cidade onde eu moro o povo não sabe dirigir, então prevalece a lei da selva onde o maior come o menor.
Na configuração atual, AP 1.8, cambio do jeep 4 marchas, relação 8x43 e pneus 35" as vezes, muito raramente tenho que dar uma enforcadinha na embreagem pra poder arrancar, geralmente isso em subidas. Quando vou arrancar em um morro muito íngreme, já saio reduzido de uma vez pra poder evitar de queimar a embreagem.
A diferença básica entre os dois motores é que vc tem que "esguelhar" mais o AP pois o torque vai estar disponível a partir dos 3.000 rpm. Em trilhas como vc esta reduzido quase não se vê diferença de força. Vai muito bem.
Já aconteceu uma vez comigo por pura distração foi eu subir uma trilha que deve ter uns 500 a 700 metros de subida com muita erosão e pedras grandes e eu queimei a embreagem. Mas foi que eu subi dirigindo e filmando e esqueci que estava de terceira. Então só na hora que ele entrou todo numa erosão na subida e eu não entendi pq ele não saia que fui lembrar que estava de terceira. Coloquei primeira e pronto, saiu de boa, sem esforço mas a embreagem chegou a sair fumaça.
Porém até hoje não olhei o tanto que queimou, e ele está rodando de boa. Já pensei em colocar uma embreagem de cerâmica, porém com o conjunto que estou acredito que a embreagem está sendo o fusível do sistema.
É mais barato trocar embreagem do que relação de diferencial o caixa quebrada, pois se ela não patinar, alguma coisa vai quebrar.
Tirando o consumo que está alto, 4,5 km/l na cidade e 3,3 km/l na estrada, não sinto falta dos motores "torcudos"... exceto claro pelo barulho deles que é muito mais bonito quando se usa coletor dimensionado. Por falar nisso, eu instalei um no AP 4x1. Só aumentou o barulho, não vi diferença em força também.
A vantagem da configuração que estou é praticamente ser plug and play. Não precisei mexer em cardãns, pois a caixa ficou no lugar original, fiz os novos suportes do motor tirando a caixa como referência.
Acho que falei muito e não falei nada, mas qualquer dúvida pergunte ai.
[]'s
Eugênio